Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
7.5
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E.

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca - Não atendimento e apoio aos utentes, por via telefónica

Mário Lopes
Mário Lopes apresentou a reclamação
24 de setembro 2020
Sou pai da criança com o numero de processo colocado como referência e que tem uma consulta dia 1 de Outubro. Por razões que me impossibilitam de estar presente nesse dia, e por ser uma consulta de seguimento tento, há 3 dias contactar o serviço em causa (consultas externas) e conforme solicitado por eles na convocatória (com 5 dias de antecedência) e sempre sem sucesso. Até hoje, que após cerca de 10 minutos atenderam, nitidamente com uma voz de quem está com pressa em desligar e, após explicar que pretendia mudar o dia da consulta ou pelo menos a hora me deixam vários minutos de novo à espera enquanto se foi informar acerca da médica. Ao regressar informa-me que a médica está de férias agora e só volta dia 29 de Setembro. Que a consulta às vezes é por telefone mas que se for por esta via, ligam para mim dia 29 ou 30 a dizer. Perguntei então que, se não ligassem, seria presencial? Após uma resposta afirmativa, voltei a dizer que presencial não tinha como estar presente e então obtive a resposta de "pois então terá de ligar nesse dia". Após isto lá voltei, calmamente, a explicar que se há 3 dias que tento ligar para o assunto em causa e só hoje atenderam, como é que nesse dia conseguiria ligar a informar de algo (que supostamente devia ter 5 dias de antecedencia)? Após tudo isto e deste ciclo de "resolução e resposta rápida", só me disse especificamente que "pois nós só às vezes é que atendemos o telefone. Hoje vim atender!" e não me restou nada mais do que tentar, enquanto profissional de saúde, além de pai, explicar à funcionária que é um serviço que tem de ser prestado sempre. Que os utentes têm o direito de ser atendidos e o serviço telefonico serve exactamente para isso. Agora, mais do que nunca, tem de ser uma obrigação dar informação e apoio para um encaminhamento correcto e do outro lado apenas tive de feedback recorrentes "pois, pois...", "sim... sim... pois", etc. Tentei só validar com a senhora se estaria a ser ouvido e se percebia o que lhe estava a tentar dizer? Após um ultimo "pois, pois" percebi que não e informei que lamentava que um serviço tão essencial, de apoio, fosse desempenhado desta forma.
Data de ocorrência: 24 de setembro 2020
Mário Lopes
Mário Lopes avaliou a marca
25 de dezembro 2020

Dado tudo o que sucedeu, valeu por ter recebido resposta da parte do Hospital, porque o teor da resposta em pouco agradou. De pouco servirá como resolução para a falta de profissionalismo, seja de quem atende os telefones ou de quem realiza as consultas telefónicas, simplesmente com intuito de dizer que foi feito (ou tentado pois tem-se dois numeros de contacto num processo clinico, um fixo e um telemóvel e, se no fixo informam que o de telemóvel é o usado, como saberiam pois foi para la que ligaram a informar da consulta, já não se liga a segunda vez e da-se como realizada).