Hospital São João
Centro Hospitalar de São João, EPE
  • Alameda Professor Hernâni Monteiro
    4200-319 Porto
  • geral@chsj.min-saude.pt

Hospital São João - Incapacidade absoluta de marcação de consultas e respetivo acompanhamento

Margarida Ribeiro
Margarida Ribeiro apresentou a reclamação
9 de março 2024
O motivo desta denúncia tem como alvo a ineficácia absoluta do sistema de marcação de consultas de psiquiatria, no polo de Valongo desta unidade, que ignora completamente o legítimo interesse dos utentes, no acesso ao direito à saúde em tempo útil, marcando consultas, sucessivamente, para uma médica que se encontra de baixa desde há muito tempo a esta parte, consultas essas que são desmarcadas, de forma recorrente, à posteriori, por essa razão. No meu caso em concreto, a médica em questão é a doutora Isabel Costa e, em menos de três meses, já foram marcadas e desmarcadas, posteriormente, quatro consultas de psiquiatria. Esta situação está tornar-se insustentável e a pôr em causa seriamente a minha saúde física e mental, uma vez que tenho vindo a necessitar de tratamento psiquiátrico já há vários meses e o SNS, nem está a conseguir dar resposta a este problema, nem arranja alternativas de resolução, dentro do próprio SNS, ou fora dele, (volto a salientar) em tempo útil! Por favor tomem alguma medida, com a máxima urgência, pois o meu problema é mesmo grave!!! É que, com estes incidentes, estão a passar uma péssima imagem do serviço de saúde pública em Portugal, inoperacional e incapaz, criando falsas espectativas nos seus utentes, com total falta de respeito e sentido de responsabilidade como instituição de serviço público, impedindo-os de exercer de forma condigna o acesso a um direito fundamental dos cidadãos.
Data de ocorrência: 9 de março 2024