Hospital Veterinário de Santa Marinha

Hospital Veterinário de Santa Marinha - Negligência médica

Diana Sousa
Diana Sousa apresentou a reclamação
4 de abril 2021
Na madrugada do dia 2 desloquei me para este referido hospital, visto que as 2h da madrugada o veterinario que costumamos ir esta fechado e após ter falado com a rececionista por telefone e exposto o que se passava com o meu gatinho de 7 meses Martin. Quando lá cheguei voltei a informar a mesma qual o problema do gato, não comia, estava de diarreia, tinha dificuldades na respiração, e fazia um barulho estranho ao respirar. Fomos chamados pela MÉDICA Ana Rita Resende para analisar a situação do nosso Martin, para nosso espanto nem 5 minutos demorou para dizer que estava tudo bem e que era apenas uma gastro/virus! não auscutou, não fez exames, NADA. A única coisa que fez foi a palpação, onde detectou o barulho que descrevemos, e que nos disse que era normal. Conclusão, receitou nos um antibiótico e um pó que se deve misturar na comida e ainda uma comida própria para o trato intestinal. Informou nos que caso a diarreia continua se ou começassem vómitos deveríamos lá voltar. De frisar que o atendimento em geral demorou cerca de 10 minutos. ontem dia 3 de Abril, como não vimos melhorias no nosso gatinho, e a dificuldade de respirar continuava. decidimos nos deslocar ao nosso centro veterinário, que é onde levamos todos os nossos gatos. Para nosso espanto, o nosso gatinho entrou de urgência para fazer um raio X! Fomos logo reencaminhados para o hospital dos carvalhos pois o nosso gatinho estava cheio de liquido nos pulmões, quando nos foi dito um dia antes que ele apenas estava com uma gastroenterite!!! A informação da médica que nos atendeu no hospital dos carvalhos foi que a situação era de tal forma grave que ao auscultar o coração do Martin não ouvia nada para além de líquido. Demos autorização para fazer tudo o que tivessem a fazer, pois como no outro hospital nunca olhamos a meios para que o nosso gatinho ficasse bem.
O Martin teve que ficar a soro e oxigénio, dentro de uma cabine aquecida, pois a temperatura dele era demasiado baixa! iria ser submetido a uma drenagem com sedativo. Tal situação era tão grave que o meu gatinho acabou por falecer!
O meu gato, de 7 meses faleceu, devido a negligência médica da dra Ana Rita Resende do hospital de Santa marinha, em Gaia! Pois se o diagnóstico tivesse sido feito em condições, sem ser a despachar, como foi, e com profissionalismo o meu gato estaria neste momento vivo, pois está situação veio retardar o processo.
De frisar que paguei quase 90€ para uma medicação para um problema que o Martin não tinha!?
Neste momento quero que alguém se responsabilize por toda esta situação, não me irão devolver a vida do meu gato, mas alguém tem que se responsabilizar pela perda desta vida.
Data de ocorrência: 4 de abril 2021
Olá Diana, boa tarde

Na madrugada de dia 2 de Abril, o Martin, acompanhado pelo seu tutor, dirigiu-se ao nosso hospital para uma consulta de urgência.

O motivo da consulta era dificuldade em defecar e prostração.
Foi feito o exame fisico, onde o Martin apresentava temperatura normal, mucosas rosadas, desidratação de < 5% e auscultação sem alterações.

Na palpação abdominal foi possível perceber um ligeiro desconforto e alguma tensão abdominal.
Durante a consulta, não mostrou qualquer tipo de dificuldade respiratória, nem esforço respiratório.

Durante a anamnese, o tutor apenas referiu que estava mais parado que o habitual e que tinha feito umas fezes pastosas (mostrando inclusive fotos das mesmas), Após esta informação, foi realizada uma palpação retal, onde foi possível verificar a presença de fezes moles na ampola retal.

Após todos os achados clínicos, o diagnóstico foi de Gastroenterite (possivelmente vírica), o Martin foi medicado e foi referido aos donos que caso começasse com vómitos ou se a prostração se mantivesse ou surgissem outros sinais clínicos que deveriam dirigir-se de novo ao nosso hospital.

Em relação à reclamação por negligência médica, importa referir que, no momento da consulta, o Martin nunca apresentou dificuldades ou esforço a nível respiratório, e, na auscultação não foram detetadas alterações. Se tivessem sido encontradas alterações, teriam sido recomendados exames complementares, como raio-x torácico e análises sanguíneas, e posterior internamento.

Foi com grande consternação que recebemos a reclamação por negligência médica e, ainda a notícia do falecimento do Martin. Tendo em conta a evolução clínica, começando os sinais com alterações gastrointestinais e sabendo que o Martin desenvolveu efusão pleural, pomos a hipótese de se ter tratado de um quadro de coronavirus que evoluiu para PIF (Peritonite Infecciosa Felina).
Diana Sousa
Diana Sousa avaliou a marca
15 de abril 2021

nunca em momento algum havemos de recomendar este hospital veterinario, temos mais 2 gatos em casa e nunca irão ser assistidos neste hospital. muito pouco profissionalismo. mesmo para nos devolverem o dinheiro - que era o MÍNIMO que podiam fazer, tivemos que lá ir pelo menos umas 3 vezes.