Hotéis
Hotel Baía GrandeN/A
A.G.T. - Sociedade de gestão e turismo, S.A.
  • Praia da Coelha – Sesmarias, P.O. Box 1022
    8200-385 Albufeira
  • info.bg@baiaalgarve.com

Hotel Baía Grande - Caução para consumo

Joaquim Maia apresentou a reclamação
24 de julho 2022 (editada a 25 de julho 2022)
Estive hospedado em 2021 pelo período de uma semana em Julho, tendo comprado e pago antecipadamente este ano uma semana de estadia de 18 a 23 Julho 2022 em regime de pensão completa.
No check-in fui surpreendido pela exigência de ceder o meu cartão de crédito ou deixar 150€ de caução para abrir conta para ter acesso ao consumo nos bares e restaurante do hotel.

Alem de, no ano anterior não ter sido necessário, para mim que frequento hoteis com regularidade e em diferentes países da Europa foi novidade para mim.
Tendo-lhe explicado que não entendo essa exigência uma vez que já tinha pago a estadia por completo e além disso já deveria ter conta aberta no hotel uma vez que já havia estado hospedado no ano anterior no mesmo período, tendo rejeitado ceder o cartão, a coloboradora revela de forma inconveniente o seu desagrado que se notou na forma que me tratou a partir daí, verbalmente com a colocação de tom de voz inadequado no contato comigo enquanto cliente.
Tendo-me indicado a exigência de pagar no ato o que consumisse.

Ao que lhe disse não haver problema.
O que é certo é que a falta de profissionalismo ao ser arrogante comigo e não ter sido imparcial pelo facto de não ceder o meu cartão para abrir conta não ficou por aí.

Durante a semana sempre que frequentei o restaurante do hotel nunca solicitei que colocassem na conta as bebidas consumidas. Foi sempre o staff que o fez, o que não cabe a mim dar indicações ao staff de como devem proceder.
Ao contrário do staff do bar da piscina que sempre questionaram como queria pagar e onde paguei sempre no ato.

De referir também que comprei pensão completa induzido a ter o mesmo serviço do ano anterior onde tive as 3 refeições em regime de buffet.

No check-in a zelosa colaboradora omitiu-me que os almoços seriam no bar da piscina condicionado a uma entrada, um prato e uma sobremesa que era sempre a mesma oferta todos dias. Situação que me apercebi apenas quando fui para almoçar no dia seguinte e onde me sinto lesado e enganado.

Sendo que no restaurante ao jantar o staff colocou as bebidas que consumi na conta do quarto até sexta feira último dia em que fui jantar pediram novamente o número da habitação para colocar o consumo na conta do quarto.

Sendo que no final da refeição á saída do restaurante fui BARRADO pela menina que estava a receber os hóspedes na entrada, que estava no momento a ser substituída pela ZELOSA COLABORADORA QUE FEZ O CHECK-IN com instruções da mesma para que me fizesse a cobrança imediata do consumo. Tendo dito a menina : "Tem umas bebidas em atraso e como sai amanhã tem de as pagar já porque não cedeu o cartão para abrir conta", em alto e bom som para uma sala cheia de hóspedes.
Informei que pagaria como é normal no ato do check out.
O que me foi negado.

Solicitei então emissão da fatura com o consumo ao que responde que só poderia cobrar a água que tinha consumido no momento pois o restante já estava na minha conta e teria de pagar na recepção!!!???

Desloquei-me à recepção onde fui atendido por outro colega muito ZELOSO que fazia turmo com a colaboradora que procedeu à minha humilhação em público, e este manteve uma postura de arrogância quando o questionei qual a necessidade de fazerem passar por aquela situação ao que me responde que estão a cumprir normas e que não seria o primeiro a sair sem pagar.
Demonstrei o meu descontentamento e aí esse ZELOSO COLABORADOR consultou a minha estadia do ano anterior e já abriu a suposta conta e aí já poderia pagar no check out.
O qual declinei e paguei imediatamente.

45 EUROS era o valor de alto risco para o hotel que fez esta coloboradora agir como se estivesse a lidar com um devedor referênciado. Eu e a minha família sentimos uma ofensa enorme por parte do hotel por consequência da atitude desta Colaboradora que agiu a nível pessoal para marcar uma posição denegrindo a minha imagem públicamente.

Situação inaceitável e a qual estou a ponderar levar a nível jurídico.

Pois o que foi feito foi o denegrir da minha imagem e reputação públicamente já para não falar da transmissão de informação sensivel sobre os hóspedes a elementos do saff da sala os quais não têm de ter acesso por parte destes dois funcionários que se encontravam na recepção á noite no dia 22 julho 2022, os mesmos que foram intransigentes até ao fim defendendo-se ambos com o fato de estarem a fazer cumprir as normas do hotel e sem sequer um pedido de desculpa ter sido endereçado por parte de ambos .

45 EUROS para a entidade hoteleira era assim um risco tão alto ? Uma família portuguesa, residênte em Portugal constituía um risco elevado de fuga que levou esta funcionaria a denegrir a nossa imagem enquanto família como devedores publicamente?

Perderam não apenas um mas como vários potenciais clientes.. pois como devem saber a melhor e a pior publicidade é o passar da palavra... Palavra essa que sobre o vosso hotel passarei da forma que descrevo nesta reclamação que tem apenas o intuito de chegar á direção da unidade hoteleira em questão.

Sendo que fiz o check out na manhã do dia seguinte mais cedo alterando os meus planos de sair após o almoço devido ao constrangimento a que fui sujeito. E o colaborador na recepção era o mesmo que me fez atendeu na noite do dia anterior, tendo agido normalmente sem fazer referência ao sucedido com um pedido de desculpa.
Nunca recebi um serviço tão mau... Se salientar que de todo o staff apenas estes dois coloboradores que me fizeram passar tão lamentável vergonha, foram os únicos de quem recebi um trato inadequado.

SERVIÇO VERGONHOSO
Data de ocorrência: 22 de julho 2022
Exmo Senhor

Agradeço os comentários sobre a sua recente estadia no Hotel Baía Grande.

Lamento ter conhecimento de que a estadia no nosso Hotel não foi do seu inteiro agrado, pelo que apresento o meu sincero pedido de desculpas pelo sucedido.

Gostaria no entanto esclarecer alguns dos pontos referidos no seu comentário:

- Solicitação de cartão de crédito ou depósito antecipado á chegada
O cartão de crédito é solicitado para abertura de crédito no Hotel, com a abertura de uma conta onde caso o cliente deseje serão debitados os consumos efectuados nos diversos pontos de venda sendo a mesma saldada aquando do check out.
Caso o cliente não deseje efectuar a abertura dessa conta ,será solicitado o pagamento quando efectuar os consumos.

- Não está publicado que a pensão completa servida aos nossos clientes será Buffet ao P.Almoço, Almoço e Jantar.
Neste momento as refeições da Pensão completa são servidas em Buffet( P.Almoço e Jantar) e á la carte( Almoço).
Ao almoço o cliente tem á disposição uma carta diversa.

- A situação de perseguição ou descriminação aos nossos clientes está completamente fora de questão e nenhum funcionário deste Hotel poderá demonstrar esse tipo de comportamento para com os nossos clientes.

Sobre outros pontos referidos no seu comentário gostaria de informar que medidas correctivas foram tomadas de modo a evitar que se voltem a repetir e para que assim possamos melhorar, onde possível, o serviço prestado aos nossos clientes.

Melhores cumprimentos

Manuel Baltazar
Director Geral
25 de julho 2022
Boa tarde excelentíssimo senhor.

Conforme o senhor refere acerca das condições da pensão completa, assim como refere não estar mencionado que inclui as 3 refeições em regime buffet... Também não existe informação do que compõe o regime de pensão completa.

E conforme mencionei, em 2021 a pensão completa era composta pelas 3 refeições em regime buffet.

Em relação á vossa também recente regra da caução para consumo, desnecessária a explicação da sua parte novamente.
Pois também conforme referi, entendi perfeitamente no check in e rejeitei abrir a conta.

A incompetente gestão da vossa parte é que originou o problema em questão. Pois não sou eu quem tem de avisar o vosso staff de que não tenho conta aberta.

E isso não vos dá o direito de denegrir a imagem de uma família fruto da vossa incompetência pelo valor de 45€.

E sim fui alvo de perseguição e desrespeito.
Já para não falar das condições dos quartos .

E a sua resposta politicamente correta que não passa de uma mão cheia de nada só demonstra a importância que me têm como cliente.

No período pandémico andaram com os Portugueses ao colo para conseguirem se manter á tona.
Agora que i turismo está a regressar á sua normalidade é notória a diferença no trato e no serviço .
O vosso cliente alvo é o estrangeiro, o português já não vos faz falta.

E fico pasmo a forma como desvaloriza e nem sequer aborda o assunto de forma clara, o facto de ter sido envergonhado em público pelo vosso staff ainda refere : "Se por algum motivo sentiu que isso estaria a acontecer, lamento e apresento as minhas desculpas."

Pois eu fui bastante explícito com o que me fez sentir perseguido e ofendido.
A sua Colaboradora simplesmente agiu de forma pessoal com o objetivo de ofender um cliente para marcar posição com a desculpa de estar a cumprir as normas.
Que pelos vistos não são claras entre o vosso staff, pois a zelosa colaboradora agiu desta forma por 45€ e segundo opinião de outros elementos do staff apenas se justificaria agir dessa forma a partir dos 100€ e não em público como me fizeram.

Mas pela resposta já vi que o comportamento dela deve fazer parte da vossa formação.
Felizmente tenho condições para frequentar o vosso hotel sem fugir ás minhas contas.
E o vosso não será mais opção, levarei o meu dinheiro onde me respeitem como cliente e como pessoa.

Desejo-vos muito sucesso.

Cumprimentos.
Joaquim Maia avaliou a marca
25 de julho 2022

Serviço totalmente direcionado ao mercado estrangeiro. Não respeitam o cliente Português.