14.2

Iberdrola - Cobrança de taxa Mibel

Inês Vital
Inês Vital apresentou a reclamação
25 de novembro 2022
A Iberdrola começou a cobrar um ajuste Mibel na fatura de eletricidade sem informar o cliente e com valores muito elevados, que aumentaram, no meu caso entre 27% a 50% do valor da fatura. Numa uma fatura de 145,24€, foram cobrados 40€ de ajuste Mibel, e de uma fatura de 283,36€, foram cobrados 161,02€ foram de ajuste Mibel. Ou seja mais de 50% da fatura é ajuste Mibel.
O que reparo é que o valor do ajuste €/KWh varia todos os meses. No meu caso nas três faturas cobradas com ajuste Mibel, foram cobrados três valores diferentes de Kwh, que passo a citar:
0,135685 €/kwh - fatura de junho julho
0,151618 €/kwh - fatura de agosto setembro
0,072749 €/kwh - fatura de setembro outubro.
Isto é totalmente insustentável para o consumidor, que ao final do mês nem sabe quanto irá ser cobrado.
Ainda, na fatura de julho agosto não me foi cobrado o ajuste Mibel, que me foi depois cobrado referente a 2 meses, na fatura seguinte, de agosto setembro, com um valor de 161,02€ de ajuste numa fatura de 283,36€. Isto referente ao verão, em que nem sequer se utiliza aquecimento nas casas.
Não aceito a cobrança deste valor mibel na fatura do mês seguinte, referente a dois meses. As operadoras não podem cobrar quando bem entendem, os valores que entendem, pois estamos a falar de aumentos muito significativos no consumo mensal. Têm que existir regras e essas regras serem totalmente transparentes e do conhecimento de ambas as partes, nomeadamente o preço a pagar.
Já mudei de operadora, pois nem todas estão neste momento a cobrar este ajuste Mibel, mas de facto este ajuste está totalmente desajustado do valor que os Portugueses podem pagar em energia, com faturas do dobro do preço, como foi o meu caso.
Outra situação que ocorre com a Iberdrola é não enviar alguns meses as faturas, o que se reflete nas faturas seguintes.
Também, a contagem da leitura, que dei via site Iberdrola e dentro da data indicada, não foi contabilizada nas faturas.
Não recomendo de todo esta empresa.
Data de ocorrência: 25 de novembro 2022