14.4
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Contratos smart solar

Horacio Nascimento apresentou a reclamação
6 de novembro 2022
Tenho dois contratos Smart Solar firmados com a Iberdrola em 31 Maio de 2022 e até ao momento não consegui ter as faturas de acordo com os valores definidos contratualmente. Mesmo depois de dar conta que os valores apresentados não estavam corretos, foi feito o débito direto à minha conta bancária, pelo que tive de pedir ao banco para reverter o débito ao que o banco correspondeu de imediato. Até ao momento o diálogo, quer escrito, quer telefónico, não surtiu nenhum efeito e tem sido desgastante. A alteração do IVA referente à instalação de painéis solares, ocorrido no início de Julho, veio ainda dificultar a correção dos valores a apresentar. No diálogo telefónico, o funcionário que atende vai ver o contrato respondendo que tenho razão e, por isso vão proceder à correção, que depois não tem tido nenhum efeito prático. Para quem precisa da fatura para candidatura aos apoios ainda disponíveis, esta tem sido uma situação desesperante. Quero pagar mas ainda não tenho a fatura correta. Do ponto de vista técnico, os trabalhos efetuados não ficam sujeitos a nenhuma supervisão. Os técnicos de montagem não se revelaram com verdadeira formação para a responsabilidade que o serviço exige, tendo sido cometidos erros técnicos graves, aos quais não apresentei reclamação porque receio que "a emenda saia pior que o soneto" tornando-se assim numa empresa que não recomendarei. Alguns desses erros foram já corrigidos e que certamente não porá em causa a a cobertura da garantia.
Horácio Nascimento - tel 928125894
Data de ocorrência: 6 de novembro 2022
21 de novembro 2022
Na ausência de resposta, como se tem verificado desde o início desta relação que teve o seu início em final de Maio, não me resta outra alternativa senão rescindir os contratos, que é o que vou fazer em breve. Depois do primeiro passo dado nesse sentido, o processo torna-se irreversível. Assiste-me o direito de rejeitar quem não cumpre. A Iberdrola não só cumpre, como tem sido incompetente quer tecnicamente pelos seus instaladores, quer administrativamente no seguimento dos contratos.
7 de dezembro 2022
É impressionante o desplante com que a Iberdrola tem ignorado as comunicações que lhes tem sido dirigidas desde o passado mês de Agosto, até ao momento. No entanto, não deixa de tentar cobrança através dos débitos diretos, importâncias que não respeitam o contrato, a que de imediato o banco tem anulado esses movimentos a meu pedido. A solução foi pedir a rescisão dos dois contratos e, consequentemente, procederem à desinstalação dos sistemas. Certo será que esta relação vai ter um fim em breve, possivelmente pela via judicial.
5 de março 2023
Até ao momento, a Iberdrola não deu resposta alguma. Tive anteontem informação telefónica do seu gabinete de advogados Servdebt, de que a Iberdrola assumiu ter considerado para débito, um valor diferente do definido contratual. Ainda assim, considero bastante provável o recurso à via judicial uma vez que permanecem ainda instalados os sistemas solares nas minhas habitações, aguardando a sua desinstalação com vista a por termo a uma relação impossivel de manter.
23 de abril 2023
Está a ser uma autêntica surpresa a falta de comunicação da marca Iberdrola. Pedi a rescisão dos meus dois contratos Smart Solar por várias razões, mas principalmente por terem sido ignoradas as minhas comunicações, quer telefónicas, quer por email e até por carta c/AR. Neste momento continuo aguardando resposta desta marca a uma reclamação escrita cujo prazo legal de resposta expira em meados da próxima semana. Na ausência dessa resposta, pedirei a intervenção da ERSE. Importante neste momento é cessar a relação com esta marca com a maior urgência possível, que na prática só cessará quando forem desinstalados os referidos sistemas. Depois disso, considero a possibilidade de encaminhar este assunto para contencioso.
Horacio Nascimento avaliou a marca
7 de maio 2023

Foi uma péssima experiência com a Iberdrola que se prolongou durante quase um ano. Ignorando e/ou não respondendo ás questões lhes eram colocadas em tempo oportuno, acabei por rescindir contratos e pedir o desmantelamento de dois sistemas Smart Solar. Desrespeito grosseiro dos direitos do consumidor, incumprimento dos contratos no que se refere aos valores fixados e os apresentados, bem como no aspeto técnico desrespeitando regras básicas de instalação, foram as principais razões que conduziram a este desfecho. Destaque-se o bom atendimento telefónico, aparentemente simpático e competente, mas sem qualquer efeito prático na resolução de problemas.