14.2
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Fatura com valor exagerado (gás)

Pedro Matos
Pedro Matos apresentou a reclamação
1 de julho 2022
Aderi à Iberdrola (serviço de gàs) em Maio de 2021. Contratei o serviço PLAN SIEMPRE ESTABLE. Nos primeiros 3 meses, tive um consumo médio de 20€/mês, resultante de 3 banhos diários. A partir desses primeiros 3 meses as faturas têm rondado os 40€/50€ com a mesma utilização de gás. Não reclamei, porque entendi ser resultante do fim da campanha de adesão. No entanto, este mês recebi uma fatura no valor de 117,62€ que, entendo ser um absurdo. Além da disparidade do valor, o período em questão (4 semanas), tem uma semana em que estive sem utilização de gás, devido a uma avaria no esquentador. Resumindo, a média de 40€/50€ que pagava por 4 semanas com a utilização sempre identica de 3 banhos/dia passou ao triplo num mês em que apenas usei gás em 3 semanas. Foram enviados mails à Iberdrola e feitos telefonemas mas sempre sem resposta adequada a esta aberração de valor. Com a mesma utilização de gás desde o inicío de contrato (3 banhos diários) passei de um valor médio diário de 1,41€ nos últimos 12 meses para um valor de 3,79€ neste último mês e com (repito) menos 1 semana de consumo devido a avaria do esquentador. Agradeço resolução desta situação, pois entendo que não houve aumento de consumo (pelo contrário, houve diminuição em 1 semana no período que debitam). Caso tenha havido aumento no preço do gás, que neste caso, seria o triplo, nunca fui informado desta alteração, quer por mail, telefone ou carta. Aguardo retificação ao valor cobrado, sob pena de rescindir contrato com a Iberdrola, nos serviços de gás e luz de qual sou cliente.
Data de ocorrência: 1 de julho 2022