14.2

Iberdrola - Reclamação de agente comercial ao serviço da empresa

fox1904
fox1904 apresentou a reclamação
6 de novembro 2018

Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa Iberdrola, que no dia 29 de Novembro de 2018, fazendo-se representar na pessoa do seu comercial com a identificação nº XXXX161-2, tentou ludibriar-me no sentido de efetuar um contrato de fornecimento de energia elétrica, sem o meu consentimento, fazendo-o de forma abusiva, desleal e ilícita. O mesmo comercial que, após eu ter claramente informado que não estava interessado nos serviços por ele publicitados, e que não era o proprietário da habitação, nem o titular do contrato de fornecimento de energia da fração em causa, este mesmo comercial com nº XXXX161-2, abusando da minha boa fé, levou-me a facultar-lhe o Cartão de Cidadão (CC) com a justificação de "ser necessário o respetivo nº do CC para poder comprovar junto do seu chefe e da empresa que tinha realizado a ação promocional dos serviços da Iberdrola em contacto direto com um possível cliente", tendo acrescentado ainda que "para efeitos de validação desse contacto, seria necessário a minha assinatura no documento comprovativo de tal ato”. Quando estava prestes a assinar o dito "documento", enquanto escrevia o meu primeiro nome, o comercial, nesta primeira oportunidade, fotografou o meu cartão de Cidadão, ato que realizou de modo ilícito, pois não lhe dei autorização para tal. Este comportamento por parte do comercial fez-me cair em mim e levou-me a desconfiar estar a ser vitima do ardil criado por uma pessoa mal intencionada e desonesta. Assim, de imediato, rasurei a assinatura que tinha iniciado. A reação do comercial foi dizer compreender a minha posição, e que iria deixar a revista promocional dos serviços da Iberdrola para ser analisada pelos proprietários da habitação. Pediu-me depois o meu contacto telefónico para me ligar, no sentido de saber se os meus familiares estariam interessados em efetuar um contrato de fornecimento de energia com a Iberdrola. O contacto por parte de funcionário nunca aconteceu, e no dia 2 de Outubro, recebi um SMS da Iberdrola a informar que, o meu "contracto" já estava a ser processado, e solicitavam o envio de uma leitura/contagem. Este SMS permitiu-me, de imediato, concluir que tinha efetivamente sido vítima de burla, por parte do comercial nº XXXX161-2, em representação da empresa Iberdrola, que de forma ilícita fotografou o meu Cartão de Cidadão, pois nunca lhe dei autorização para tal ato, e que em seguida, também sem minha autorização utilizou os meus dados pessoais para elaboração de um “contrato” de prestação de serviços de energia.

Data de ocorrência: 6 de novembro 2018
fox1904
fox1904 avaliou a marca
18 de junho 2019

Não apreciei a forma como o vendedor tentou angariar o cliente