14.2

Iberdrola - Reclamações sem respostas completas

Sandra Mendes
Sandra Mendes apresentou a reclamação
24 de março 2020
Após duas reclamações feitas diretamente à iberdrola, venho expôr publicamente a falta de ética desta empresa.
Existiram durante todo o contrato graves problemas de comunicação com esta empresa, pois muitas vezes não recebíamos os correios por eles enviado, facto que lhes tinha sido mencionado várias vezes.
Isto originou um corte de energia, que foi feito mesmo após termos regularizado a situação e ter exposto o problema. Após isso houve um outro contacto por nossa iniciativa para reclamar da falta do aviso de corte - nunca nessa chamada foi mencionado nenhum envio de carta registada. Em vez disso foi-nos prometido, em pedido de desculpas, que não seria cobrado o restabelecimento de energia, o que não se verificou numa fatura posterior.
Ainda depois deste evento, eu própria contactei a iberdrola para reclamar dos preços aplicados ao kwH e da potência contratada, pois os valores não eram competitivos com a concorrência. Nesse contacto foi-me dito que: 1. não era possível negociar, 2. que se eu fizesse um contrato a meu nome (visto o atual estar em nome do meu namorado) iria ter melhores condições (questiono a legalidade deste procedimento), e 3. que ainda iria receber 5€ de desconto numa próxima fatura pelo tempo que tive a dispensar para uma negociação. Claro que esse desconto nunca foi aplicado!
Outro ponto que exemplifica bem a falta de comunicação e ética da iberdrola, foi o facto de eu reclamar que não tinha sido avisada do aumento dos preços a partir de 1 de janeiro de 2020. Qual a minha surpresa quando recebo uma fatura em MARÇO com esta atualização. Logo após eu referir que não tinha sido informada...
Todos estes pontos foram referidos nas duas reclamações já feitas à Iberdrola. Para além do tempo perdido e dinheiro (todas as chamadas são pagas, e o meu último contacto telefónico a 9 de Março durou 30min), as respostas das reclamações foram sempre incompletas: nunca referiram o desconto de 5euros, nunca referiram nenhuma auditoria às chamadas gravadas que eu própria pedi, etc.
Quando foram questionados por via telefónica se eu poderia ter acesso às chamadas e a todo o histórico de ações feitas em consequência dos vários pedidos, foi-me dito que tinha de me deslocar a uma loja e talvez conseguisse! Isto é inadmissível e devido a isto, até todo o processo ser regularizado a fatura que originou todo este problema, não será liquidada!
Outro facto interessante, colocam em todas as suas comunicações que a linha de atendimento funciona das 9h às 20h, em dias úteis - talvez fosse interessante perceber o porquê da existência do IVR a dizer que se encontram fechados já funcionar às 19h39.
Data de ocorrência: 24 de março 2020