55.4
My Favourite Experience - Eventos Turísticos, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua 28 de Janeiro, n.º 350, Candal Park
    4400-335 Vila Nova de Gaia
  • geral@icligo.com

iCliGo - Cancelamento e reembolso de viagem

Sofia apresentou a reclamação
24 de abril 2023 (editada a 24 de abril 2023)
Eu e o meu marido tínhamos uma viagem marcada para o Brasil a 19
abril, feita através do consultor de viagens.
Pagámos uma percentagem da viagem em Janeiro e posteriormente seria
pago o restante.
Em fevereiro soube que estava grávida (7 semanas de gestação) e com um
descolamento. A médica passou-me baixa com gravidez de risco clínico.
Em fevereiro (cerca de mês e meio antes da viagem), comunicamos ao
consultor que queríamos cancelar, uma vez que eu estava com aquela
condição, e foi enviada a baixa.
A resposta foi que teríamos que pagar um valor para terminar o
processo. Fizemos o dito pagamento (mais 160€).
No entanto, até à data ainda não recebemos nenhuma resposta e já a
viagem está a decorrer.
Na questão da penalização solicitámos o cancelamento com antecedência
da data do dia da viagem.
Na sexta feira liguei para vocês para tentar obter alguma informação,
mas sem sucesso. Foi-me dito que ia ser tratado com o consultor (que
está em viagem).
Já enviei email para vocês e, continuo a aguardar.
Data de ocorrência: 24 de abril 2023
3 de maio 2023
Exma. Senhora,

Agradecemos o seu contacto e o qual incumbe destacar que por parte da nossa equipa de suporte foram realizados todos os procedimentos necessários tendo em vista a resolução da situação por si exposta, cumprindo com o desiderato na defesa dos interesses do consumidor como assim apraz proceder, de forma a que não exista qualquer falha na forma e no meio de execução das questões colocadas pelos nossos clientes.

Ora, no caso concreto, após rececionarmos comunicação por parte de V. Exa, procedemos de imediato ao pedido junto da companhia de seguros, a qual estava contratualizado o serviço de viagem, e, em sequência, rececionada a constante decisão por parte da Seguradora, esta foi previamente transmitida a V. Exa, como agora citamos, desde logo:

"Boa tarde, Concluímos o estudo das informações e documentação facultadas para o seu caso #01826214.
Apesar de ter realizado todos os procedimentos necessários de nossa parte, infelizmente, a apólice contratada PTE31-I22-10A9 com a seguradora através da InterMundial, não cobre o incidente ocorrido.
De nossa parte, queremos explicar detalhadamente os motivos da rejeição, esclarecendo qualquer dúvida que possa ter sobre a resolução:

Portanto, infelizmente, neste caso e circunstâncias, o objeto da sua reivindicação e a causa ou factos reivindicados encontram-se excluídos das garantias contempladas pelo seguro contratado. Atenciosamente,
Todas as informações e documentação foram analisadas pela, a Seguradora com a qual a sua apólice Intermediada pela InterMundial XXI S.L. foi contratada."

Neste sentido, por parte da nossa equipa de suporte da ICLIGO, foram executados todos os procedimentos necessários tendo em vista solucionar a situação por si exposta, estando ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional que surja e que é fundamental para continuar a garantir e cumprir o nosso serviço de apoio junto de todos os nossos clientes.

A Equipa de Suporte da ICLIGO,
3 de maio 2023

Segundo a defesa do consumidor é possível cancelamento de viagem, pagando uma taxa de rescisão. Além de que informamos mês e meio antes da viagem e com uma causa.
O consumidor tem direito ao valor adiantado deduzida a taxa de rescisão.
Após termos pedido para cancelar viagem foi-nos informado que teríamos de fazer um pagamento de 160€ para podermos proceder ao cancelamento e reembolso.
O viajante paga 60% para reserva , alguns dias depois, e com alguma antecipação da viagem, pede cancelamento por motivos de “força maior” e não tem direito a nada ?
E os 1800€ pagos ?
8 de maio 2023
Exma. Senhora,

Agradecemos o seu contacto, e, conforme já havíamos destacado o pedido de cancelamento foi motivado por V. Exa, em período temporal no qual o direito ao reembolso já não seria garantido. Por outro lado, quanto ao pagamento de taxa de cancelamento, este é motivado para iniciar o procedimento de eliminação da sobredita reserva junto de todos os parceiros.

Assim, no caso que nos reporta, incumbe destacar que iniciado o procedimento de cancelamento de reserva e respetivo pedido de reembolso, foi consequentemente ativado o seguro de viagem contratualizado por V. Exa, aquando da reserva, apresentando como facto motivador para o seu acionamento, a situação de gravidez de risco por si exposta.
Seguidamente, após abertura de processo pela então Companhia de Seguros foi rececionada comunicação daquela, e dada ao conhecimento junto de V. Exa, tendo sido referido o seguinte:

"A apólice que contratou com a InterMundial, é uma apólice de inclusão que inclui garantias aplicáveis durante a viagem em caso de necessidade de assistência médica, incidentes com bagagem ou percalços com o meio de transporte durante a viagem. No entanto, a apólice não inclui qualquer garantia aplicável em caso de cancelamento da viagem, uma garantia incluída nas apólices de categoria superior à contratada.

Por conseguinte, voltamos a reiterar o já anteriormente exposto, ou seja, por parte da nossa equipa de suporte da ICLIGO, foram executados todos os procedimentos necessários tendo em vista solucionar a situação por si exposta, estando ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional que surja e que é fundamental para continuar a garantir e cumprir o nosso serviço de apoio junto de todos os nossos clientes.
Por fim, iremos continuar a encetar todos os procedimentos tendo em vista a solucionar a situação por si apresentada a título de reembolso de viagem, com a perfeita noção que tal decisão incumbe especificamente à Companhia de Seguros contratada aquando da reserva em apreço.
A equipa de Suporte da Icligo
11 de maio 2023

Continuo sem perceber nem aceitar aquilo que é dito. Qualquer coisa aqui não bate certo ou houve falta de comunicação e informação.
Continuam a dizer que não temos direito a reembolso algum quando no documento inicial da reserva que nos foi enviado está escrito:
“Lembre-se de que o cancelamento deve ser processado de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 20h00. Qualquer pedido de cancelamento fora deste horário ou em feriados será considerado efetivo a partir do dia útil e seguinte os custos de cancelamento correspondentes serão aplicados.
Se pretende modificar a sua reserva, consulte as condições.
Em caso de cancelamento da reserva, irão aplicar-se os seguintes gastos:
3 155,49 € - Se cancela entre o dia 25/01/2023 e 17/04/2023 (ambos incluídos).
3 270,46 € - Se cancela dia 18/04/2023.
4 765,01 € - a partir de dia 19/04/2023 (incluído).”
Nesse dito documento não há informações do contrário tal como em mais nenhum documento. Inclusive nos termos e condições da vossa página não informa exclusões de cancelamento de viagem.
(Sendo que esse valor foi da reserva feita para 4pessoas, inicialmente pagámos 60% cada um).
O mais ridículo é termos de pagar 160€ para o cancelamento e ainda dizerem que não temos direito a nada!
Continuo a questionar, e os 1800€?
Não vamos descansar nem parar de insistir até estar devidamente resolvido.
11 de maio 2023
Exma. Senhora,

Agradecemos mais uma vez a sua resposta e cabe expor e elucidar a mesma nos seguintes termos.
Desde logo, conforme poderá verificar no documento junto em anexo, e, como já exposto anteriormente, a viagem adquirida apresentava uma tarifa não reembolsável, com custos de cancelamento nos períodos supra indicados.

Ademais, importa destacar que após a reserva estar concretizada e quando surge pedido de modificação de reserva ou cancelamento da mesma por parte do cliente, é desencadeado procedimento de gestão o que implica o despoletar de um processamento de tarifa com vista a que a reserva seja sujeita a modificação ou cancelamento.

Por outro lado, como indicado no documento ora junto e conforme sua exposição, os custos de cancelamento de reserva quando ocorram nos períodos supra indicados têm reflexo a título de gasto junto do cliente, os quais serão imputados nos custos de reserva adquirida por aqueles.

Nestas situações, quando ocorra cancelamento de reserva motivado pelo cliente e de forma a que aquele seja reembolsado da reserva efetuada, é necessário proceder ao acionamento do seguro devidamente contratualizado aquando da reserva da viagem.

Assim, se não foi executado tal procedimento deverá fazer o quanto antes, como já informado anteriormente. Uma vez que, só com o acionamento do competente seguro de viagem é que poderá ser despoletado o direito ao reembolso tarifa de reserva, dado que, no período em que foi promovido o pedido de cancelamento e formalizado a presente reserva já possuía custos/gastos de cancelamento junto do cliente.

A equipa de Suporte da Icligo
18 de maio 2023

nada disso continua a fazer sentido, até porque aquando o primeiro pagamento da viagem nada disso nos foi informado, nem sequer a questão do seguro de viagem. Não foram nada claros, quais são as tarifas não reembolsáveis ?
Se em caso de cancelamento entre o dia 25-01-2023 e o dia 17-04-2023, que foi o caso aplicar-se-ia o valor de 3155.49€ onde fica o restante valor? Se o que foi pago foi 4765.01€ ?
As condições que estão no anexo são condições gerais ou particulares? A reserva foi feita com condições de aquisição total?
Os valor pago para o cancelamento nada tem a ver com os valores das condições da vossa página.
Vamos mexer por outras vias e não vamos deixar de insistir. Tanto a vossa agência como a seguradora são bastante confusas.
23 de maio 2023
Exma. Senhora,

Agradecemos a sua resposta e continuamos dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas que assistam no caso concreto, sobre qual reiteramos o já prestado anteriormente.

Inteiramente ao seu dispor,

Sem mais de momento,
A equipa de suporte da Icligo
Sofia avaliou a marca
12 de julho 2023