IEFP

IEFP - Exposição de dados pessoais a terceiros

Paula Piteira
Paula Piteira apresentou a reclamação
28 de junho 2018

Estive inscrita no IEFP de Évora, de onde sou natural e tenho residência, e ao que consta uma das funcionárias da referida instituição chama-se Paula Piteira, precisamente o mesmo nome que eu.

Não vejo nenhum problema nesta situação, o que mais existem são pessoas com o mesmo nome, não fosse o facto de já por variadas vezes receber, por via electrónica, documentação que deveria ser reencaminhada para essa pessoa.

Já reportei esta situação ao próprio IEFP, que lamentou o sucedido referindo que não se voltaria a repetir, mas a situação mantém-se.

É inadmissível que eu esteja a receber documentação com dados pessoais de várias pessoas que por sua vez julgam ter as suas situações em tratamento, mas no entanto estão a ser encaminhadas para um beco sem saída e sem resolução.

Numa altura em que o RGPD e a violação de dados está na ordem do dia, tentei antes desta queixa fazer outra directamente à CNPD, mas parece que apesar do regulamento estar definitivamente em vigor desde o dia 25 de Maio, ainda não estão preparados para responder aos cidadãos, pois a página para apresentação da queixa surge com a indicação: "A página que procura não existe."

Preciso de ajuda para acabar com esta situação. Estamos a falar duma instituição pública e neste caso a palavra PÚBLICA foi mesmo bem escolhida...

Obrigada.

Data de ocorrência: 28 de junho 2018
IEFP
27 de julho 2018
Exma. Senhora
Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
A resposta à questão colocada ser-lhe-á transmitida diretamente, pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, uma vez que a matéria em causa é do foro privado.
Com os melhores cumprimentos
Paula Piteira
Paula Piteira avaliou a marca
30 de julho 2018

Infelizmente neste caso não é fácil avaliar se a reclamação foi ou não resolvida, face ao tipo de problema. Não me foi dada uma verdadeira justificação para tal ocorrência, e tal como nas reclamações que já apresentei anteriormente a este respeito, foi-me indicado que esperam que tal não se volte a repetir. Veremos com o decorrer do tempo se a questão ficou ou não arrumada, no entanto, penso que o facto desta última reclamação passar pelo Portal da Queixa foi fundamental para o problema ser levado um pouco mais a sério, ser feita uma pesquisa sobre as ocorrências mencionadas e tomada uma atitude preventiva. Muito obrigada