IEFP Marca Recomendada Marca do Mês

IEFP - Falta de condições para continuidade do curso

Renan Audrei de Sousa Silva
Renan Silva apresentou a reclamação
Prezados,

Escrevo-lhes para expressar meu profundo desapontamento com a situação atual do curso de programador informático oferecido pelo IEFP na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Belém.

Em dezembro, fomos informados de que os sistemas informáticos dos computadores seriam atualizados e que, ao retornarmos em janeiro, teríamos os computadores com o novo sistema já instalado. Entretanto, após a atualização, os computadores tornaram-se completamente limitados, impossibilitando-nos de prosseguir com os estudos, uma vez que não possuímos permissão para instalar os programas necessários. Além disso, devido à antiguidade dos computadores, utilizar o Hyper-V torna-se praticamente inviável.

Recentemente, minha máquina virtual apresentou problemas, impossibilitando-me de acompanhar a aula. A reinstalação dos programas necessários demandaria cerca de três horas, o que evidencia a inviabilidade de assistir às aulas. Nosso formador já entrou em contato com o Coordenador do curso, com a mediadora e enviou vários e-mails para o órgão responsável, porém, até o momento, não obtivemos resposta.

Já se passaram três meses desde janeiro e a situação persiste, sem qualquer previsão de solução. Estamos na fase final do curso e esta situação está prejudicando toda a turma, bem como os formadores, pois nada pode ser feito dentro da sala de aula.

Gostaria de ressaltar a urgência de uma solução imediata para esse problema, que persiste por tanto tempo. Espero que esta reclamação resulte em medidas rápidas e eficazes para resolver essa questão.

Atenciosamente,
Formando da NST-PROG-16
Data de ocorrência: 2 de janeiro 2024
Exmo Senhor

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos

Atenciosamente.
25 de março 2024
Hoje, não conseguimos ter a aula de forma adquada pois os computadores travam e não funcionam. Mais um dia de aula perdido.
Ex.mo Senhor

Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma, através de e-mail de 01-04-2024.

Com os melhores cumprimentos
3 de abril 2024
O problema ainda não foi resolvido até a data de hoje. Vou reabrir o caso e só vou dar como concluído quando o problema em sala for resolvido.

Atenciosamente.
3 de abril 2024
Recebi esse somente esse e-mail.
Esta resposta tem um anexo privado
10 de abril 2024
Hoje, no dia 10/04/2024, há a necessidade de utilizar o software Eclipse. No entanto, devido à falta de instalação do programa em nossa máquina real e à impossibilidade de realizá-la, estamos recorrendo ao Hyper-V. Infelizmente, as máquinas disponíveis são antigas e possuem apenas 8 gigabytes de RAM, o que torna praticamente inviável a realização da aula. Em resumo, o problema persiste e ainda não encontramos uma solução viável.
10 de abril 2024
Por algum motivo, percebi que tenho acesso às máquinas virtuais da outra turma e vice-versa. Hoje, ao abrir o Hyper-V, notei que minha máquina virtual foi apagada, ficando apenas a da turma da tarde. Infelizmente, isso resultou na perda de todos os meus arquivos. A reinstalação da máquina é um processo demorado e vai me custar mais um dia de aula.
11 de abril 2024
Bom dia.

Enquanto a aula continua eu estou aqui preso a lentidão da maquina virtual a tentar descompactar um ficheiro para depois instalar o bendito Eclipse. E assim vai mais um dia de aula.

?
Renan Audrei de Sousa Silva
Renan Silva avaliou a marca
18 de abril 2024

Prezados bom dia, Quero expressar minha sincera gratidão pelo retorno detalhado que você forneceu em resposta à minha reclamação. É realmente reconfortante ver que minhas preocupações foram tratadas com seriedade e atenção pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa.Compreendo totalmente os desafios que podem surgir na prestação de serviços e estou ciente dos esforços necessários para superá-los. Por isso, quero enfatizar o quanto fiquei satisfeito ao saber que a intervenção na sala 2.2 foi concluída com sucesso e que as melhorias necessárias foram implementadas.Agradeço especialmente pela resolução do problema de luminosidade, pela atualização dos componentes dos PC's e pela inclusão de privilégios de instalação de software nos computadores. Tenho certeza de que essas melhorias contribuirão significativamente para a nossa experiência e produtividade no ambiente de trabalho.Mais uma vez, quero expressar minha gratidão pela atenção dedicada à minha solicitação e pelo compromisso em oferecer um serviço de qualidade. Estou confiante de que posso continuar contando com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Lisboa para futuras necessidades. Com os meus melhores cumprimentos.