IEFP
IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
88.9
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,5%
Tempo Médio de Resposta
95,4%
Taxa de Solução
94,2%
Média das Avaliações
50,4%
Taxa de Retenção de Clientes
60,8%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • 215 803 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Indignação

Resolvida
1/10
Helena Santiago Pinto
Helena Pinto apresentou a reclamação
3 de abril 2018

Recebi uma notificação do Serviço de Emprego de Benfica (registada com data de 2 de abril de 2018), cujo assunto era "Advertência escrita - Falta Injustificada a Convocatória" e mencionava que tinha faltado a uma convocatória marcada para o dia 19 de janeiro de 2018 e que à 2.ª falta as prestações de desemprego eram cessadas.
Completamente alheia ao assunto, dirigi-me hoje dia 3 de abril ao Serviço de emprego de benfica onde, com a maior calma e naturalidade, pedi uma prova da carta registada que me fora remetida em janeiro para eu ver junto do site dos CTT's se a notificação tinha sido entregue em minha casa. Nessa altura a funcionária do serviço de emprego informou-me que deveria tratar-se dum engano pois algumas convocatórias eram para terem sido enviadas em janeiro e que por falha (de ninguém pois a culpa morre sempre solteira) acabaram por ficar retidas e não foram enviadas para os beneficiários.
Mostrei-me perplexa como é que passado quase dois meses e meio desta falha estava a receber uma advertência por não comparecer numa convocatória que nunca me tinha sido remetida (digo 2 MESES E MEIO - 75 dias!!!!!!!) - Então o cruzamento de dados existe para quê. Não tinha dado mais do que tempo para terem reparado no lapso e não mandar a "advertência".
Deixo ainda mais uma nota que me faz pensar que vivemos num país de desumanos irresponsáveis:
- a funcionária do serviço de emprego disse-me para eu não me enervar e que a culpa não era do centro (as notificações saem automaticamente não sei de aonde (deve ser de Marte) apesar de vir assinada pelo Diretor do Centro de Emprego de Benfica (Exmo. Senhor Dr. / Eng. / Arqto. ?????? José Manuel Bento Vitorino. MAIS UMA VEZ A CULPA MORRE SOLTEIRA - CHUTA PARA O LADO.
Só espero que não demorem muito tempo a resolverem o assunto, não vá haver um segundo lapso e cortarem-me o subsídio. E, já agora um pedido de desculpas. Nós beneficiários temos deveres mas os centros de emprego também o têm.

Data de ocorrência: 3 de abril 2018
IEFP
4 de setembro 2018
Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos
Helena Santiago Pinto
Helena Pinto avaliou a marca
6 de outubro 2018

Não era uma situação que tinha de ser resolvida, mas evitada. Passado 2 meses o IEFP tornou a mandar uma outra advertência que também não estava correcta. Tive de ir novamente ao Centro de Emprego de Benfica provar o engano dos serviços, mas desta vez a funcionária que me atendeu foi muito profissional e na minha frente fez várias diligências/advertências aos serviços que tinham errado e disse-me que esperava que não tornasse a acontecer (era a 2.ª advertência injustificada em 2 meses). Enfim, infelizmente os desempregados são vistos como um "cancro" da sociedade, mesmo que tenham andado durante anos a descontar para poderem ter algumas regalias quando o emprego desaparece. Já dizia o ancião "Cada um tem o País que merece".

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.