Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Por cada 150€ em compras, receba 15€ em cartão presente

Jairo Campos
Jairo Campos apresentou a reclamação
9 de janeiro 2024
No passado dia 12 de dezembro, efetuei uma compra no valor de 300 Euros no IKEA Alfragide para aproveitar a promoção "O presente para a casa? 15€ por cada 150€ em compras" que indicava a letras «gordas» o seguinte: Se o Natal convida a oferecer prendas a quem mais gostamos, porque não oferecer um presente para a casa? De 7 a 13 de dezembro, por cada 150€ em compras, receba 15€ em cartão presente para usar de janeiro a março de 2024. Promoção exclusiva para membros IKEA Family.*
Nesse e-mail que recebi, por baixo desta mensagem, referia-se "*Campanha válida para membros IKEA Family com email registado, validado no perfil e com autorização de envio de mensagens comerciais sobre campanhas promocionais. Ganhe 15€ em Cartão Presente por cada 150€ compras na IKEA Portugal. Não aplicável a IKEA Food, Serviços e Cartões Presente. (...)"
No dia 31 de dezembro, recebi um e-mail intitulado "presente" no valor de 15 EUR, pelo que questionei os serviços de apoio ao cliente se o valor era o correto atendendo a que havia gasto mais de 300 Euros, o que significava que deveria receber um voucher de 30.
A resposta foi a de que um dos produtos que adquiri (pacote de bolachas) se enquadra no IKEA FOOD, o que significa que já não atingi os 300 EUR, perdendo assim 15 Euros.
É de realçar que nem na fatura nem no expositor era mencionado que o artigo se enquadrava no IKEA FOOD, presumindo que esta categoria se cingia apenas à zona da restauração ou à área exterior de venda de refeições e artigos de alimentação à própria loja (após saída das caixas de pagamento).
Apesar de ter referido o parágrafo anterior ao apoio ao cliente, não mais recebi resposta com indicação cabal a referir onde se encontrava a indicação de que o produto que adquiri é do IKEA FOOD, partindo do pressuposto que se conformaram.
O presente serve para alertar todos os consumidores relativamente a estas campanhas que possuem, muitas vezes, particularidades nublosas em prejuízo dos clientes e onde, aparentemente, o IKEA também pratica.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024
IKEA
10 de janeiro 2024
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção e consideração.

Relativamente ao exposto, verificámos que foram prestados todos os esclarecimentos acerca da nossa campanha, tendo sido devidamente informado que, segundo as condições da mesma os artigos de IKEA Food, Serviços e Cartões Presentes não seriam contemplados na campanha.

Não obstante, é importante referir que na IKEA procuramos constantemente meios de aperfeiçoamento aos nossos métodos e, nesse contexto, agradecemos a oportunidade concedida para a melhoria dos nossos serviços.

Atenciosamente,
IKEA Portugal
Jairo Campos
Jairo Campos avaliou a marca
29 de fevereiro 2024

Uma marca internacionalmente reconhecida que não se pauta por procedimentos transparentes e que, ao invés de assumir o erro, coloca o ónus no cliente, nomeadamente quando não apresenta o grupo de artigos (IKEA FOOD) visível aos clientes nos expositores, dando apenas como resposta que determinado produto não pertence a esse grupo específico.