Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Problemas com a montagem da cozinha ikea

Camila Fernandes
Camila Fernandes apresentou a reclamação
22 de setembro 2019
Eu e o meu marido estamos insatisfeitos com a Ikea. Compramos uma cozinha Ikea com os serviços de retificação de medidas e montagem. Apesar dos colaborados da Ikea referirem que a secção de cozinhas é uma secção muito especifica da Ikea, os serviços de medidas e montagem são prestados por uma empresa terceirizada.
A retificação das medidas foi efetuada na última semana de agosto. Foi necessário fazer algumas alterações na planificação inicial, como substituição de um móvel de 30 cm para um de 20 cm e a adição de alguns painéis para um melhor acabamento da cozinha. O colaborador da empresa terceirizada também verificou as ligações de água, canos e ligações de gás, referindo que estava tudo certo para a montagem da cozinha.
Prosseguimos com a compra da cozinha. A entrega do material foi efetuada no dia 17 de setembro. Tivemos o cuidado de verificar a encomenda e constatámos que faltava a calha de suspensão, imprescindível para a montagem dos móveis superiores. Nesse mesmo dia, e para não haver atrasos na montagem, fomos à Ikea solicitar a calha de suspensão.
No dia da montagem, dia 18 de setembro, a equipa terceirizada não tinha as alterações feitas na planificação inicial. Portanto, iniciaram a montagem com as nossas indicações e seguindo a planificação desatualizada disponibilizada pela Ikea. A equipa de montagem verificou a falta de alguns itens para a total montagem, bem como, por outro lado, material desnecessário para a montagem. Além disso, verificou também que um tubo de esgoto impedia a montagem de um dos móveis (algo que deveria ter sido visto e chamado a atenção na retificação de medidas). Por fim, a equipa de montagem elaborou um relatório onde justificou o porquê de deixar a cozinha incompleta.
De forma a agilizar o processo de correção da montagem, dirigimo-nos à Ikea nesse mesmo dia e falámos com um colaborador do apoio ao cliente que inseriu esta informação no sistema, dizendo que seriamos contactados em breve para a resolução do problema. Esperámos até dia 20 de setembro, dia em que tentámos ligar para o apoio ao cliente, mas sem sucesso, mesmo solicitando o pedido de contacto por parte da Ikea. Entretanto dirigimo-nos novamente à loja para perceber em que estado se encontrava o processo. Outro colaborador da empresa referiu que o relatório da montagem ainda não tinha dado entrada no sistema. Perguntámos se não poderíamos reservar uma vaga para a correção da montagem da cozinha (vaga essa que seria no dia 24 de setembro) à qual nos responderam que não seria possível sem o relatório da empresa de montagem.
Ainda à espera da chamada do apoio ao cliente da Ikea dirigimo-nos novamente à loja no dia 21 de setembro. Foi-nos dito que o nosso processo já estava em andamento, mas que não teria sido resolvido devido a um problema de baixa no sistema. Seriamos contactados no dia seguinte por volta das 10h da manhã para resolução do problema, tal não aconteceu. No dia 22 de setembro, domingo, data desta reclamação, resolvemos ligar para o apoio ao cliente que nos indicou que haveria uma vaga de montagem para dia 8 de outubro (mais de duas semanas depois). Insatisfeitos, dirigimo-nos novamente à loja Ikea para tentar arranjar outra alternativa, pois esperar duas semanas para acabarem a montagem da cozinha é algo impensável. O colaborador do apoio ao cliente da loja disse-nos que não poderia fazer a alteração da data. Pedi para chamar o responsável de serviço da loja, o qual não se dignou a vir falar connosco, resolvendo a questão por telefone com o colaborador do apoio ao cliente. O colaborador indicou que a loja teria uma equipa de montagem própria para situações consideradas de emergência e que poderiam desta forma solucionar este problema mais rapidamente, mas como esta equipa não trabalha ao fim-de-semana não haveria forma de entrar em contacto com os mesmos, ou seja, mais uma vez teríamos de esperar mais um dia para resolverem a nossa situação.
Neste momento, a Ikea marcou a montagem da minha cozinha para dia 8 de outubro, 3 semanas depois da data à qual a minha cozinha já deveria estar pronta.
Vinco que fizemos os possíveis para impedir que isto acontecesse e que todos os imprevistos e atrasos foram causados pelo Ikea e/ou pela empresa terceirizada.
Acabo esta reclamação referindo que o serviço dito especializado de montagem custou-nos mais de 700 euros. Esperávamos que a Ikea tratasse os seus clientes com melhor cuidado e atenção. Gostava de saber porque não nos foi dito antes que haveria um serviço de urgência para montagens. Estamos em pleno século XXI, uma empresa de renome internacional não pode justificar os atrasos com falhas de sistema, sem terem a capacidade de resolver eventuais problemas através de outros meios.
Data de ocorrência: 22 de setembro 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal

Como é possível estes senhores tratarem os clientes desta maneira sem serem penalizados com multas pesadas, para que passem a ser responsáveis pelas burlas e aldrabices, transtornando a vida a milhares de clientes. Onde está a nossa fiscalização?