Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Imprensa Nacional Casa da Moeda68.5
Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A.
  • Av. António José de Almeida
  • reclamacoes@incm.pt

Imprensa Nacional Casa da Moeda - Livro reclamações e emails, sem funcionarem

A apresentou a reclamação
27 de novembro 2023 (editada a 28 de novembro 2023)
Venho por este meio apresentar três reclamações, uma reclamação sobre o não funcionamento do livro de reclamações do incm, outra reclamação por o incm ter as caixas e email cheias e rejeitarem os meus emails, e outra reclamação por o incm ter bloqueado o meu endereço de email.
a) Desde o dia 23 de novembro que não é possível submeter reclamações referentes à SU eletricidade. Já passaram vários dias, e o problema mantem-se, não é possível reclamar da SU eletricidade. Envio screenshot em anexo.
b) No dia 24, após várias tentativas para submeter a reclamação referente à SU eletricidade, sem sucesso, contactei a linha telefónica do incm que me deu um endereço de email (lre.suporte@incm.pt). Enviei um email para esse endereço do incm, e recebi uma resposta do incm a dizer que a caixa de email estava cheia, e que o meu email foi rejeitado. É ridiculo de tão estúpido que é, as caixas de emails onde recebem email dos consumidores estarem cheias para não receberem emails. Envio screenshot em anexo.
c) No dia 27, após novas tentativas para submeter a reclamação referente à SU eletricidade, enviei novamente email para o endereço que me foi dado pela linha telefónica do incm. Recebi uma resposta do incm a informar que o meu endereço foi bloqueado no incm. Envio screenshot em anexo.

Agradeço resposta do incm às seguintes questões:

1. Porque motivo após vários dias, continua a não ser possível submeter reclamações referentes à SU eletricidade?
2. Porque motivo as caixas de emails do incm estão cheias e rejeitam os emails?
3. Porque motivo o incm bloqueou o meu endereço de email?

Envio screenshots em anexo.

Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 23 de novembro 2023
29 de novembro 2023
Boa tarde, agradecemos as questões colocadas e as nossas respostas às questões colocadas são as seguintes:
1 - Verificámos que foram submetidas com sucesso 3 reclamações contra a SU eletricidade, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, pelo que a dificuldade apresentada se referirá à intenção de apresentar reclamações adicionais contra o mesmo operador económico. Tal questão poderá estar relacionada com o facto de ter sido implementado um mecanismo de segurança que se verificou imprescindível face ao uso de meios não humanos para submissão de reclamações. No entanto, iremos analisar a situação que descreve.
Cumpre ainda apelar para o uso responsável do LRE, considerando o prazo de resposta legalmente estabelecido (15 dias úteis). Assim, se o conteúdo da reclamação que pretende apresentar for o mesmo, aconselhamos que aguarde pela resposta do operador e, caso não vá de encontro com as suas expectativas, sugerimos que exponha a situação à entidade reguladora do setor em questão.

2 - O endereço lre.suporte@incm.pt é uma lista de distribuição, que encaminha a mensagem para outras e, com efeito, uma dessas caixas de correio estava cheia, pelo que despoletou o referido aviso. Esta situação já foi regularizada.

3 - Este tratamento e bloqueio da mensagem resulta do endereço que está a ser usado, email do domínio “gmail.com” com várias letras e números intercalados, tendo sido classificada como spam e por esse motivo bloqueada.

Com os melhores cumprimentos
29 de novembro 2023
1. Se o espaço para descrever a situação permitisse mais carateres, não haveria necessidade de continuar a reclamação na reclamação seguinte.
(O mesmo acontece no livro físico, quando o texto da reclamação não cabe todo no espaço livre da primeira reclamação, a continuação é na segunda ou terceira reclamação).
Neste caso, no livro de reclamações eletrónico, não havendo restrições físicas, o número de carateres poderia sem bastante maior, para ser possível descrever com detalhe os problemas.
Se o incm verificar a última reclamação efetuada referente à SU eletricidade, podem constatar no final, a indicação que a reclamação continua, pois tem essa indicação: "... Continua ...".
Neste caso acabou por não continuar, pois o incm não me permitiu continuar.
Também poderá ser necessário indicar dados adicionais, e ser necessário enviar outra reclamação com essa informação adicional.
Eu já tinha chegado a essa conclusão, que está limitado a 3 reclamações, quer seja continuação da anterior ou não.

2. O incm diz que "uma dessas caixas de correio estava cheia, pelo que despoletou o referido aviso. Esta situação já foi regularizada".
Analisando a situação, não terá sido apenas uma caixa de correio cheia,
Há 5 dias que eu recebo emails do incm a informar que ainda não foi possível entregar o meu email nos seguintes endereços:
- lre.resposta@incm.pt
- PCM.lre.suporte-INT@pcm.crm.incm.int

3. O incm sabe quantos milhões de pessoas têm contas no Gmail? O incm sabe que o próprio Gmail sugere endereços com números e letras?
Não serve como desculpa bloquearam um endereço de email só por ser do Gmail, e ter números e letras, pois é ridiculo.
29 de novembro 2023
3. a) O meu endereço de email mais uma vez está bloqueado pelo incm, conforme screenshot em anexo.
3 de dezembro 2023
O INCM DISSE UMA COISA, MAS A REALIDADE É OUTRA COISA BEM DIFERENTE!
Além disso, já estamos em Dezembro, e o problema mantém-se!

1. Ainda não é possível continuar a reclamação relativa à SU eletricidade no livro de reclamações eletrónico.

2. No dia 29, o incm disse que a situação dos emails estava regularizada, mas...
A SITUAÇÃO NÃO ESTAVA REGULARIZADA COMO O INCM INFORMOU, POIS APÓS ESTA DATA AINDA RECEBI EMAILS A INFORMAR QUE HOUVE FALHA NA ENTREGA DO EMAIL.

3. No dia 28, por email, o INCM disse que o meu endereço de email foi bloqueado porque "foi um erro informático momentâneo".
No dia 29, aqui no Portal, o INCM já disse que o "bloqueio da mensagem resulta do endereço que está a ser usado, email do domínio gmail.com".
No dia 3 de Dezembro o meu endereço de email continua bloqueado.
O INCM DISSE QUE FOI UM ERRO INFORMÁTICO MOMENTÂNEO, MAS JÁ ESTAMOS EM DEZEMBRO, O PROBLEMA MANTÉM-SE!!
11 de dezembro 2023
Caro A
Agradecemos as questões colocadas que nos permitem esclarecer algumas das funcionalidades da plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico.

Sobre o ponto 1. O campo de texto está efetivamente limitado a 2 000 caracteres, existindo inclusivamente um contador no canto inferior direito que apresenta o número de caracteres ainda disponíveis e é atualizado de forma automática à medida que é inserido texto.

É igualmente apresentada a forma de obviar este constrangimento através da mensagem:
“Tenha em atenção que este campo é limitado em número de caracteres (máx. 2000). Caso a sua reclamação exceda este limite, utilize por favor os anexos.”

De referir que podem ser anexados até 3 ficheiros, cada um deles com uma dimensão máxima de 2 MB.

Relativamente aos pontos 2 e 3 estamos a analisar a situação reportada e informaremos tão breve quanto possível.

Com os melhores cumprimentos
12 de dezembro 2023
Ainda a aguardar resposta aos pontos que indiquei anteriormente
20 de dezembro 2023
Ainda aguardo resposta aos pontos que indiquei anteriormente
A avaliou a marca
29 de março 2024

A INCM não funciona, pois bloqueia os emails dos clientes, não responde a emails, não atendem as chamadas, o LRO é um lixo. Enfim, nem sei para que existe.