IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Carta de condução

Fabiano Oliveira apresentou a reclamação
16 de janeiro 2020 (editada a 30 de junho 2021)
Gostaria de comunicar minha indignação que após ir ao IMT Faro. passado tres meses me informaram que havia passado do prazo para requerer a troca da carta de condução de forma convencional,que sendo assim teria que fazer prova de direção para conseguir tal direito.
Acontece que em diversos sites e inclusive no IMT o prazo consta como 180 dias ou seja eu nao precisava fazer a prova pois estava dentro do prazo.
Apos esperar quase 2 anos para fazer a tal prova( uma vergonha), invalidar minha CNH Brasileira pois nesse tempo de demora a mesma venceu,depois de me mudar para o Porto( na ocasiao morava em Portimao) fui fazer a tal prova( 500km do Porto, gastos com aviao, deslocamento etc), peguei um profissional grosso, despreparado e com objetivo unico de me “chumbar” no exame.
Conclusão hoje estou sem minha carta que me faz imensa falta, mesmo apos 20 anos dirigindo no Brasil, e agora mudam a lei com prazo para 2 anos?
Me sinto imensamente prejudicada, pois preciso levar meu filho a escola que é longe de Valongo, o sistema de transportes aqui é precário e agora sou obrigada a voltar para a auto escola pagar 900€ e correr o risco de ser reprovada novamente?

Gostaria que algo fosse feito a respeito, que considerassem a informação e a negação na epoca de nao trocar a minha carta, preciso muito deste documento, sou cidadã Portuguesa cumpridora dos meus deveres e obrigações e não acho justo passar por isso.
Data de ocorrência: 16 de janeiro 2020
16 de janeiro 2020
Exmo(a) Fernanda Silva,

Agradecemos a sua exposição nr. 35758820 no dia 2020-01-16 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
26 de janeiro 2020
Aguardo que essa situação seja reconsiderada, uma vez que a Lei hoje é de 2 anos, isso esta me prejudicando imenso, pois preciso levar meu filho a escola que fica a 18km da minha morada, por favor tenham compaixão a uma mãe que depende da carta para poder resolver essas questões, tenho mais de 20 anos de carta, nunca sequer tive uma coima e hoje nao posso conduzir.
Ou se for conduzir tenho que pagar no mínimo 700€ e não tenho condições.
30 de janeiro 2020
Bom Dia,

Reiteramos a resposta anteriormente dada.

Acresce informar que os processos são analisados e diferidos mediante ordem de entrada, verificando-se algum atraso devido ao enorme número de solicitações.

Com os melhores cumprimentos
5 de fevereiro 2020
Compreendo e fico a aguardar.
25 de março 2020
Boa Tarde
Informamos que foi feito à data de hoje, novo pedido de insistência, para o departamento competente para análise e resposta.
Lamentamos a demora.

Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
5 de maio 2020
Estou à aguardar uma resposta, entendo que o processo seja demorado mas minha reclamação ja tem 5 meses.
8 de julho 2020
Estou desde janeiro a respeito de uma reivindicação e é uma vergonha toda essa demora em responder sobre a minha questão, estamos ate hoje sem carta e sem poder se deslocar para levar nosso miudo a escola.

Peço mais uma vez encarecidamente que vejam o processo, se a lei mudou para 2 anos seria justo poder fazer a carta sem a necessidade de prova.

Fico a aguardar..
11 de setembro 2020
Nenhuma resposta até agora, nenhuma satisfação, estou mesmo sem esperança nenhuma de atendimento junto ao imtt.
Lamentável...,

Sem mais...
7 de outubro 2020
Até quando devo esperar uma resposta do Imt? Passados 10 meses e nenhuma solução, nenhuma resposta, simplesmente ignoram os pagadores de impostos e dependentes deste órgão!
12 de dezembro 2020
Continuo a espera de uma repostas por parte do Imtt, entendo que por conta da situação pandemica as coisas podem demorar, mas ja faz 10 meses que fiz a reclamação e nenhuma resposta me foi dada, isso mostra que o órgão nao esta nem um pouco preocupado em resolver e atender o cidadão pagadores de todos os impostos.
Nao sej mais o que fazer para resolver minha situação com 2 filhos e sem poder conduzir.
5 de maio 2021
Um absurdo mais de 2 anos esperando uma resposta do Imtt e consideram a reclamação como inativa.
Inativo esta esse lixo de Imtt, órgão que nao serve para nada, nao tem o minimo respeito pelo contribuinte!
Uma verdadeira vergonha.
Fabiano Oliveira avaliou a marca
15 de janeiro 2022

Vergonha, simplesmente uma vergonha!