Institutos Públicos

IMPIC - Denuncia de anúncio fraudulento de imóvel

Maurício Albano Rodrigues
Maurício Rodrigues apresentou a reclamação
20 de outubro 2020
Contactei o IMPIC para o email Geral@impic.pt, a denunciar um anuncio fraudulento (https://www.idealista.pt/pro/habitat/imovel/30716385/) no Idealista de uma suposta imobiliária.
As fotos constantes nesse anúncio não são do apartamento anúncio tendo sido roubadas de outro anúncio.
Fiz esta denúncia a 21 de setembro e até hoje não foi feito nada nem sequer me contactaram.
Data de ocorrência: 20 de outubro 2020
21 de outubro 2020
Informamos que rececionamos a sua queixa e mesma se encontra em tratamento, caso pretenda obter mais informações contacte-nos através dos canais oficiais indicando a referência Q/1391/M/2020
Maurício Rodrigues
21 de outubro 2020
O problema é que o anúncio fraudulento está publicado há mais de um mês. Eu denunciei o caso à IMPIC há precisamente um mês e nada foi feito. Entretanto o anuncio mantém-se online enganando as pessoas e descredibilizando o sector do imobiliário.
26 de outubro 2020
Maurício Rodrigues
27 de outubro 2020
Significa que do ponto de vista do IMPIC, o facto de no anuncio em questão estarem a serem exibidas fotos de outro apartamento não constitui problema?

Também tentei entrar em contacto com o anunciante quer por mensagem dando indicação de que gostaria de visitar o apartamento, quer ligando para o número de telefone do anúncio, mas não obtive qualquer resposta.

Um pormenor que é facilmente observável e que prova que as fotos não são do apartamento do anuncio, é que este indica que o apartamento não tem aquecimento. Ora, nas fotos Vê-se que tem aquecimento central. Verifica-se mais uma vez que as fotos não correspondem ao apartamento anunciado.
Esta resposta tem um anexo privado
11 de novembro 2020
Caso pretenda obter informações sobre o seu processo contacte-nos através dos canais oficiais para o e-mail geral@impic.pt indicando no assunto o numero do processo Q/1391/M/2020