41.0
Whirlpool Portugal SA

Indesit Electrodomésticos - Recusa de reparação

Tiago Correia apresentou a reclamação
14 de janeiro 2024
A 2-12-2021, foi adquirido uma MLL * PROIBIDO * 2B19, SN: 869991586850452129038418., à PC Diga.

Começou a ser utilizada em AGOSTO2022, e em SETEMBRO 2022 verificou-se uma avaria da resistência eléctrica que não aquecia a água.
No âmbito da garantia, a INDESIT recusou-se a substituir o equipamento tendo enviado a minha casa a BRL - Repair Assistance, Lda (NIF 516046780) para substituir a referida resistência eléctrica, e no final de Outubro 2022 a MLL estava operacional.

A 8.JANEIRO.2024, ocorreu de novo a avaria da mesma resistência eléctrica (a água não aquece e não se dissolve a pastilha), e tendo contactado a BRL - Repair Assistance, Lda,, ao que me respondeu que estaria fora do prazo de garantia pelo que não iria proceder à reparação.

Existem nesta situação, dois cenários:

CENÁRIO 1 : Ou a nova resistência eléctrica avariou, e essa peça está dentro do período da garantia da peça, pelo que a mesma terá de ser substituída;
CENÁRIO 2: ou BRL - Repair Assistance, Lda fez um diagnostico errado a 10.OUT.2022, pois a MLL tem um problema eléctrico grave que conduz a danificação da resistência eléctrica, pelo que a MLL terá de ser substituída na integra, como eu solicitei e expos a 13.OUT.2022

Agradecia o vosso contacto de modo a apresentarem a solução para o caso.
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2024
15 de janeiro 2024
Exmo Senhor,

Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que iremos analisar a situação que nos reporta.

Lamentamos desde já a situação.

Melhores Cumprimentos
17 de janeiro 2024
Exm.ºs Sr.ºs,

De modo a ser bastante claro, agradeço que tenham em conta o histórico dos factos.

A MLL, apesar de adquirida a 2-12-2021, apenas começou a ser utilizada em Agosto.2022, e desde a primeira utilização, verificou-se que a mesma não funcionava correctamente.

Eu próprio, a 13.OUTUBRO, solicitei a substituição integral do equipamento, no âmbito da garantia do equipamento, pois certamente em numero de deslocações e peças, seria uma situação dispendiosa para V.ª Ex.ª., e que eu não teria qualquer interesse nisso. Apenas pretendia um equipamento em bom funcionamento, pelo qual dispendi o valor que foi cobrado.

Foi a Indesit, que quis apenas subsituir as peças que foram possíveis de verificar, e assumir o risco de uma eventual extensão de garantia.
Na altura, e pelos despistes que realizaram, o que procuraram foi colocar a MLL a funcionar, e não foram realizados ensaios exaustivos que permitissem aferir com real rigor, o porquê da maquina ter vindo de fábrica e esta nunca ter funcionado correctamente.

Em tese, poderá estar em causa uma patologia não detectada, que provocou a avaria da resistência térmica que aquece a água. Face ao exposto, a assunção de riscos de apenas a substituição da peça, e não da totalidade do equipamento, como foi solicitado, foi uma opção da inteira responsabilidade da Indesit.

Contactaram-me hoje, com a proposta de na eventualidade da avaria não ser da resistência térmica, seja cobrado o valor de deslocação de 49€(IVA incluído), o que não me parece razoável, pois terão sempre de verificar se de facto a avaria é da peça substituída ou não, e esse encargo não pode ser imputado ao cliente, que aqui é a parte lesada.

Na eventualidade de a avaria ser de outra natureza, põe-se ainda duas questões/cenários:

1. Uma eventual "nova" avaria, sem ser da resistência térmica, pode ter provocado a avaria da resistência térmica? Se pode, então corremos o risco de que a anterior vistoria, não tenha sido exaustiva o suficiente. Pelo que não deverá haver encargos para o cliente.

2. Uma eventual "nova" avaria, sem ser da resistência térmica, e que em nada influência o funcionamento da mesma. Aí sim, agradecia o vosso orçamento para reparação da mesma. Esse orçamento será analisado, e então poderei dizer se justifica ou não, face ao preço de aquisição de uma nova.

Assim, agradeço a vossa deslocação para verificarem o trabalho que foi executado em Outubro2022, e digam de vossa justiça. O que pretendo, é uma MLL que funcione bem.
Mais uma vez refiro, que por essa deslocação, não vejo qual o enquadramento, que sustente uma eventual imputação de custos, pelo que não considero a mesma equacionável.
Fico a aguardar a informação de quando pretende realizar essa vistoria, sem custos.

Tiago Dias Correia
17 de janeiro 2024
Exmo Sr.

Verificamos visita agendada para dia 24.01.2024

Cumprimentos
22 de janeiro 2024
Exms Srs.,

Grato pela vossa compreensão!
Queiram por favor transmitir à BRL - Repair Assistance, que esta deslocação, não tem lugar a qualquer cobrança.

28 de janeiro 2024
Exm.ºs Sr.ºs,

Segue em anexo a folha de serviço de assistência técnica, realizada no passado dia 24.JAN.2024.

É curioso no campo de "Sintoma / Motivo da chamada" , V.ª Ex.ªs darem instruções Específicas à BRL - Repair Assitance Lda, para que apenas se abrange na garantia no caso da peça danificada, seja a mesma que foi substituída em OUT.2022, mesmo depois das trocas de comunicações que atrás se expõem.
Não se percebe como a vossa comunicação com um cliente é tão lacônica, e com a vossa reparadora é tão específica...

Mais, foi-me cobrado um valo de 49,20€, para os quais os senhores nunca me esclareceram conforme pedi a 17.JANEIRO.2023, nem vejo legitimidade para essa cobrança, pois se tivesse sido claramente informado deste valor, tinha recusado a visita!

Foi-me então dito, que existia (mais uma) peça danificada: A bomba de Lavagem, e que a sua substituição/reparação teria um custo (simpático) de 149€.

Não me parece de todo equilibrado, ser-me imputado um custo de 198€, quando a máquina nova custou-me 320€, nunca funcionou convenientemente, e os senhores sempre se recusaram em substituir o equipamento...

Uma resistência de aquecimento, uma das razões que pode levar ao seu dano e sobreaquecimento, é precisamente a mesma não estar permanentemente em água. Uma falha na Bomba de Lavagem, pode provocar precisamente um cenário de uma resistência de aquecimento não estar permanentemente em água. Ou seja, é bastante provável que na altura da primeira reparação, esta peça já funciona-se mal.

Nesse sentido, agradecia o envio da informação dos testes efectuados sobre estes dois componentes que constituem a Máquina de Lavar Loiça, para que de forma clara e isenta, se demostre que de facto a máquina não se encontra abrangida pela garantia.

Tendo em conta de todo o histórico atrás descrito, o que me propõem V.ª Ex.ªs?

Obrigado.
12 de fevereiro 2024
Exm.ºs Sr.ºs,

Entraram em contacto comigo da BRL - REPAIR ASSISTANCE, LDA, a 1.FEV.2024, a informar que a situação reportada estaria ao abrigo da garantia, pelo que iriam substituir as peças danificadas sem qualquer custo. A 7.FEV.2024, deslocou-se a minha casa um colaborador da BRL - REPAIR ASSISTANCE, LDA para efectuar a troca das peças, efectou-se um ensaio rápido para testar se a máquina estaria funcional, e pelo que parece, não se detectou nenhuma não conformidade.

Ao fim do dia, quando coloquei a MLL a trabalhar, ao fim de 15 minutos fez um sinal sonoro, a máquina parou, e a luz do botão de ligar a máquina encontra-se a piscar rapidamente.
Nota-se que a máquina tem água, mas a mesma está fria, e a pastilha não é libertada.

Verifiquei a ligação de água, encontra-se o filtro limpo e com pressão.
Verifiquei o escoamento, e não apresenta qualquer entupimento.

Assim agradeço, assim que vos seja possível, agendem uma visita para reparação do equipamento.

1 de março 2024
Exm.ºs Sr.ºs,

Hoje, dia 1/03/2024, deslocou-se uma equipa da BRL - Assistance Lda, e após nova inspecção, chegaram à conclusão que a Resistência eléctrica que aquece a água se encontra danificada necessitando de ser substituída.

Não sendo técnico, e tendo informado que a máquina não tinha água quente, cheguei à mesma hipótese de conclusão a 8.JAN.2024, conforme informei a 14.JAN.2024.

Regista-se que este defeito, é reincidente, mesmo após tentativa de reparação e de substituição.

Não posso deixar de constatar, que a visita realizada a 24.JAN.2024, não foi suficientemente exaustiva e competente (tal como a anterior realizada a 10.OUT.2022) pois certamente é relativamente fácil verificar se da máquina sai água quente ou não.

Tendo e conta a todo o histórico, o grande prejudicado sou eu, e vejo-me impossibilitado de lavar a minha loiça desde Janeiro, causando um grave inconveniente para com as minhas rotinas diárias.

Creio que é entendível que a situação não é de grande complexidade, mas não posso tirar outra ilação, que não seja que quer as vistorias, quer as reparações/substituições, não têm sido bem efectuadas.

Podemos ambos contatar, que desde o dia 14.JAN.2024, se encontram ultrapassados os 30 dias para reparação e substituição das peças, pelo que proponho três cenários:

Cenário 1: Reparação da resistência eléctrica até ao dia 14.MAR.2024;
Cenário 2: Substituição do Equipamento ate dia 30.MAR.2024;
Cenário 3: Devolução do valor da compra;

O transtorno nas minhas rotinas diárias, não permite outra negociação temporal, e como refiro, encontram-se ultrapassados os 30 dias para resolução do defeito comunicado a 14.JAN.2024

Relembro ainda, que no dia 24.JAN.2024, foi indevidamente cobrado o valor de 49€ (IVA incluindo), e o valor ainda não me foi devolvido.
Agradecia que me contactassem via e-mail, por forma a que eu possa indicar qual o IBAN para o qual deverão efectuar a devolução desse dinheiro, assim como para me informarem de qual dos três cenários apresentados, V.ª Ex.ªs pretendem resolver a situação.

Esta resposta tem um anexo privado
Tiago Correia avaliou a marca
1 de abril 2024

Foi preciso colocar de forma pública a reclamação, para que a mesma fosse atendida

22 de janeiro 2024

Exms Srs.,

Grato pela vossa compreensão!

Boa tarde Tiago,

Mais informo que por lei, a cada intervenção, o período de garantia é estendido por mais 6 meses.
A Indesit e as suas equipas técnicas têm indicações para "fugir às responsabilidades", desejo-lhe melhor sorte que a que me calhou.
Não seja brando com eles e, no caso de nos prazos estabelecidos por lei não serem cumpridos, abra uma reclamação no tribunal arbitral do consumidor.
Os melhores cumprimentos,
Leandro Rocha