Instituto Nacional de Emergência Médica
  • inem@inem.pt

INEM - Emergência recusada

ALPDSilva apresentou a reclamação
6 de novembro 2023
No dia 3 de outubro do corrente ano, o meu pai contactou o 112, no sentido de acionar o INEM e levarem a minha mãe para as urgências do hospital de Viseu. Porém, foi-lhe negada a situação de emergência e o técnico do INEM forneceu o contacto telefónico dos bombeiros voluntários de Viseu para transportarem a minha mãe ao hospital, por insistência do meu pai perante a recusa da emergência. Como os bombeiros voluntários de Viseu não localizavam a minha casa, entraram em contacto comigo e eu, de imediato, contactei o INEM para mostrar a minha indignação. Quando ao telefone relatei a situação, a técnica do inem pediu-me a morada e disse-me que, por vezes, pode ocorrer uma situação de erro do técnico em não considerar situações de emergência quando efetivamente o são. Relatei também que a minha mãe já tinha sido levada às urgências do hospital há 3 dias atrás e que esteve na unidade de cuidados intensivos, pelo que não era racional, nem correto o que tinham feito. Quando cheguei a casa, encontrei a minha mãe deitada numa maca e a ter desmaios sucessivos. A bombeira que estava junto dela disse-me que isto acontecia pela falta de oxigenação do cérebro, uma vez que o coração estava a bater muito lentamente, mas que não tinham qualquer tipo de equipamento para a socorrer. Posteriormente, chegou o INEM que a levou e a minha mãe esteve na sala de emergência do hospital, dando entrada novamente na UCI. Os bombeiros emitirem agora uma fatura de 30 euros por se terem deslocado a minha morada, porém entendo que a responsabilidade deste pagamento deverá ser da parte do INEM, uma vez que é a entidade que errou e que é responsável pela situação relatada.
Data de ocorrência: 3 de outubro 2023
INEM
13 de novembro 2023
Exma. Senhora,

Informamos que a situação relatada foi analisada e que os devidos esclarecimentos foram remetidos por e-mail.

As reclamações apresentadas pelos utentes permitem ao INEM implementar processos de melhoria relacionados com as suas áreas de atuação.

Melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação
INEM
27 de novembro 2023
Continuo à espera de uma resposta da parte do INEM.
Já respondi á exposição feita pelo INEM e, como cidadã, gostaria que o INEM se dignasse a responder. Há um pedido de reflexão que urge fazer-se e, desse modo, gostaria que o INEM se pronunciasse. Fico a aguardar!
12 de dezembro 2023
Continuo a aguardar resposta.
26 de dezembro 2023
Aguardo resposta.
ALPDSilva avaliou a marca
6 de março 2024

O INEM apresenta falhas e não assume, nem reflete, no sentido de alterar práticas que podem por em perigo a vida das pessoas que recorrem a esta entidade.