Instituto Nacional de Emergência Médica
  • inem@inem.pt

INEM - Reclamacao inem

Isabel Freire apresentou a reclamação
4 de dezembro 2023
Venho por este meio, apresentar reclamação com uma situação ocorrida com os vossos serviços.
Conforme podem verificar pela imagem em anexo, foi efetuada no dia 15/nov/2023 às 09h44, uma chamada para o 112, em virtude da minha mãe se encontrar com muitas dores abdominais, que ocorriam desde a véspera.
Nesse contacto telefónico, e devido à situação de doença crónica como diabetes e doença renal com necessidade de hemodiálise bem como as dores que ela tinha, solicitei o transporte para o hospital numa ambulância.
Respondi a todas as questões que me foram colocadas e expliquei que:
- se tratava de uma doente diabética, praticamente cega com muitas dificuldades de locomoção (anda em cadeira de rodas)
- fazia hemodialise e se tinha sentido indisposta, na véspera na clinica, tendo inclusive o médico da clinica (Nephocare da APDP) ligado a informar da má disposição da Mãe e que se podia dever a duas coisas: uma fatia de bolo que comeu na clínica, e que poderia ter provocado indisposição, ou, que o sangue podia não estar a chegar ao intestino
- já tinha vomitado pelo menos 3 vezes
- estava com suores frios e abundantes e que a roupa de dormir e de cama já tinha sido trocada 2 vezes
- tinha tido 39°C de febre, e que no momento, estava com 38°C . Que já lhe tinha dado BenUron, colocado toalha molhada no pescoço e axilas e dado um duche na tentativa de baixar a febre
- não parava de “gemer/gritar com dores desde as 04h da manhã, tendo sido medida a tensão arterial, a pedido do vosso funcionário que atendeu a chamada.
Qual não é o meu espanto, quando me dizem que EU TENHO que ir com ela ao hospital, mas que NÃO justificava pedir uma ambulância do INEM para fazer o transporte.
Disseram-me que tinha que ligar aos Bombeiros da área de residência e pedir o transporte a modo particular.
Fiquei incrédula com o facto de se terem negado a prestar um serviço para uma situação de emergência, principalmente para uma doente com o historial médico que já referi.
Tivemos que nos deslocar pelos nossos próprios meios para o hospital São Francisco Xavier.
A admissão e a triagem foram feitas por volta das 10h30 (foi atribuida senha LARANJA), no entanto, o tempo de espera para que fosse observada por um médico foi superior a duas horas. Acredito que se tivesse dado entrada no hospital de ambulância não teria que estar tanto tempo em agonia, sem qualquer medicação para as dores.
A situação não justificava o transporte, no entanto, foi diagonsticado uma ISQUEMIA INTESTINAL que obrigou a cirurgia, nesse mesmo dia, e outra no dia 17 de forma a ser colocado um saco de ostomia.
A minha mãe esteve internada no SFX nos cuidados intensivos em coma induzido, tendo sido submetida, em menos de 48 horas, a duas cirurgias de alto risco. Atualmente, ainda se encontra hospitalizada no Hospital de Santa Cruz, sendo que está prevista uma terceira cirurgia para meados deste mês.
Desta forma, e face ao exposto, solicito o envio da gravação da chamada de forma a tomar as devidas medidas legais, e que, da vossa parte seja feita uma auditoria à mesma.
Esta situação será reportada ainda como acto de negligência, tendo em conta o não envio de uma ambulância com os respetivos socorros numa situação de emergência médica, bem como, a má avaliação da situação de urgência por parte de quem atendeu a chamada.
Fico a aguardar a vossa resposta a esta exposição não só por considerar que a minha Mãe foi lesada, mas também que estas situações não se repitam com outras pessoas
Data de ocorrência: 15 de novembro 2023
INEM
13 de dezembro 2023
Exma. Senhora,

Informamos que a situação relatada foi analisada e que os devidos esclarecimentos foram remetidos por e-mail.

As reclamações apresentadas pelos utentes permitem ao INEM implementar processos de melhoria relacionados com as suas áreas de atuação.

Melhores cumprimentos,
Gabinete de Marketing e Comunicação
INEM
18 de dezembro 2023

Acuso a receção da vossa resposta.

No entanto, ja fez um mes no passado dia 15 que , de acordo com as vossas palavras : " .... é entendimento do INEM que o processo de atendimento e triagem não foi realizado corretamente por parte do profissional do CODU."

Estas palavras em nada diminuem o sofrimento do utente e da família, dado que a minha mãe continua internada ( já com 3 cirurgias feitas) e ainda sem previsão de saída do Hospital.

Quero que me digam quais as medidas CONCRETAS que vão ser tomadas por vós relativamente ao :

- serviço que não nos foi prestado;

- péssimo profissionalismo do funcionário que me atendeu;

16 de janeiro 2024
Continuo a aguardar resposta e a minha mãe ainda se encontra hospitalizada, passados 2 meses
30 de janeiro 2024
15 de março 2024
A minha mae faleceu no passado dia 09FEB24 sem qualquer tipo de resposta por parte do INEM.
Isabel Freire avaliou a marca
15 de março 2024