Inspecentro - Inspecção Periódica de Veículos Automóveis S.A

Inspecentro - Negligência em inspeção técnica periódica

José Maria Pinheiro Correia
José Correia apresentou a reclamação
5 de novembro 2021
Na sequência da inspeção periódica que realizei no passado dia 03-11-2021 pelas 18:40, ao meu veículo, no centro de inspeções sito na Zona Industrial da Meadela, Lote 6, 4900-021, Viana do Castelo, e da qual resultou uma avaria no módulo do ABS, venho pelo presente efetuar reclamação com base e fundamento nos seguintes termos:

No momento em que entrei com o meu veículo no centro de inspeções, cuja morada melhor se descreve supra, decidi por pura precaução tirar uma fotografia ao quadrante do mesmo, sendo possível constatar que esta foi tirada às 18:38 do dia 03/11/2021 e que a viatura tinha 98.454 quilómetros, não estando nenhuma luz de avaria acesa no quadrante desta.

Pela V. fatura recibo 2021FR246/26333 pode-se constatar que a inspeção se iniciou às 18:40 do dia 03/11/2021.

Analisando a folha de inspeção do veículo verifica-se que o referido procedimento terminou às 19:02 do dia 03/11/2021, tendo o veículo 98.454 quilómetros, não tendo da mesma sido registadas quaisquer anotações.

No entanto, no momento em que a V. inspetora nº 1864, cujo nome não sei precisar, entrou para o veículo para efetuar o teste à tração e travagem deste, informei a mesma que este tinha tração permanente às quatro rodas e caixa de velocidades automática, para que esta colocasse à vez as rodas do eixo traseiro e dianteiro do veículo calçadas sobre rolos, como tem vindo a ser realizado habitualmente pelo V. centro de inspeções, onde anualmente realizo inspeção a todos os meus veículos bem como da minha família.

Em relação ao meu alerta a V. inspetora respondeu-me que assim o iria fazer.

No entanto, esta aproximou o carro demasiado perto dos "rolos" de teste e colocou a caixa de velocidades na posição neutra tendo o veículo descaído sobre os mesmos, não estando as rodas do eixo traseiro "calçadas" como deveriam, mas sim assentes no chão.

O teste iniciou-se de forma automática de imediato tendo as rodas dianteiras começado a girar fazendo estas um barulho ensurdecedor dando a impressão que alguma peça se estaria a partir.

Solicitei de forma imediata à V. inspetora que parasse o referido teste pois, dessa forma estava a danificar o veículo, não tendo esta obedecido, tendo ainda a mesma tentado dar continuidade ao mesmo, sem ter em conta o barulho que provinha das rodas .

Após isto, outro inspetor que lá estava presente ordenou à mesma que esta parasse o teste e saísse do veículo, tendo o referido inspetor, em primeiro lugar "calçado" uma roda do eixo traseiro do veículo e dado continuidade ao teste.

O mesmo informou-me diretamente que a inspetora em causa não tinha experiência na realização de inspeções em veículos com tração permanente às quatro rodas.

Desta situação resultou o acendimento no quadrante de 3 luzes, a do ABS, do 4x4 e do AIRBAG, tendo o V. inspetor dito que era uma situação completamente normal, pedindo-me que fosse dar uma volta com o carro até que estas se apagassem, o que ao fim de 10 minutos se sucedeu.

No entanto, no dia 04-11-2021, ao sair de casa verifiquei que a luz do ABS estava acesa, tendo de imediato ligado para a oficina onde habitualmente reparo o meu carro, expondo o sucedido, tendo-me sido dito que tal teste não poderia ter sido realizado da forma que ocorreu.

No dia 05-11-2021, levei o carro às instalações desta oficina tendo sido este metido à máquina para diagnóstico, cujo resultado foi "Avaria ABS - Sentido de rotação inverso de rodas", conforme poderão aferir com a oficina.

Após isto, os mesmos apagaram a referida avaria e vieram comigo testar o carro em estrada, tendo sido diagnosticado numa subida com a direção ligeiramente virada para a esquerda pequenas falhas momentâneas de tração do carro, que não ocorriam até à realização da inspeção supra descrita.

Desta intervenção do mecânico resultou uma fatura recibo no valor de 31,98 euros, o qual desde já venho reclamar.

Além disso, aproveito também para informar que caso em período futuro próximo note o agravamento dos sintomas descritos no ponto 14, deslocar-me-ei à mesma oficina a fim de se apurarem a causa destes, pelo que qualquer reparação ou substituição de alguma peça terá de ser pago por V. exas uma vez que foram os únicos causadores das mesmas por pura negligência desta V. funcionária que no mínimo deverá ser repreendida pois certas ações por vezes têm consequências.

Além disso, deixo a sugestão de que para as viaturas em igual situação ou idêntica à minha, deveriam providenciar às vossas instalações alguma forma de tirar estes veículos dos referidos rolos quando estes têm as 4 rodas suspensas do chão firme, como por exemplo um guincho.

Caso tal não seja possível deveriam encontrar uma forma alternativa de realizar este teste, ou não sua impossibilidade dispensar estas viaturas da sujeição ao mesmo pois estes tipos de carros possuem componentes muito sensíveis, como por exemplo o atuador da caixa de velocidades que costumam ser arrasados com a sujeição dos mesmos ao referido teste.
Data de ocorrência: 3 de novembro 2021
21 de dezembro 2021
Exmo. Senhor,

No seguimento da reclamação apresentada, pelo presente informamos que a mesma foi tida em devida consideração e sobre a qual nos cumpre esclarecer:

Após receção da reclamação, foi solicitado ao centro que efetuasse analise do seu conteúdo e que emitisse justificação para o ocorrido;

Confirmada a ocorrência, concluímos tratar-se de uma falha pontual do inspetor, pelo que esta entidade irá proceder ao pagamento do valor reclamado, solicitando, para o efeito, a emissão de fatura com os seguintes elementos:

- Nome: INSPECENTRO, SA
- NIF: 502957298

Por favor, agradecemos se desloque ao centro fazendo-se acompanhar da respetiva fatura para proceder ao levantamento do montante indicado;

Relativamente às sugestões efetuadas, informo não ser da competência do centro a dispensa da realização dos ensaios;

Resta-nos formalizar um pedido de desculpa pelo ocorrido bem como pelos transtornos causados, na expectativa que a falha verificada não voltará a ocorrer.

J. Carlos Marques
DQ | IC