Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - Mau atendimento

Ricardo
Ricardo apresentou a reclamação
23 de março 2021
Venho por este meio reclamar de todo o atendimento prestado pelo ICNF Coimbra após ter sido iludido e enganado por uma campanha noticiada a nível nacional intitulada #ICNFsomosTODOSnos que consistia na distribuição de 10 árvores da flora autóctone a cada cidadão português mediante o contacto por e-mail ou telefone em cada um dos postos do ICNF pelo país, consoante a área de residência dos requerentes.
No dia 17 de Março, assim que tive conhecimento da campanha (que começava dia 19 de Março) enviei um e-mail com a intenção de participar e requerer as minhas árvores. Sem qualquer tipo de resposta, no dia 18 usei a forma alternativa de contacto, Telefonei para o número indicado na campanha mais próximo da minha área de residência que era o ICNF de Coimbra. Após várias tentativas fui atendido às 15:22 por uma senhora que não se identificou e após ouvir a minha intenção de participar na campanha respondeu o seguinte: "O senhor não precisa de telefonar para aqui, basta enviar um e-mail a indicar o horário que pretende levantar as árvores e indicar-nos o seu nome." Ao qual eu fiz mais algumas questões, se seria necessário fazer mais alguma ação e ela respondeu: "O Senhor só precisa de ir até ao ponto de entrega no horário selecionado e indicar o seu nome. Deverá trazer algo para levar as mudas pois elas podem ir em torrão".
Assim o fiz. Ao terminar a conversa telefónica no dia 18, voltei a redigir e enviar um e-mail para o contacto indicado a requerer as árvores, desta vez indicando como sugerido o local e ponto de recolha (Segunda-feira dia 22 no horário da manhã).
No dia 22 assim o fiz desloquei-me de Anadia para Coimbra em horário laboral, perdendo cerca de 2 horas do dia e duas viagens de cerca de 30Km, para me dirigir ao centro do ICNF de Coimbra na Mata do Choupal (adicionando o facto de estarmos em pleno confinamento devido ao Covid-19). Ao chegar o ponto de entrega pelas 10:30 uma senhora verificou uma lista que tinha junto do armazém de distribuição e indicou-me que o meu nome não constava na lista por isso não poderia entregar-me nada. Eu questionei e expliquei o que tinha acontecido e que não poderia ir embora sem uma explicação, então ela disse para eu ir ao outro edifício administrativo.
Ao chegar ao edifício fui atendido por uma senhora recepcionista à qual expliquei toda a situação e ela indica que teria de esperar pela colega que deveria ter sido ela a falar comigo ao telefone. Ao chegar essa outra funcionária voltei a explicar e ela indica-me que eu teria de ter recebido uma resposta aos meus e-mails caso contrario não poderia levar nenhuma árvore, mas que ia chamar a Eng. Carla para esclarecer a situação. Entretanto nesta espera já estávamos duas pessoas na mesma situação.
A engenheira ao chegar ao local onde esperávamos atendeu primeiro a outra pessoa. Ao voltar passados uns 10 ou 15 min. ia voltar a entrar como se eu não ali estivesse à espera também. E eu chamei a pessoa e disse que continuava à espera e ela explicou a mesma situação que se eu não tinha recebido o e-mail não poderia levantar as minhas árvores, indicando que tinham recebido milhares de e-mails e não conseguiam dar resposta a todos. E eu expliquei que me tinham dito para comparecer por telefone após o envio do e-mail. A engenheira ausentou-se para confirmar as supostas listas e voltou indicando que eu não estava na lista e não poderia fazer nada a não ser ir embora e esperar o contacto. Ainda me indicou que a recepcionista seria primeira pessoa que me atendeu pois o telefonista estaria ausente e como ela não se lembrava de nada, eu provavelmente teria falado com o departamento da Lousã, explicação à qual fiquei incrédulo. Eu expliquei toda a situação aqui relatada e que eu não tinha culpa que o serviço prestado fosse tão errante e mesmo assim ela disse que não haveria nada a fazer pois os pedidos eram bastantes e teriam de voltar a calcular a distribuição de árvores. Eu pedi o livro de reclamações e reportei a situação no local, no entanto não consegui descrever tudo com tanto detalhe devido à limitação de espaço no livro.
Quero reportar que me envergonha como arquitecto paisagista, que o orgão máximo de conservação da natureza no nosso país não tenha capacidade de organizar uma ação desta dimensão e acabe por sensacionalizar uma ação que tem um fundo bom, mas que na realidade não funciona. Se fazem a campanha, espalham a noticia de que tem 50.000 árvores para distribuir 10 a cada cidadão português que se candidata, deveriam no mínimo ter a organização e o profissionalismo para dar resposta a todos os seus participantes, caso contrário considero tudo isto uma campanha fraudulenta e enganadora.
Em relação ao serviço de atendimento do ICNF de Coimbra quero me queixar de todos os elementos que me receberam pois nenhum teve a capacidade de dar respostas concretas ou um mínimo de um pedido desculpa por todo o incómodo causado. Desde a telefonista que me deu informação errada e ainda se queixou por telefone que estava muito cansada, a recepcionista e sua colega que não foram capazes de esclarecer a situação, apenas me mandaram aguardar enquanto esperava por outra pessoa a atender (foram cerca de 40 min de espera entre cada pequena conversa) e a Engenheira superior e responsável pela campanha que logo por começo ignorou a minha presença e atendeu o outro cidadão (talvez por ser mais velho) e por final a desorganização em geral do organismo por permitir que situações destas ocorram.
Sinto-me lesado pelo tempo despendido em horário laboral, assim como os gastos que tive em viagem por erros do ICNF Centro.
Data de ocorrência: 23 de março 2021
Ricardo
Ricardo avaliou a marca
29 de julho 2021

Um serviço como o ICNF deveria ser assertivo, mais claro e transparente, pela importância que tem.