Institutos Públicos

IPST - Cartão de dador - dádiva passa não registada + cartão não recebido

João Rito
João Rito apresentou a reclamação
20 de dezembro 2023
No dia 26 de Agosto de 2023 realizei uma dádiva de sangue. Nesse mesmo dia, tirei dúvidas relativamente ao Cartão de Dador à pessoa encarregue de receber os dadores. A pessoa prontamente recolheu informações minhas e disse que iria gerar um pedido de cartão, para além de que as dávidas passariam a constar na aplicação do SNS 24. Até hoje nada consta na aplicação e não tenho Cartão de Dador.

No site do SNS, referente ao Cartão de Dador de Sangue, é informado de que (passo a citar) "O pedido de emissão do cartão é da responsabilidade do serviço que realiza a colheita, sendo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação responsável pelo seu processamento, emissão e envio ao dador."

Ora, no dia da minha "primeira" dádiva (realizei duas dávidas no passado através do Hospital de Elvas, porém as mesmas não foram contabilizadas, provavelmente devido a corrupção, algo que fui informado ser frequente naquela localidade), pedi que fosse requisitado o cartão. Até hoje.

Como prova da dádiva, tenho um SMS enviada a 29/08 a agradecer pela dádiva, indicando o meu grupo sanguíneo e que a partir de 26/11 poderia proceder a outra dádiva.

No dia 19/12 recebi uma mensagem de um número aparentemente pessoal a indicar que,a 30/12, será feita a última colheita na Quinta do Conde. Respondi a tal número questionando acerca dos assuntos acima mencionados e nada de resposta.
Data de ocorrência: 26 de agosto 2023
João Rito
João Rito avaliou a marca
6 de janeiro 2024

Eu recomendo a marca porque se trata de doar sangue, que é um bem essencial muito importante para muitas pessoas, no entanto em relação ao suporte ao cliente, o IPST é zero.