Institutos Públicos

IPST - Tratamento durante tentativa de doação de sangue

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
2 de setembro 2023
Gostaria de apresentar uma reclamação relacionada à minha experiência na Junta de Freguesia de Belmonte, ocorrida em 2 de Agosto, durante uma tentativa de doação de sangue, da responsabilidade do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Embora compreenda a necessidade de avaliar certos critérios para a doação de sangue, fui tratado de maneira inaceitável pela médica presente no local.
Entendo que existem restrições legítimas para garantir a segurança dos receptores de sangue, mas acredito firmemente que essa avaliação deve ser conduzida com respeito e educação em relação às pessoas que estão dispostas a doar sangue com boas intenções. Infelizmente, esse não foi o caso da médica presente na ocasião, que demonstrou uma atitude rude e desrespeitosa quando ficou claro que eu não atendia aos requisitos para doar sangue.
Acredito firmemente que, independentemente das circunstâncias, todo profissional de saúde deve cumprir seu dever de maneira profissional, mantendo o respeito por todos os pacientes.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2023