Institutos Públicos
2 IMT 88.1
3 IMPIC 73.8
IPST24
Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP

IPST - Fecho do serviço de sangue do hospital dona estefânia

Pedro Miguel Chamorrinha Babaroca
Pedro Babaroca apresentou a reclamação
27 de maio 2021
Venho por meio deste mostrar o meu descontentamento com o fecho do Serviço de Sangue do Hospital Dona Estefânia.
Desde que resido em Lisboa, a grande percentagem das vezes que doei sangue, foi neste serviço. Pela sua proximidade à minha residência, mas principalmente pelo excelente atendimento da médica, enfermeira e auxiliares do referido serviço.
Estando já à algum tempo a funcionar unicamente durante o período da manhã, em dois dias da semana, e possuindo unicamente duas posições de dádiva, sempre senti que este ponto de doação não estava a ser aproveitado devidamente. Num local como este, um hospital infantil, onde por dia passam dezenas, talvez centenas de crianças todos os dias, a capacidade de mostrar às crianças a necessidade e segurança da doação de sangue, não foi colocada em prática, podendo ter sido uma mais valia a longo prazo.
Em tempos como estes, com a atual pandemia, com toda a crise econômica e financeira, os doadores já por si deixaram de se deslocar aos serviços de sangue. Agora com o fecho de mais um ponto de doação, fica mais difícil para nós doadores. Mesmo os próprios trabalhadores do Hospital Dona Estefânia, ficam a perder a capacidade de doar sangue, sem ter que sair do seu local de trabalho, facilitando assim a dádiva de sangue.
Com o fecho deste serviço de sangue, o Hospital São José recebeu um aumento da capacidade de doadores em simultâneo? Tendo em conta a atual situação pandémica, principalmente em Lisboa ao dia de hoje?
Sem nada mais a referir, e em modo de conclusão, quando mais necessitamos da ajuda de todos, o fecho deste Serviço de Sangue, só vem complicar e colocar em perigo, a já escassez de sangue no banco nacional de sangue.
Data de ocorrência: 27 de maio 2021