Irobot Portugal, Unipessoal Lda
  • irobotpt@irobot.com

iRobot - Falta de assistência na garantia

Bruno Ventura apresentou a reclamação
6 de janeiro 2021
Em Dezembro de 2018 comprei na Worten um Roomba 896. Passado um ano uma das peças de plástico que protege os sensores da placa simplesmente estalou , devido a péssima qualidade de plásticos utilizados nestes aspiradores. Passado mais umas semanas aconteceu a mesma coisa na peça que protege o outro sensor. Não são as únicas peças interiores a apresentar desgaste pela má qualidade e se for o caso poderei partilhar fotos de outras peças no mesmo estado.
Primeiro realizei a reclamação na Worten que não resolveu rigorosamente nada (péssimo serviço aos cliente) e mandou reclamar com o fornecedor.
Após reclamação em outubro de 2020 com iRobot Portugal recebi a informação que sensores são parte da placa do Roomba 896, sendo que não é possível reparar, apenas se podem trocar por um novo Roomba, orçamento de 350 euros.
Pelo que li este valor até parece uma fotocópia de outras queixas de clientes a esta marca, não está bom comprem um novo porque o arranjo não vale a pena.
Uma resposta simples e seca para quem simplesmente mandou arranjar um produto que se encontra na garantia.
Como se não bastasse recebo por parte deles a seguinte pergunta “ Consegue indicar-nos de forma exacta onde quebrou estes sensores? O Roomba caiu, ou aconteceu alguma coisa ao Roomba 896?”

Foi a cereja no topo do bolo!
Mas respondi o seguinte para os serviços:

“Customer By CSS Email (Bruno Ventura) (10/19/2020 08:28 PM EEST)

Antes de tudo agradeço a sua ajuda na resolução do problema.

Envio em anexo comprovativo da compra do aparelho onde pode verificar que se encontra no período de garantia.

Conforme tive oportunidade de comentar no passado com o seu colega Luís e hoje telefonicamente consigo, o Roomba 896 não teve qualquer tipo de mau uso e não apresenta um estado deteriorado, bem pelo contrário está bem estimado.
O que lhe posso garantir é que em casa não tenho degraus, não tenho animais e também não tenho crianças pequenas, que por algum descuido pudesse danificar o aparelho.

O Romba tem servido única exclusivamente para realizar um trabalho de manutenção normal na limpeza da casa de 3 a 4 vezes por semana.
Não sou nenhum entendido na matéria mas o uso exaustivo da abertura da gaveta do lixo onde tem os sensores nas laterais não se encontra na melhor posição, pois com o uso da gaveta um dos plásticos de protecção do sensor partiu e nas semanas seguintes partiu o outro. Se formos analisar o timming de como aconteceu nem sequer partiram ao mesmo tempo.

Não quero deixar de expressar a minha insatisfação sublinhando a falta de crédito que dão aos clientes. Em nenhuma situação foi colocada a pequena hipótese que o aparelho pudesse ter um defeito na colocação destas peças ou até na qualidade das próprias peças de plástico que protegem os sensores. O caminho mais fácil é apontar o dedo ao mau uso por parte do cliente, o que não me parece o mais correcto.

Contudo lamento mas não vou poder pagar o arranjo, primeiro porque está no período de garantia e sempre teve um uso normal, segundo porque o aparelho custou menos que o valor que me pediram de reparação. Infelizmente se não houver compreensão e bom senso neste processo só me resta ir usando o aparelho como se encontra até dar as últimas e ver um produto que me dê mais garantias.
Fico aguardar feedback!

Posteriormente à este e-mail, como não me respondiam , insisti no dia 19, dia 23 é dia 30 de outubro, até que se dignaram a responder unicamente o mesmo.
“ Gostaria de informá-lo que o nosso devido departamento confirmou que os sensores partidos são parte da placa do Roomba 896 e que não é possível serem reparados os mesmos.
Neste caso, apenas se podem trocar por um novo Roomba.“

Tendo em conta que é um produto que por estar ao abrigo da garantia devia ter sido arranjado.
Um serviço bastante lamentável nos dias de hoje e que me sinto completamente lesado.
Mas irei continuar a mostrar a minha indignação onde poder e nos meios que poder, porque não vou ficar calado.

Obrigado

Atenciosamente
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2021
Bruno Ventura avaliou a marca
23 de setembro 2021

Péssimo serviço da marca.