41.4
Itouch Movilisto - Portugal Lda

Itouch Movilisto - Subscrição não autorizada

Jorge Marques apresentou a reclamação
12 de outubro 2016

Recebi um SMS no meu telemóvel a informar-me que tinha aderido ao serviço CELLYBEAN com um custo de 3.99 por semana. Já recebi esta mensagem três vezes e já efectuei o cancelamento do serviço.

Não subscrevi qualquer serviço desta entidade, nem sei como tiveram acesso ao meu nº de telemóvel.

Já efectuei uma queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados, à DECO e à ANACOM a expor o meu caso.

Gostaria especialmente que me esclarecessem como tiveram acesso ao meu contacto telefónico.

Já estou a par de todas as reclamações como a minha que existem contra esta empresa.

Exijo que me efectuem o reembolso do valor que me foi debitado (11,97€) visto que não houve qualquer solicitação da minha parte dos vossos serviços.

Data de ocorrência: 12 de outubro 2016
13 de outubro 2016
Exmo. Senhor,
Em resposta à sua reclamação informamos acerca do conteúdo e processo de activação dos serviços Mobile Apps, designadamente a aplicação Cellybean.
Cellybean é uma aplicação que permite o download de diversos conteúdos: vídeos, wallpapers, sons etc... onde poderá descarregar de forma ilimitada todos os conteúdos da aplicação para o seu telemóvel.
A subscrição é efectuada após completar os seguintes passos:
1 – clicar em alguma das nossas publicidades/banners que aparecem na internet do telemóvel ou em Aplicações/Jogos que tenha no seu telemóvel, o que irá redireccioná-lo para a página da campanha.
2 – uma vez na página da campanha, encontrará todas as condições do serviço, nomeadamente: “Subscreve e tem acesso a todos os conteúdos no teu telemóvel. Confirmar subscrição: Serviço com um valor de 3,99€/semana descontado na sua factura ou saldo (renovado automaticamente) + INFO em www.mobile-apps.pt 707302051 Termos e Condições”, ao clicar no botão “SUBSCREVER” está a aceitar as condições e a subscrever o serviço e finaliza o processo de subscrição do mesmo. De seguida recebe uma sms a informar que subscreveu o serviço.
3 – será de imediato redireccionado para a página principal da aplicação: Cellybean.
Desta forma informamos que no dia 20/09/2016 registámos a activação voluntária do serviço anteriormente referido, sendo a sua desactivação no dia 11/10/2016, pelo que não existe direito a reembolso.
Informamos que não nos responsabilizamos por futuras activações do número em questão após data de desactivação do mesmo.
18 de outubro 2016
Em primeiro lugar estão a mentir quando mencionaram que solicitei voluntáriamente os vossos serviços. Em nenhuma altura solicitei voluntáriamente os vossos serviços.
Em segundo lugar, exijo que me esclareçam como tiveram acesso ao meu contacto telefónico dado que nunca procurei os vossos serviços, muito menos vos dei acesso ao meu contacto.
24 de outubro 2016
Exmo. Senhor,
Em resposta à sua reclamação informamos que reiteramos todas as informações prestadas anteriormente.
Ao subscrever o nosso serviço, os dados do seu cartão SIM ficam automaticamente registados no nosso servidor.
28 de outubro 2016
Não me responderam à minha pergunta e voltaram a mentir. Preguntei como obtiveram o meu contacto telefónico. Volto a repetir, nunca subscrevi qualquer um dos vossos serviços muito menos vos cedi o meu contacto. Exijo mais uma vez que me esclareçam de uma vez por todas como tiveram acesso ao meu contacto em vez de apenas responderem com mais respostas evasivas.

A quantia que me debitaram sem autorizção foi de 12€ para mim me faz toda a diferença. Peço que me devolvam o meu dinheiro dado que nunca autorizei nem usufrui dos vossos serviços.
31 de outubro 2016
Estimado Cliente,

Reiteramos todas as informações enviadas anteriormente.
Para subscrever o serviço teve de seguir os passos indicados previamente e teve de utilizar o seu telemóvel, logo a subscrição é efectuada no número de telefone que o cliente está a utilizar. Para mais informações poderá consultar os termos e condições dos nossos serviços em www.mobile-apps.pt

9 de novembro 2016
Mais uma vez repito, estão a mentir. Nunca subscrevi nenhum serviço vosso conscientemente, e se tiveram acesso ao meu número telefónico não foi de forma consentida ou legal. Em nenhuma ocasião me pediram autorização para utilizar o meu número telefónico quanto mais subscrever um serviço.
Caso me voltem a responder com mais uma resposta evasiva, e não me façam a devolução do montante cobrado indvidamente vou avançar com queixa para o ministério público.

Volto a repetir, nunca vos dei de forma consentida o meu número telefónico e, portanto, o que fizeram foi ilegal. Não vou descansar enquanto não me devolverem o meu dinheiro.
10 de novembro 2016
Exmo. Senhor,
mais uma vez informamos que reiteramos todas as informações enviadas anteriormente, ou seja, não existe direito a reembolso.
Mais informamos que vamos dar este processo como encerrado.
18 de novembro 2016
Este processo não está encerrado. Ainda não me esclareceram como tiveram acesso ao meu contacto telefónico. Eu nunca cliquei em publicidade vossa, nem nunca me apareceu quaisquer termos ou condições que me informassem claramente que eu estava a subscrever um serviço. Mais ainda, o facto de eu utilizar a internet do meu telemóvel não vos dá acesso nem permissão para usar o meu contacto telefónico. Tudo que descrevem é claramente um esquema ilegal para me taxarem por um serviço que eu não usei e muito menos consenti. Exijo que me provem que eu dei autorização para utilizarem o eu número telefónico. E repito este pocesso não está encerrado. Não enquanto não se fizer justiça.

Não desista, eles acabam por lhe devolver o dinheiro.
Veja a minha reclamação: * PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/comunicacoes-moveis-e-fixas/mobapps-burla

A apresentação de queixa pela prática de crimes é gratuita. Além disso, pode ser feita, oralmente ou por escrito, em qualquer dos serviços do Ministério Público, ou em qualquer posto policial.

No quadro legislativo português, em geral, este tipo de crime (de burla) tem natureza semipública, o que quer dizer que o início da investigação criminal está legalmente dependente da apresentação de queixa. Isto significa que, sem a apresentação formal da queixa, está o Ministério Público legalmente impedido de iniciar uma investigação.

Também poderão enviar e-mail a Pedro Verdelho, Coordenador do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (email cibercrime@pgr.pt)