13.0
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Valor cobrado indevidamente

Helena Silva
Helena Silva apresentou a reclamação
13 de novembro 2018
No dia 05.11.2018 levei o meu Kia Rio à JOP - Porto para revisão anual e reparação de 3 situações, visto estar dentro da garantia, com um valor na ordem de reparação de 215euros.
Um dos problemas detetado era um ruído aquando o ponto de embraiagem.

No dia da entrega da viatura, realmente a funcionária Sandra Cordeiro avisou que era necessário abrir a caixa de velocidades e que a kia podia não se responsabilizar pela reparação, por a embraiagem ser uma peça de desgaste, apesar de estar dentro do período de garantia. No entanto, não referiu que a responsabilidade do pagamento da mão de obra da abertura da caixa de velocidades, caso não fosse incluída na garantia, era do cliente.
Tal cobrança não está explicita na tabela de preços nem está descrita no documento da ordem de reparação. Questiono aonde foram buscar o valor cobrado.

No dia 7.11.2018 a funcionária Sandra Cordeiro contatou-me telefonicamente a referir que a kia não incluía a reparação do ruído aquando o ponto da embraiagem, pois era uma peça de desgaste e referiu quanto seria o orçamento da reparação, que eu recusei por ser um preço avultado (678,82 euros).
Nesse dia tornou a não referir o valor do custo da abertura da caixa de velocidades, por parte do cliente.

No dia 08.11.2018 quando a viatura foi levantada, para grande espanto meu quando a fatura apresenta um valor a pagar bem diferente daquele apresentado inicialmente:
- valor apresentado inicialmente 215 euros;
- valor apresentado na fatura 339 euros.

É inadmissível não referirem ao cliente, nem estar descriminado, que este tem de arcar com os custos, caso a kia não inclua certas situações na garantia, pois se me tivessem dito que a abertura da caixa de velocidades ia custar 105 euros+iva (valores que estão na fatura) eu não iria requerer tal serviço.
Data de ocorrência: 13 de novembro 2018