Multimoto Motor Portugal, S.A.
  • Rua Joaquim da Silva Landeau, Zona Ind
    3720-917 Oliveira de Azeméis
  • info@keeway.pt

Keeway - Garantia recusada

Fernando David Carreira Silva
Fernando Silva apresentou a reclamação
23 de junho 2020 (editada a 25 de junho 2020)
Venho por este meio informar os Ex. Senhores de que adquiri uma moto ao revendedor em 21-08-2019 (fatura em anexo e livrete) fornecida pela empresa Multimoto S.A..
No dia 8 de junho de 2020 quando me dirigi ao revendedor para fazer a revisão da moto, referi que haviam peças da moto que apresentavam uma deterioração fora do normal (amortecedor direito - com vários pontos de ferrugem e manetes sem lacagem original do cromado). Foram tiradas fotos das peças com anomalias e outras mais. Entre tanto no dia 9 ou 10 solicitam mais fotos da moto que prontamente foram tiradas e enviadas ao fornecedor.
No dia 12 de junho recusam a garantia das peças e no dia 15 de junho é solicitada a explicação dessa mesma recusa á qual responderam de seguida.
No dia 22-6-2020 efetuei uma queixa ao Fornecedor e na ASAE referente á recusa, ao qual responderam no dia 22 e 23-6-2020 , se recusando a acionar a garantia para a substituição de peças que se encontram deterioradas da minha moto sendo esta a explicação:

Exmo. Senhor Fernando Silva,

Vimos por este meio responder à reclamação por si apresentada, referente ao veículo com:
A Keeway garante que os seus veículos estão isentos de defeitos de fabrico durante um período de tempo especificado, se dentro do período de garantia ocorrer uma falha que é determinada pela Keeway como sendo um defeito de fabrico, a Keeway reparará e/ou substituirá a seu cargo as peças necessárias sem qualquer custo para o cliente. Caso contrário, se a causa da avaria não estiver relacionada com um defeito de fabrico, todas as despesas associadas à reparação serão imputadas ao cliente.

Em relação às oxidações reportadas, informamos que o fabricante não aceita a aplicação de garantia nestas condições. A exposição de um veículo ao meio ambiente, (com presença de humidades e/ ou outros elementos catalisadores da corrosão e ainda mais se esta exposição for prolongada), e de seguida a falta de lavagem e lubrificação, ou lavagem e lubrificação inadequada do veículo são as causas para esta situação que expõem. Importa informar e destacar que as peças são preparadas/ tratadas/ pintadas isoladamente e só depois o veículo é montado. Caso exista algum defeito no tratamento de uma peça é suposto o mesmo se refletir numa série de peças e consequentemente numa série de veículos no mesmo componente, o que não tem acontecido até à data neste modelo. Ao mesmo tempo seria extraordinariamente raro verificar-se o defeito do tratamento em diversas peças, de base de construção diferentes.
Fazemos questão ainda de mencionar, e é muito importante esclarecer, que a correta proteção e lubrificação de alguns dos componentes do motociclo contribuem para manter o seu aspeto e garantir a sua longevidade.

Neste caso em específico, de acordo com as imagens enviadas, verificamos que o veículo não teve os cuidados devidos ao longo da sua utilização (Peças de produção distintas encontram-se com oxidação, o que não é de todo normal).
Saliento ainda que o modelo em questão, das centenas de unidades vendidas, não tem reclamações do mesmo tipo.

Posto isto, este problema não se encontra abrangido pela garantia do fabricante, não sendo a substituição dos componentes aceite.

Certos de vossa compreensão despedimo-nos com os melhores cumprimentos.
_______________________

Quanto a esta resposta só posso dizer uma coisa, isto é conversa de copy e paste de outras ocorrências anteriores com o fornecedor. Se não vejamos o que o fornecedor está a dizer é que o veículo exposto ao meio-ambiente adquire humidades e outros elementos de catalisadores corrosivos logo deveria ser logo lavado e lubrificado. Ora pergunto eu que sou um leigo na matéria, onde está o manual de manutenção do veículo que explica esses determinados cuidados? Onde está qualquer manual da moto que faça referência ao produto comprado? Eu não o possuo, não me foi fornecido, nem explicado que se deveria ter esses cuidados todos cada vez que a moto anda na rua. Normalmente quando compramos um veículo automóvel esses livros de explicações e apoios vêm com o mesmo.
Quanto ao ponto de as peças serem feitas em série e não ter havido queixas de mais ninguém, pergunto o seguinte, será que nunca aconteceu numa série que está a ser concebida um dos artigos ter ficado estragado ou mal elaborado? Ora se a Multimoto até á data não apresenta qualquer queixa do artigo, como é que eu sou o Nº854340 a nível de queixas efetuadas para o fornecedor? Não estou a dizer que são todas sobre a Keeway mas de certo que existem queixas dos artigos vendidos em questão.
Por último gostaria de saber como é que se consegue avaliar se a minha moto está mal cuidada ou mal lubrificada através das fotos(em anexo) mais o fornecedor afirma que não compreende como peças distintas se encontram oxidadas, ora muito simples má qualidade ou má elaboração no seu fabrico, se não como temos o amortecedor esquerdo e traseiros em bom estado e o direito com ferrugem ?
Uma coisa afirmo, esta moto está sempre, mas sempre guardada em garagem seja dia ou noite, nunca anda em chuva, a não ser um dia que apanhei inesperadamente. E como diz a minha esposa é a minha “menina”, por isso não compreendo como existem pessoas a avaliar o caso sem que seja de conhecimento próprio de todos os fatos.
Por tudo o que expliquei venho solicitar a vossa ajuda para que sejam substituídas as peças em causa uma vez que o fornecedor não está a cumprir o contrato de Garantia.
Fico a aguardar resposta, atenciosamente
Data de ocorrência: 23 de junho 2020
Fernando David Carreira Silva
Fernando Silva avaliou a marca
13 de janeiro 2021

Para além de um abuso da Marca em não acionar a garantia, existe uma tremenda falta de respeito ao apontar o dedo ao comprador dizendo que é falta de cuidado e manutenção do mesmo. Para forçar a uma continuação de processo só indo a tribunal, o que ficaria dispendioso e não compensava a mudança de peças Jamais voltarei a fazer negócio com a marca ou com o revendedor pois este também deveria ter intervido mais intensamente pois o negócio foi efetuado diretamente com estes.

alguma novidade relativamente ao assunto ?