42.9
1 Mazda 83.1
2 Volvo 74.3
KIA42.9
MCK Motors, Lda

KIA - Garantia 7 anos (volante)

Ricardo Jorge Frutuoso Gonçalves
Ricardo Gonçalves apresentou a reclamação
16 de julho 2023
Bom dia, em 27-05-2022 fiz uma reclamação para a garantia porque o meu volante do Kia ainda nem o carro tinha 2 anos à data e estava cheio de manchas na pele. Fiz a reclamação na oficina UNIVEX Cascais o que me disseram para aguardar porque ia falar com a garantia. De frizar também que não foi usado álcool gel ou algo do gênero nas minhas mãos e posteriormente no volante.
Entretanto liguei para a UNIVEX e disseram que ainda não tem resposta e já se passou mais de um ano.

Gostaria de saber como está está situação. Deixo a matrícula na parte de intimações relevantes para a entidade.
Data de ocorrência: 16 de julho 2023
17 de julho 2023
Exmo. Sr. Ricardo Jorge Frutuoso Gonçalves,

Acusamos a receção da sua exposição, agradecendo desde já o tempo dispensado na partilha do seu caso connosco.

Para podermos dar seguimento ao processo, agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.

Desta forma, poderá detalhar o assunto em apreço indicando-nos a matricula e o concessionário interveniente.

17 de julho 2023
Assim o farei obrigado.
14 de agosto 2023
ref:_00D58aMr5._5004I1ZSAXx:ref

Respondi de forma formal para o vosso email, dando 30 dias para resposta por vossa exelencia.

Um breve trecho:
"Tendo-me dirigido às v/instalações e contactado com o(a) Sr(a) UNIVEX CASCAIS, para no âmbito da garantia proceder à substituição , passado um ano sem resposta pedi novamente para saber qual o estado do processo ao que me dizem para me dirigir às instalações, pela 2 vez, para tirar fotos ao volante, após uma semana obtenho uma resposta que a garantia foi recusada alegando o uso de "cremes das mãos". Mais se informa que não uso álcool gel, álcool ou qualquer tipo de cremes ou líquido nas mãos ou no volante, se assim fosse as manchas seriam visíveis por todo o volante e não apenas no topo do volante na parte virada para o motor. Outra informação pertinente é a posição das mãos a quando o exercício da condução sendo numa posição mais abaixo das manchas, uma condução com as mãos na mesma posição do manobrador indicador de direção(esquerda) e manobrador de para-brisas(direita)."

Obrigado pela atenção.
14 de agosto 2023
Exmo. Sr. Ricardo Gonçalves,

O assunto apresentado já está a ser analisado pela nossa equipa, pelo que voltaremos ao seu contato (via e-mail) assim que esteja concluída a análise.

30 de agosto 2023
"No decorrer desse contacto, fomos informados que os danos apresentados no volante se devem não a qualquer defeito de produto, mas a um desgaste de contacto na superfície do componente em causa, pelo que não existe enquadramento para intervenção na mesma ao abrigo da garantia."

Ex.mo Sr. Gerente da
Kia Portugal

Questiono como podem chegar a essa conclusão do desgaste com um carro de 1 ano e 7 meses onde o problema está numa zona onde as mãos nunca permanecem lá. É sem dúvida defeito de material, para ser considerado desgaste tem que ser numa zona onde as mãos permanecem lá e o carro tem que ter bem mais tempo. Não pode ser desgaste com menos de 2 anos.

30 de agosto 2023
Exmo. Sr. Ricardo Gonçalves,

1 de setembro 2023
Após várias contactos alegam desgaste de material. Se calhar pela fraca qualidade de materiais.
Ricardo Jorge Frutuoso Gonçalves
Ricardo Gonçalves avaliou a marca