42.9
MCK Motors, Lda

KIA - Problema na embraiagem e no volante

Patrícia Sousa apresentou a reclamação
13 de junho 2023
Em Fevereiro de 2018 adquiri um Kia Rio novo no stand JOP no Porto, tinha um carro com alguns anos e que estava a dar problemas e decidi comprar outro para acabar com os mesmos. Tudo muito bem até que quando o carro estava com mais ou menos 10.000Km comecei a ter problemas na embraiagem, liguei para o stand onde me indicaram para levar o carro e assim fiz. Foi detetado uma anomalia na embraiagem e a mesma, dizem os técnicos, foi substituída e dentro da garantia. Tudo muito bem.
No passado dia 09/05/2023 dirigi-me ao mesmo stand e voltei a falar que o mesmo estava a acontecer que durante algum tempo no para arranca no transito sentia que o carro quando arrancava fazia tipo uns soluços e uma vez que lá estava informei também que na parte cromada do volante estava a "descascar".
Deixei ficar o carro para ser verificado até que me informam que o problema na embraiagem é mau uso e desgaste, fizeram uma proposta no valor de 1180.03€ e em relação ao volante que foi também mau uso que será dos anéis ou creme que uso e com outra proposta de 556.56€.

Ou seja, se supostamente foi colocado uma embraiagem nova aos 10.000Km, estas situações NÂO PODEM ACONTECER, pois consultei vários mecânicos e todos me disseram o mesmo. Uma embraiagem num veiculo com pouco mais de 40.000Km e em que as viagens que faz são trabalho casa, casa trabalho, mais ou menos 15Km por dia em estrada, não tem um desgaste tão grande de embraiagem e em relação ao volante no sitio que é ñ pode ser anéis, pois eu não conduzo com os dedos enfiados no buraco do volante conforme podem verificar nas fotos em anexo.

Assim sendo, agradeço que procedam em conformidade

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 13 de junho 2023
Exma. Sra. Patrícia Sousa,
Acusamos a receção da sua exposição, agradecendo desde já o tempo dispensado na partilha do seu caso connosco.

Para podermos dar seguimento ao processo, agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.
Desta forma, poderá detalhar o assunto em apreço indicando-nos a matricula e o Concessionário interveniente, caso se aplique.

13 de junho 2023
Já foi enviada ao mesmo tempo que neste portal.
Exma. Sra. Patrícia Sousa,

O assunto apresentado já está a ser analisado pela nossa equipa, pelo que voltaremos ao seu contato (via e-mail) assim que esteja concluída a análise.

Com os melhores cumprimentos.
11 de julho 2023
Não dá para acreditar vejam a resposta que obtive, andam a brincar só pode, a resposta é mesmo uma minuta já feita com alguns retoques.
Não aceito este tipo de resposta. Podem ler:

"Acusamos a receção do seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à situação reportada por V/ Exa. sobre a embraiagem da viatura, somos a informar que, para o componente em questão, sendo um componente sujeito a desgaste e sua longevidade diretamente ligada à tipologia de utilização, não existe enquadramento para intervenção na mesma ao abrigo da garantia, tal como consta no manual da viatura.
Segundo informação do Concessionário JOP do Porto, após análise da situação reportada relativa ao volante da viatura, a mesma terá sido concluída como resultado de ações externas, não sendo estas suportadas pela garantia do fabricante.
Sem outro assunto de momento e ao inteiro dispor para qualquer questão, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos"
Onde está a garantia? Podem dar a vossa opinião acham mesmo que foi do suor das mãos, ações externas , que ações externas?
11 de julho 2023
Exma. Sra. Patrícia Sousa,

Caso pretende nova resposta à sua solicitação, deverá responder ao nosso ultimo email.

Com os melhores cumprimentos.
Patrícia Sousa avaliou a marca
29 de agosto 2023

Não tive razão de queixa da marca KIA e da concessionária JOP até o carro fazer 3 anos. A partir dessa altura a marca e a concessionária desleixam tanto a nível pós compra como a nível de revisões. Demoram muito nas revisões, tanto na marcação como a efetuar, não são corretos nas horas ao ponto de ligarem a confirmar que podia ir buscar o carro que estava pronto da revisão e fiquei à espera mais de meia hora e mesmo assim sem ser lavado "que era uma cortesia da concessionária" conforme me foi dito. MUITO mas MUITO desapontada com a marca.

Comprei um Kia Rio em segunda mão com 60.000 km e vinha com os mesmos problemas o orçamento para a embraiagem foi de pouco mais de 600 euros na Kia. O cromado do volante foi 23 euros mais mão de obra também na Kia. A embraiagem mandei substituir na Roady e ficou em 523 euros.