• Um mundo por e para os amantes de animais, onde irá encontrar tudo o que precisa ao melhor preço para mimar e cuidar dos seus melhores amigos.

• apoiocliente@kiwoko.com

kiwoko - Recusa de devolução/troca e garantia comercial

Joao Agulhas
Joao Agulhas apresentou a reclamação
4 de março 2024
Efetuei uma compra na loja Kiwoko Rio Sul, no dia 27 de dezembro. Um parque metálico Outech (marca própia desta cadeia de lojas) destinado a cachorros de porte grande. Apesar de a compra ter sido efetuada nessa data, apenas seria para ser utilizada a partir de fevereiro, uma vez que se predistinava a um animal de 2 meses, que só chegaria por essa data. Como tal, após ter questionado o funcionário da loja se o parque metálico daria para INTERIOR, uma vez que seria esse o efeito, e o mesmo me ter indicado que dava ambos (interior e exterior) avancei com a compra do Parque metálico Outech. Aproveitando o desconto atual disponivel em loja.
Já em fevereiro, ao abrir a caixa para montar o parque metálico que havia comprado em dezembro, deparei-me com o mesmo, com sinais de uso e ferrugem em algumas partes. E também com a dificuldade de montá-lo em ambiente interior. Liguei para a loja em questão, uma vez que o produto não continha manual de instruções, para que me dessem alguma indicação de montagem do mesmo. Onde não me foi dado qualquer explicação concreta. Liguei posteriormente para a Marca Outech que me indicou que o parque metálico apenas seria para EXTERIOR. Daí conter algumas estacas para colocar em ambiente térreo.
Após esta informação, no dia 9 de fevereiro dirigi-me à loja onde havia comprado o produto em questão (KIWOKO RIO SUL), onde me foi dito que apesar do erro do funcionário, que me indicou que o artigo daria para INTERIOR, e que o artigo que foi vendido até seria de exposição, uma vez que a caixa apresentava alguma fita cola, razão que desconhecia até à data. Quando adquiri o produto achei sempre que estaria em boas condições e nunca havia sido usado ou colocado em exposição.
Foi me dito que não havia nada a fazer. Nem uma devolução do artigo, nem um vale de oferta com o mesmo valor, nem mesmo a troca do artigo que não estava em condições. E ainda a recusa de acesso à garantia comercial, uma vez que são de 3 anos. Tentei falar com o gerente de loja/grupo, ou supervisor para tentar explicar a situação e tentar resolver a questão, à qual me foi totalmente negado, uma vez que o supervisor Marco Simões se recusou a falar comigo descartando o problema para a funcionária de loja. Insisti variadas vezes que o artigo não estava em condições de utilização e que o mesmo, apesar de não estar coberto dentro do periodo de 15 dias de trocas/devoluções está dentro do periodo de garantia comercial, que é de LEI! Após esta atitude por parte da loja, de qualquer desrespeito pelo cliente e pelos seus direitos, efetuei a minha reclamação no livro de reclamações, aguardando por resposta e respetiva resolução deste problema. Sendo que seria um prazo de 15 dias de resposta por parte do grupo KIWOKO.
No dia 1 de março, recebo no meu email uma resposta por parte da Kiwoko à situação exposta no livro de reclamações. Ao ler a exposição do sucedido por parte da loja, deparei-me que existia várias incongruencias:
1ª - Apenas se referem que a cliente (eu) pretendia fazer a devolução do artigo, algo que não é de todo verdade, tentei por variadas vezes que me arranjassem uma solução favorável para ambas as partes.
2ª - Não ficou de todo claro na exposição por parte da Kiwoko que de facto o colaborador indicou que seria para interior e exterior, mas que o mesmo apenas e só se predestina a EXTERIOR DA CASA, nunca para INTERIOR.
3ª - Quando se referem que "o artigo não estava nas melhores condições", sabem-no porque eu o indiquei, em momento algum retiraram o artigo da caixa e verificaram em que estado se encontrava o parque. E se o artigo não estava nas melhores condições, não é culpa do cliente, uma vez que nem utlizado foi.
No dia 2 de Fevereiro dirigi-me à loja Kiwoko RIOSUL, pela segunda vez, para tentar perceber o email incongruente que havia sido enviado relatando a situação em questão. E com a intenção de perceber como ficaria esta situação e qual a sua respetiva resolução.
Ao chegar à loja questionei o acima exposto, ao qual não me souberam dar nenhuma explicação. Decidi então questionar se havia a possibilidade de apenas acionar a garantia comercial, que é de lei do consumidor, uma vez que me havia sido negado um devolução do artigo.
Pedindo assim apenas e só a troca do artigo por um que esteja em bom estado, ou aberto a outras opções de resoluação que me fossem dadas por parte da Kiwoko.
Algo que me foi novamente negado e recusado por parte do supervisor da loja Kiwoko Rio Sul, Marco Simões. Alegando que o artigo em questão não estava coberto pela garantia comercial de 3 anos e apenas artigos elétricos é que se encontram cobertos pela mesma.
Pedi um documento ou algo que me indicassem onde estava escrito tal barbaridade, contrária à lei. Contudo, no balcão da loja Kiwoko RIO SUL, está presente um documento (que deixo em anexo), que contraria a informação dada pelo supervisor em questão. Este documento sim, está em conformidade com a LEI. Mencionando que TODOS os artigos adquiridos na loja têm garantia comercial de 3 anos.
Escrevi mais uma vez no Livro de Reclamações da loja, aguardando por uma resolução da situação o mais breve possivel.
Nota: Sempre tive do meu lado a fatura da compra e respetivo talão de pagamento.
Data de ocorrência: 2 de março 2024
kiwoko
18 de março 2024
Estimado Sr. João Agullas,

Gostaríamos de informar que fomos notificados de que

A solução proposta consistiu em oferecer-lhe a possibilidade de entregar o artigo alegadamente defeituoso na loja para uma futura avaliação pelo fornecedor e, a título excecional, devolver-lhe o valor pago sob a forma de um vale para futuras compras nas nossas lojas.
Para o efeito, no dia 11 de março, a equipa da loja contactou-o para lhe propor esta solução, ao que sabemos que aceitou e veio à nossa loja nesse mesmo dia, deixando lá o produto.

Desta forma, foi possível resolver o problema.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

Os nossos clientes são sempre uma das nossas prioridades e a sua satisfação é algo que trabalhamos todos os dias para alcançar e manter.

Com os melhores cumprimentos.
Joao Agulhas
Joao Agulhas avaliou a marca
27 de março 2024

Os funcionários da loja são profissionais, (loja Riu Sul)o supervisor da mesma loja não cumpre com as regras/lei de garantia, nem dá a cara para falar ou resolver os problemas