LAclinic - Clínica de Medicina Dentária, S.A

LAclinic - Pagamento dentista

Ana Correia
Ana Correia apresentou a reclamação
15 de setembro 2021

Sendo que no final do corrente mês me irei ausentar por um período indefinido de tempo de Portugal, comuniquei-lhe em junho dessa mesma situação, à qual o Dr. me respondeu que até lá me tiraria o aparelho ortodôntico. Conforme tem sido desde o início, nunca mais me explicou o processo a desenvolver até tirar definitivamente o aparelho.

No passado dia 7 de setembro fui à consulta, o Dr. fez os ajustes que normalmente faz e, no final, informou-me que na semana seguinte (dia 14, portanto), iria fazer a restauração de 4 dentes. Não deu mais nenhum tipo de explicação.

Cheguei lá ontem, dia 14, após de 1 hora de atraso (como é habitual naquela clínica), fui chamada ao consultório para fazer a restauração. No final, dirijo-me à receção para marcar uma última consulta para hoje, dia 15, e informam-me que tenho de pagar 200 euros pela restauração (50 euros por cada dente). Fiquei boquiaberta, uma vez que NUNCA me informaram que teria de pagar fosse o que fosse. O rececionista foi falar com o Dr. para esclarecer essa situação, e informou-me que, efetivamente, tinha de pagar 200 euros pelas restaurações.

Se soubesse que teria de pagar esse valor, o mais provável era nem as fazer. No entanto agora fi-las, não há nada a fazer, e tenho de pagar 200 euros sem ter sido informada antes nem durante o tratamento.
Data de ocorrência: 14 de setembro 2021
LAclinic
27 de setembro 2021
Em resposta à reclamação apresentada:
“No passado dia 14 de setembro de 2021 concluí o meu tratamento (que em vez de durar 4 anos, conforme inicialmente combinado, durou 7 anos (e não me deram qualquer justificação para tal) na Laclinic com o Dr. Américo Ferraz. “
A duração dos tratamentos ortodônticos pode ser variável e não é totalmente previsível, uma vez que se trata de seres humanos. Apesar da duração do tratamento ter sido mais prolongada que o previsto não foram cobrado quaisquer honorários adicionais ao orçamento inicial e a paciente também nunca mostrou qualquer preocupação em relação à duração do tratamento.
Sendo que no final do corrente mês me irei ausentar por um período indefinido de tempo de Portugal, comuniquei-lhe em junho dessa mesma situação, à qual o Dr. Me respondeu que até lá me tiraria o aparelho ortodôntico. Conforme tem sido desde o início, nunca mais me explicou o processo a desenvolver até tirar definitivamente o aparelho.
Foram feitas consultas adicionais e um esforço grande para se cumprir o prazo, no sentido de evitar transtorno adicionais à paciente, sempre sem qualquer custo acrescido. Nunca foram pedidos quaisquer esclarecimentos, nunca foi negado qualquer esclarecimento.
A explicação foi dada logo no inicio do tratamento numa consulta, sem honorários, só para explicar o plano de tratamento e no final dado um relatório onde refere que tratamentos não ortodônticos não estão incluídos. Mais uma vez, é de referir que nunca foi pedida nenhum tipo de explicação. No referido relatório consta:
Estes honorários referem-se à totalidade do tratamento ortodôntico e um controlo pós- contenção (a efetuar um ano depois de terminado o tratamento), não estão incluídos eventuais tratamentos dentários, cirúrgicos, desbaratizações, radiografias ou outros.
A paciente estava informada desde do inicio do tratamento das restaurações em causa e que seriam importantes no final do tratamento ortodôntico, uma vez que tem agenesias dos dentes 12 e 22. Notar que a paciente ficou a dever e ainda não pagou. É prática da clinica nunca negar qualquer tipo de explicação aos pacientes e tal como neste caso foi feita uma consulta só e apenas para esse efeito. Se a paciente necessitava de esclarecimentos adicionais teria apenas de os solicitar. A informação por escrito é clara e tal como se transcreveu acima e é de referir que raramente é dado por outras clinicas tanta informação por escrito como a que se pratica na LACLINIC. A paciente nunca teve dúvidas em relação ao tratamento ao longo dos anos, todas as duvidas surgiram quando lhe foi solicitado o pagamento dos tratamentos já há muito previstos!