Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics - Garantia negada

Bruno Francisco Dourado Ramos
Bruno Ramos apresentou a reclamação
16 de maio 2022
Adquiri o equipamento TV LG 70NANO755PA há cerca de 6 meses na Radio Popular Matosinhos e há uns dias atrás a televisão deixou simplesmente de dar os canais via cabo. Depois de alguma "exploração" constatou-se que o cabo de antena não estava conectado ao equipamento. Depois de uma análise mais profunda afinal não foi o cabo que desconectou mas sim o conector do equipamento "partiu-se". Como pode constatar nas imagens pode ver partiu-se (ainda estou para perceber se esta peça partiu; dessoldou-se ou até mesmo descolou, está realmente muito confuso) de uma forma uniforme sem que nada e ninguém provocasse tal acontecimento. Devo mencionar que o cabo de antena é de ligação fixa e não amovível e que a televisão foi
adquirida na Radio Popular e foi transportada e instalada pelos técnicos da mesma e nunca mais foi movida nem o cabo desinstalado desde então.
Depois de muitos telefonemas e mails foi completamente descartada a responsabilidade da marca e do vendedor alegando que a garantia não abrange esta anomalia. Digo anomalia pois não encontro outra explicação para o ocorrido pois o cabo simplesmente saiu fora da televisão com a conexão da mesma partida. Isto tudo só me leva a pensar que só pode ser algum problema de fabrico, assemblagem ou mesmo mau manuseamento por quem instalou o mesmo equipamento.
Obrigado.
Data de ocorrência: 9 de maio 2022
18 de maio 2022
Exmo. Senhor,

Acusamos a recepção da sua comunicação, referente ao artigo LG a qual mereceu a nossa melhor atenção

No que se refere à situação por si exposta e após análise por parte do nosso Departamento Responsável, lamentamos desde já a situação, contudo a avaria reportada deveu-se a um factor externo e não a um problema de qualidade.

Compreendemos a insatisfação, contudo tratando-se de um dano, a LG Electronics Portugal não pode efectuar a reparação do artigo ao abrigo da garantia.

Quanto questão sobre um mau manuseamento por quem instalou, deverá questionar a empresa que fez a respectiva instalação.

Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor
Bruno Ramos
Boa noite,
A vossa resposta é muito vaga e ambígua (como tem sido habitual), já para não referir que é uma quase "copy past" pelas respostas via mail e telefonemas já recebidas.
Mesmo assim deixa me ver se percebi em forma resumida: comprei um televisor a uma cadeia de lojas nacional e vosso representante há +/- 6 meses atrás, na semana passada passou-se o acaso que acima foi descrito (e mais explicito não consigo ser) sem qualquer culpa da minha parte e para finalizar a LG descarta-se de qualquer responsabilidade sem nem mesmo enviar um técnico para a averiguar o espaço físico e o equipamento em questão. Aliás já me contentava com mais cordialidade e interesse da vossa parte, contudo, o pior ainda é descartar responsabilidades para a entidade que vendeu o equipamento.
Parabéns LG Portugal, seguramente da minha parte esta marca foi completamente descartada.
Por último e não menos importante, poderiam V/Exas me indicar como eu posso fazer uma reclamação da vossa parte no site do "Livro de Reclamações" visto que não consigo encontrar a vossa designação ou é preciso dirigir-me a um espaço físico vosso? Se sim poderiam indicar-me qual?
Muito obrigado.
Exmo. Senhor Bruno Ramos,

Confirmamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da situação exposta, reiteramos a informação já passada anteriormente, em que tratando-se de um dano externo, a LG Electronics Portugal não poderá efectuar a reparação do artigo ao abrigo da garantia.

Mais informamos que a LG Electronics Portugal não comercializa directamente ao público, pelo que não dispomos de Livro de Reclamação nem de loja física.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação lhe possa estar a causar.

Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor

Bruno Ramos
19 de maio 2022
É de realçar a vossa grande disponibilidade para responder em um curto espaço de tempo mas para enviar um simples técnico que a situação assim o obriga nem sequer está em causa.
Desculpem lá a minha ingenuidade, se vocês não tem loja física nem tão pouco "livro de reclamações" porque é que voces tem o apoio ao cliente? Porquê que não é então a Radio Popular como representante da marca também dar o apoio ao cliente e a garantia dos produtos LG? E por fim para que é que serve a vossa garantia quando o vosso produto ou o serviço prestado pelo vosso representante falha ou vem com defeitos.
Gostaria de compreender mas não consigo.
Como desconfiava não é possível fazer uma reclamação formal mas de certeza que dá pelo menos fazer uma queixa na ASAE e encaminhar todas estas conversas. Tentar não custa.
Obrigado mais uma vez por nada e não há necessidade de responder se não adiantar nada de novo.
Bruno Francisco Dourado Ramos
Bruno Ramos avaliou a marca
29 de julho 2022

para esquecer... seguramente nunca mais vou recorrer a esta marca... "nem dada"