Listacos, Pavimentos e Decorações, Unipessoal Lda

10 de agosto 2021
À LISTACOS
Assunto: Reclamação veemente

Excelentíssimos Senhores,

João Tombe Braz Macia, portador do NIF232085358 e cotitular (com a LISTACOS) do contrato de compra e venda Refª417/335, vem na qualidade de comprador, e ao abrigo dos artigos 481º – 532º e 874º do Código Civil, em conjugação com as prerrogativas, com incidência, previstas na Lei nº 24/96, de 31 de julho, reclamar veementemente do seguinte ante Vossas Excelências:

1. A LISTACOS está incumprindo o contrato referido.

2. Este incumprimento é passível de arguição dolosa, na medida em que o comprador já apresentou diligências várias no sentido de a LISTACOS entregar-lhe a mercadoria já por ele pago, há já mias de 45 dias. O facto de a LISTACOS protelar e ignorar estas diligências condensa-se em dolo.

3. Dentro de mais dias, se persistir a insensibilidade da LISTACOS, estarão reunidas condições objectivas de a mesma LISTACOS ser responsabilizada não só dum doloso incumprimento do contrato, mas também do ónus, que, em prejuízos galopantes (estimáveis hoje em cerca de mil Euros (1.000,00€), o mesmo incumprimento já tem causado ao reclamante.

Sem mais, agradece a atenção e pede urgente cumprimento do contrato ou devolução imediata do pagamento feito, com juros de mora.

Lisboa, 10/08/2021.
J. MACAIA
Data de ocorrência: 7 de junho 2021
Listacos
14 de agosto 2021

Em direito de resposta, passamos a responder e a expor ao reportado neste portal

Resposta enviada ao cliente a 11.08.2021:

Respondendo ao seu email e mantendo as normas em vigor na empresa Listacos, passo a informar do seguinte.

Lamentamos, que este processo se arraste desde abril do presente ano, após envio de orçamento, com incertezas da sua/cliente parte, de decisões tardias, assim como o pagamento solicitado tardio.
A 4 de junho informa-nos que o pavimento foi aprovado pelo seu cliente, na semana seguinte informamos que o pavimento estava disponível, mas não poderíamos aguentar muito tempo por falta de pagamento, ou seja, solicito-lhe que reflita quando efetua acusações.

Contudo, poderá adquirir produtos nas nossa lojas no valor equivalente ao efetuado aquando a requisição do pavimento, uma vez que segundo o Sr, diz que o seu cliente não pode esperar 5 meses, em que lamento, o período que refere, não neste portal mas em email enviado aos nossos serviços, uma vez que sempre lhe foi comunicado que o pavimento estará disponível no final do mês de setembro ou mesmo inícios de outubro.
Dado ter efetuado o pagamento no final do mês de junho, perfazendo assim 3 meses e não 5 meses como referido.

A Listacos, reserva-se ao direito de analisar e proceder ou não a qualquer devolução de valores, dado a trabalhos administrativos e/ou outros, propondo a conversão dos mesmos em produtos ou linha de credito para futuros trabalhos ou fornecimento, conforme é do seu conhecimento, sendo estas as normas da empresa e condições de venda e garantias.

Lamentamos também a sua postura de ameaças, pois como deve calcular, também usufruímos de um gabinete jurídico, em que aconselhamos não ir por este caminho, pf.

Para finalizar e de acordo com as normas da empresa, poderá efetuar o levantamento de materiais diversos no valor por si efetuado, através de emissão de encomenda formal contendo os preços já fornecidos, conforme é do seu conhecimento e validos até ao dia 31.08.2021, uma vez que os valores apresentados em proposta inicial, terão um agravamento a partir do dia 01.09.2021, ou caso entenda não adquirir no imediato produtos, terá um credito a utilizar num período de 12 meses.

Os melhores Cumprimentos

A Gerência
LISTACOS - Pavimentos e Decorações, Lda.
JOAO MACAIA
1 de setembro 2021
Assunto não esta resolvido.
Enviei um email a Listaco, na pessoal do Sr. Miguel, a mais de duas semanas a empresa não se digna em responder, mesmo fazendo reforço do mesmo email em outra mensagem.
O email fornecido, é para pedir a cotação de productos que serviriam como substitutos daqueles productos encomendados, mas não tenho tido um feedback por parte da Listaco.
Não é verdade o que se refere acima, antes de ser feita a transferência em Junho, nós ligamos a empresa na pessoa do Sr. João e ele confirmou que o material estava em stock. Se ele tivesse dito que, já não existia em stock eu não teria transferido os valores a 100%. Porque razão demoraram 30 dias para informar que o material não existia em stock? e que só estaria disponível em Setembro Outubro? Na verdade, não existe mentira na minha parte. Quando se refere 5 meses, refiro me a chegada do material ao destino final fora da união europeia.
Entretanto, estou a procurar resolver o assunto de forma mais cortesial, mas me parece, existir pouca vontade de se solucionar o assunto. Estou a dar lhes mais um tempo até a próxima semana.
Resumindo, não há sinceridade por parte da empresa.

Obrigado,
JOAO TOMBE BRAZ MACAIA
JOAO MACAIA avaliou a marca
13 de dezembro 2021

Obrigado. Apesar de apesar, não recomendo ninguém próximo trabalhar com a empresa Listaco.