Chamada para rede móvel nacional
  • Av. das Indústrias, nº5 - Massamá Norte
    2605-012 Belas
  • lusoauto@sapo.pt

Lusoauto - Incumprimento de obrigações

jose valente
jose valente apresentou a reclamação
3 de novembro 2020
Dia 19 de Dezembro de 2019 efectuei a compra de uma viatura ao stand LusoAuto cujo a morada Av. Indústrias nº5, 2605-012 Belas com os contactos telefónicos 913015148/919843826, viatura essa no acto da compra com a respectiva garantia automóvel no período de 12 meses. (Stand informado a data da compra que a mesma viatura era para laborar em serviços de TVDE/Turismo)
Após 50 dias a compra do veículo em questão deparei-me que ainda não me tinha chegado a documentação do mesmo entrei em contacto com o stand a informação da situação ao qual me disseram que era normal até 60 dias.
Após então os 60 dias dados pelo stand voltei a entrar em contacto com os mesmos a informar que até à data ainda não teria recebido qualquer documentação ao qual a resposta seria que iriam averiguar a situação. Visto esta situação fiquei impossibilitado de fazer o meu trabalho normal visto que a plataforma Uber bloqueou a viatura por falta de documento em nome da empresa após os 60 dias legais. Ficando a empresa a laborar apenas a 30%.
Mais informo que estive nesta situação até à data de 18 de Maio de 2020 só após esta data e que recepcionei a documentação.

GARANTIA
No decorrer do mês de Setembro de 2020 detectei uma avaria na direcção da viatura em questão e após marcação na oficina OdiCar dia 19 de Outubro de 2020 os mesmos fizeram o diagnóstico técnico e confirmaram a avaria na caixa de direcção. Accionei de imediato a garantia automóvel fornecida no acto da compra do mesmo aquando me negaram a mesma pela razão da actividade laboral da viatura visto está situação entrei em contacto com o stand em questão os mesmo solicitaram-me que retirasse a viatura da oficina OdiCar, visto que a garantia se anulou perante o stand devolvendo-lhes o montante referente a garantia, visto esta situação o stand pediu-me para levar a viatura para a oficina a escolha dos mesmos. Mais informo que na oficina OdiCar tive que pagar o teste de diagnóstico 60.76€ até à data o stand não mostrou interesse em cobrir esta despesa nem muito menos interesse em saber se a viatura estaria operacional mais informo que à data de 30 de Outubro de 2020 aquando fui levantar a viatura a oficina referenciada pelo stand mais uma vez não mostrando qualquer interesse em saber o estado da viatura. Ainda no dia 30 de Outubro de 2020 contactei o stand informando do levantamento da viatura e solicitei saber quem irá cobrir o restante tempo de garantia bem como as duas semanas (dia 19 de Outubro a 30 de Outubro de 2020) que a viatura esteve impossibilitada de laborar e quem cobrirá o prejuízo da empresa causado pela demora na revolução.
Informo que ate dia 3 de Novembro de 2020 aguardei que stand me desse alguma informação sobre os pontos anteriores colocados e até a data não me atendem o telefone e não tenho qualquer tipo de resposta.
Mais informo que o carro ainda não está em condições pois verifica-se ainda a persistência da avaria indicada.
Solicito resposta breve e solução aos pontos assinalados na presente
Solicito resposta breve e solução aos pontos assinalados na presente reclamação.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 3 de novembro 2020
Lusoauto
3 de novembro 2020

Relativamente ao atraso na documentação automóvel, informamos que, tal situação teve a ver com vários factores, alguns dos quais somos completamente alheios, como por exemplo, o cliente ter solicitado financiamento para aquisição.
Ainda assim para de algum modo compensar o tempo que tivemos impossibilitados de cumprir com o nosso dever de transferir a viatura em 60 dias, solidariamente, foi por nós efetuada uma transferência para a conta do cliente no valor de uma mensalidade, tal facto poderá ser confirmado pelo cliente, apesar de não o ter referido na reclamação.
Relativamente à garantia da viatura, resta-nos informar que a viatura continua com a garantia acordada entre as partes e que não nos foi devolvido qualquer valor, conforme informado pelo cliente.
Caso a viatura de facto ainda apresente a mesma anomalia, o cliente só terá de se deslocar à oficina, de uma vez que o serviço passou pela substituição da peça usada por uma nova, tal serviço é da responsabilidade da oficina e não nossa.
Relativamente ao prejuízo causado pela avaria da viatura na empresa do cliente, parece-nos completamente fora de contexto a tentativa de nos imputar tal responsabilidade, de uma vez que, quem compra uma viatura seja ela usada ou nova, para trabalho ou lazer, deverá ter noção que poderão eventualmente surgir avarias que impossibilitam o usufruto temporário da mesma, devendo o comprador assegurar essas imobilizações eventuais e não nós enquanto vendedores, muito menos pagar o valor que a empresa não faturou durante a imobilização da mesma.
Importa ainda referir que a reparação na oficina por nós sugerida teve a duração de apenas 8 dias no total e que após a entrega, o cliente foi contactado pela oficina no dia seguinte para saber como estava a viatura, ao que o cliente confirmou estar tudo a funcionar.
De referir também que a única avaria surgiu após o cliente percorrer mais de 50.000km em menos de 10 meses de utilização da referida viatura.
Sem mais a acrescentar.

Melhores cumprimentos
Lusoauto
8 de novembro 2020

Agradeço a vossa resposta apenas acho desagradável ter que ser por esta via pois ninguém se limita ao contacto com o cliente. Mais informo que o financiamento solicitado para a aquisição da viatura foi feita por vós portanto não sei quais os factores alheios que vocês mencionam que não sejam da vossa autoria. Mais informo que tenho via correio electrónico da credora a 9/04/2020 a solicitar adocumentação para a passagem de nome da viatura.
Confirmo a transferência feita para a minha empresa de 255.39€ após várias semanas a tentar solicitar ajuda e informações ao Sr. David que após isso deliberaram a fazer a transferência de uma só prestação enquanto a viatura esteve impossibilitada de trabalhar sobre uma plataforma durante 3 meses reduzindo e muito a facturação da minha empresa.
Relativamente a garantia que vocês afirmam de estar activa informo que liguei para a Mafre no dia 6-11-2020 e fui informado pelos mesmos mais uma vez que a garantia se encontra anulada desde o dia 22-10-2020 e que o stand está informado da mesma situação, informo ainda que se a viatura se encontra se com garantia activa eu não necessitava de retirar o carro da Citroën onde se encontrava desde o dia 19-10-2020 aquando solicitado por vós (no dia 22-10-2020) que envia-se a viatura para a oficina mencionada por vocês.
Informo ainda que se a viatura se encontra-se na garantia eu teria direito a um veículo de substituição ao qual também não ocorreu. Pergunto eu a garantia contínua activa?
Solicito eu um documento como prova de garantia da minha viatura com a data de início e a data de fim da mesma.
Mais informo que no dia 7-11-2020 dirigi-me à oficina reparadora de caixa de direcção recomendada por vós pois a mesma não se encontra resolvida sendo que o técnico ligou a viatura a máquina de diagnóstico e como não aparece nenhuma avaria na máquina de diagnóstico diz que a viatura está boa sem mais nada poder fazer.
Agradeço assim que me arranjem nova solução pois a viatura continua com o mesmo problema. Aquando a aquisição da viatura e da garantia ninguém falou que o carro poderia ou não fazer 50 ou 100 mil quilómetros não entendendo assim o último parágrafo da vossa resposta.
Aguardo solução ao meu problema.

Obrigado
22 de novembro 2020
Uma vez que não obtive resposta por escrito e pedindo por Vx. Excelências que me desloca-se as vossas instalações prontamente assim o fiz (12-Nov-2020)para me dizerem basicamente aquilo que eu já tinha conhecimento. 9 senhor Luís afirmou que a viatura em questão teria garantia, mas mesmo assim não me quis facultar nenhum documento que o comprova-se afirmando ainda e confirmando que a garantia adequerida no ato da compra se encontrava afinal cancelada como eu constava em reclamações anteriores, alegando ainda que foi uma ação danosa por parte do stand, pois alegam que a companhia Mafre veio a descobrir que o carro era para laborar em TVDE tentando assim a LusoAuto encobrir tal situação para a companhia.
Informo também que a demora respetiva na documentação não se prende á credora nem á minha empresa, mas sim entre as entidades envolvidas onde a lusoauto comprou a viatura.
Mais informo que a intervenção feita na viatura ainda não se encontra solucionada pois o mesmo problema persiste e já é a terceira vez que me desloco a mesma para tentar solucionar o problema, mas o qual me indicam que o diagnóstico eletrónico nada consegue encontrar, mas que o problema em teste de estrada persiste (pedi ainda ao Sr. Luís e à oficina em questão um documento onde se consta a intervenção feita na viatura ao qual me foi completamente negado) assim sendo e dando o beneficio da dúvida, estando ainda o carro na garantia e podendo eu legalmente escolher o lugar onde quero que a minha viatura seja reparada venho por este meio pedir uma marcação de intervenção para solucionar o problema na oficina OdiCar Odivelas (Citroën Odivelas) e aguardo que essa marcação me seja reportada com a maior antecedência possível e até o máximo de 10 dias úteis após a reclamação presente.
Mais informo que se a respetiva garantia que foi acordada no ato da compra entre ambas as partes ainda se encontra-se em vigor eu teria um veículo de substituição no decorrer da reparação da viatura coisa que não aconteceu.
Agradeço deste modo os 255.39 € transferidos para a minha conta no dia 25-03-2020 sendo que ainda assim estive mais dois meses privados de laborar a 100% com todas as plataformas que estou inserido dando isto como vocês calculam um prejuízo grande para a empresa. Venho também pedir o reembolso no valor de 60.76 € referente ao diagnóstico efetuado na oficina OdiCar que nunca se interessaram em devolver.
Agradeço que sejam feitas contas e que seja restabelicdo os valores em prejuízo.
Informo mais uma vez que se a documentação chega-se no prazo legal seria dia 19 de Fevereiro de 2020 antes da pandemia do Covid-19, onde o senhor Luis tentou-se desculpar com a mesma visto isto eu não teria qualquer prejuízo ou mesmo se o tivesse não estaria a pedir contas a ninguém pois teria a documentação toda em ordem e nos prazos estabelecidos.
É com enorme tristeza que me deparo que a única preocupação do proprietário do stand após estas reclamações apenas se prendem no facto de eu as ter feito e não na resolução com a maior brevidade possível tendo este atendido ou retribuído todas as chamadas telefónicas efetuadas para o mesmo.
Aguardo assim a vossa resposta o mais breve possível.
Obrigado,
PS: Em anexo segue apenas o único documento que me foi dado pela oficina que não comprova nem estabelece o período de garantia da peça colocada.
jose valente
jose valente avaliou a marca
22 de janeiro 2021

Lusoauto nao se preocupa com o cliente depois da venda estar feita... Quem comprou que se oriente...