Manpowergroup Portugal SGPS, S.A

Manpower - Contratação imediata sem contrato de formação primeiro

Jorge Narciso apresentou a reclamação
21 de março 2022 (editada a 22 de março 2022)
Exmo(a). Sr(a).,

Venho, por este meio, reclamar o modo como minha contratação no centro de serviço - sanificação do centro de distribuição do Modelo Continente da Azambuja foi efetuada, pois fiquei imediatamente contratado, tendo como primeiro dia de trabalho o dia de formação teórica e prática, sem haver nenhum contrato de formação antes do contrato de trabalho a termo certo, que me possibilitasse passar por todas as funções antes de saber quais eram as que me adaptava ou não e, que me permitia rescindir, caso não me adaptasse, antes de efetuar o contrato de trabalho a termo certo propriamente dito.

No primeiro dia à tarde, fui fazer a parte prática da formação, estando na triagem de tabuleiros de plástico de pescado e à entrada da máquina de lavar tabuleiros e paletes de plástico para colocar as paletes com a ajuda de outro colega.

No segundo dia, colocaram à saída dessa máquina e não consegui adaptar-me de todo às funções, tendo muitas dificuldades, sendo um caos, pesadelo, pandemónio e uma grande vergonha.

Independentemente do tempo que me dessem, não conseguiria adaptar-me e, por isso, pedi logo a rescisão do contrato de trabalho.

Acontece que estava a aguardar a atribuição do subsídio social de desemprego, o que acabou por acontecer hoje.

Segundo a linha da Segurança Social, em vez de usufruir desse subsídio desde o dia 3 deste mês até ao dia 2 de Outubro deste ano e, como está registada a data de vinculação o dia 15 deste mês e a data de desvinculação o dia 17 deste mês e saí por minha iniciativa, só vou usufruir desse subsídio desde o dia 3 até ao dia 14 deste mês, o que é uma situação revoltante, porque, desde que saí do meu último trabalho no dia 17 de Dezembro de 2021, levei cerca de 3 meses a encontrar o próximo que, por azar, foi o do centro de serviço - sanificação.

Com a pandemia de Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a tarefa de encontrar outro trabalho vai ser cada vez mais difícil.

O pior é que tenho pouco dinheiro para fazer face às despesas e às dívidas.
Data de ocorrência: 15 de março 2022
22 de março 2022
Por lapso, não referi que não me entregaram o contrato de trabalho para eu assinar.
22 de março 2022
Já agora, como é possível colocarem-me vinculado à Manpower no sistema informático da Segurança Social, sem me entregarem primeiro o contrato de trabalho para lê-lo, incluindo as cláusulas e, depois, assiná-lo, caso concordasse com essas cláusulas?

No entanto, já reportei a situação para o e-mail provedoria.cliente@manpowergroup.pt.

Agradecia que me resolvessem a situação com a maior brevidade possível, antes da Segurança Social cortar-me o subsídio.
Manpower
23 de março 2022

Iremos analisar a sua reclamação internamente para apurar os factos que estiveram na origem da mesma.

Mais informo que recebemos no email, provedoria.cliente@manpowergroup.pt a sua reclamação, pelo que todas as interações serão feitas através do mesmo.

Aguarde por favor o nosso feedback.

Melhores cumprimentos,

Sofia Moura
Gabinete da Provedoria do Cliente ManpowerGroup Portugal
21 de maio 2022
Reclamação reaberta.

Enviado email para provedoria.cliente@manpowergroup.pt a explicar o motivo e com argumentos válidos para resolverem a minha situação o mais breve possível, pois a mesma já está a arrastar-se desde 16 de Março até agora sem solução à vista, causando vários transtornos.
21 de maio 2022
Peço a resolução da minha situação com a máxima urgência possível, tendo em conta as condições e as dificuldades deploráveis relatadas nos emails enviados para a Provedoria do Cliente da Manpower.

Cada vez mais me arrependo de ter respondido à vossa oferta de emprego da Sonae da Azambuja e ter aceite logo o emprego, porque a minha situação piorou de vez, batendo mesmo no fundo do poço.
22 de maio 2022
Eis o contrato de trabalho assinado, rubricado e enviado por email para a pessoa responsável pela minha contratação em conformidade, validado perante a lei, com data de início 15 de Março e data de fim 16 de Março, sem havendo lugar a renovação automática, pressupondo que saí por iniciativa da empresa, informação essa que terá de estar no motivo de cessação de vínculo na Segurança Social!
22 de maio 2022
Estas são as condições deploráveis que me encontro a viver e, agora, sem o subsídio de desemprego subsequente ou outra fonte de rendimento como é que vou sobreviver e encontrar um lugar melhor para viver num espaço de um ano até ser atribuído o RSI, se não conseguir encontrar outro trabalho nesse espaço de tempo.
22 de maio 2022
Condições deploráveis de onde vivo
23 de maio 2022
Segue, em anexo, o comprovativo de pedido de junta médica.
Jorge Narciso avaliou a marca
1 de junho 2022

A resposta será dada na próxima reclamação que tem a ver com o mesmo assunto.