Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
16,7%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
20%
Média das Avaliações
0%
Taxa de Retenção de Clientes
100%
Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Maternidade Dr. Alfredo da Costa - Mau acompanhamento / desrespeitoso

Resolvida
Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
21 de setembro 2023
Grávida de gémeos, sendo, portanto, uma gravidez de alto risco. Comecei a ser seguida na MAC depois de uma ida à urgência.
Ao longo das consultas, fomos esclarecendo as nossas dúvidas para o dia do parto - com indução marcada para dia 13 de julho.

No dia 12, à noite, comecei a ter contrações e lá fomos para a urgência e, depois de ter sido observada, fiquei logo internada.
Como já estava com 5cm de dilatação, chamaram a anestesista que, infelizmente, estava com alguma pressa e não explicou o procedimento de epidural e foi reclamando comigo por não estar na posição certa - por ter contrações cada vez mais curtas, como fui avisando, mas não quis saber...

Além disso, nesse momento, os enfermeiros e técnicos auxiliares iam entrando e saindo do quarto onde estava e com a porta completamente aberta. Numa situação destas, de nervosismo e sem saber o que esperar, logo aqui houve falta de empatia e respeito.
Ao longo da noite, a enfermeira que ficou comigo foi extremamente desagradável. Ora porque me mexia durante o CTG - estava completamente desconfortável -, ou porque as roupas da cama não estavam como ela queria, sendo bruta a falar comigo!

Cheguei a um ponto de não conseguir urinar e, nesse sentido, pedia ajuda para a sonda. Uma auxiliar de saúde, também muito pouco simpática, ao avisar as enfermeiras, diz "esta aqui não consegue urinar". A formação profissional é fantástica...

Foram fazendo vários toques e eu ia pedindo para reverem comigo o plano de parto - nunca aconteceu, ignoraram completamente e chegou a um pouco em que rebentaram uma das bolsas.
Uma das médicas, num determinado momento, disse " já pode fazer força" e foi embora. Deixou-me sozinha na sala de urgência... Inacreditável!

Quando foi momento de me levarem para o bloco de partos, o Pai não pôde assistir - nem o foram informando do que estava a acontecer - e, claro, foram realizando determinadas ações que são consideradas como violência obstétrica e que coloquei como proíbido no plano de parto - "massagens" na barriga, episiotomia, enfim... Estava numa sala com tanta gente que a pressão foi aceitar o que iam decidido... Acrescento que no momento do parto, iam entrando e saindo vários profissionais, sem qualquer respeito e consideração!

No momento do recobro, e quando o efeito da epidural passou, consigo contar pelos dedos de uma mão as ajudas fornecidas... Principalmente à noite, em que tanto enfermeiras como auxiliares estavam chateadas com a vida e eram extremamente desagradáveis. Compreendo, ainda assim, que o número de grávidas e bebés fosse elevado para as profissionais, mas não se admite que ao tocar à campainha, para ajuda, demorassem tanto tempo pois estavam na conversa...

Tive alta no sábado, às 22h!!! Surreal! Isto porque a médica que ia "verificar" se estava tudo bem - mais uma situação de má gestão pois o verificar era apenas pela conversa e não pela observação... - fazia às urgências!

Devia ter sido um momento tranquilo e foi tudo ao contrário... É uma maternidade que faz muita falta à zona de Lisboa, obviamente, mas a gestão ou o grupo de profissionais que se "apanha" em determinadas horas é uma questão de sorte... Espero, sinceramente, que se organizem melhor e consigam fornecer um serviço mais acolhedor a cada mulher... Sejam de nacionalidade portuguesa ou não (outra situação muito má é ver que os profissionais são mal educados com as mulheres estrangeiras, fazendo pouco das mesmas porque não sabem falar português! Vergonha!!!!).
Data de ocorrência: 13 de julho 2023
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.