Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE

Maternidade Dr. Alfredo da Costa - Negligência

Carolina Silva apresentou a reclamação
9 de julho 2021
Venho por este meio reclamar do sucedido numa ida á urgência por contracções esporádicas dolorosas á mais de 24h, tendo sido aconselhada pelo meu médico assistente a ir a este hospital. Estou de repouso e a fazer medicação desde as 29s por encurtamento do colo uterino e contracções.
Dirigi-me á urgência no dia 07Julho de 2021 pelas 19h, fui chamada para a triagem pelas Enfermeiras cujo o nome desconheço porque não se identificaram, colocaram-me no ctg e ali estive numa sala pequeníssima juntamente com outra grávida a fazer o mesmo. Perguntaram-me quando tinha comido a última vez e eu referi que tinha sido as 14h, arranjaram-me um chá a ferver e sem açúcar. Passado 40min desligaram o meu ctg dizendo que estava bom sem contracções e mandaram me esperar pela chamada para o médico na recepção/entrada…ao fim de 2h de espera e sem comer, dirigi-me á recepção e questionei se não se teriam esquecido de mim, uma vez que comigo á espera estavam 2 senhoras “não grávidas” que entretanto foram chamadas primeiro que eu…passado uns minutos sou chamada ao gabinete médico, e encontro 2 jovens médicas (uma loira de olhos claros e pele branca e uma
morena também de óculos) que não se apresentaram e com um discurso bruto para mim…fui observada, referi que vinha referenciada por um médico, contei o meu historial médico, fizeram-me uma ecografia vaginal e disseram que o colo estava com “30/31mm está óptimo para 33s” referiu uma das jovens médicas, de seguida mandaram me para casa, só que insisti com estas jovens médicas se não iam ver o bebé por via abdominal…pelo que uma respondeu “o ctg não estava bem? Então ele está óptimo’’ depois de alguma insistência minha uma das jovens médicas fez me a ecografia abdominal ao mesmo tempo que estava ao telemóvel a encomendar o jantar….tudo isto tinha passado, não fosse eu ao meu médico no dia seguinte (pelas 10h) por consulta de rotina marcada, fez me a ecografia vaginal mediu me o colo e tinha 19mm…ora durante a noite não tive contracções nem outras queixas, não sou médica mas tenho conhecimentos na área da saúde, e sei que o colo não passa dos 30/31mm que me disseram na maternidade para 19mm do nada! Trata-se aqui de uma má observação médica numa urgência com duas internas (vim a saber) sem acompanhante de um supervisor pondo em risco a vida de 2 seres!!! Porque trata-se, face á iminência de um parto prematuro fazer ou não a maturação pulmonar tendo eu 33s+4dias…Ora bem resumindo a minha queixa, é impensável deixar um serviço de urgência entregue a alunas, quanto mais um serviço de obstetrícia em que não estão a tratar de uma vida mas de duas…sei ver que as alunas tem que aprender, mas sem supervisão assim não aprendem nada, é lamentável isto acontecer numa maternidade de referência do País.
Data de ocorrência: 9 de julho 2021
16 de agosto 2021
Ainda a espera da resolução
Carolina Silva avaliou a marca
1 de novembro 2021