Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Maternidade Dr. Alfredo da Costa - Queixa contra a maternidade alfredo da costa

Marion Desvernay
Marion Desvernay apresentou a reclamação
21 de março 2021
Venho por este meio denunciar as condições péssimas da Maternidade Alfredo da Costa onde tive o meu parto no dia 6 de março de 2021. Esperei bastante tempo na sala de espera com contrações extremamente dolorosas. Na triagem a enfermeira foi muito simpática (obrigada!). Na sala de parto, a falta de liberdade nos movimentos durante a preparação é um escândalo. Quando informei a médica e a enfermeira que queria fazer força durante 15 minutos, elas não prepararam a mesa. Portanto quando a bebé saiu, a cama não estava pronta... Tive de "esperar" com a bebé bloqueada e as piores dores da minha vida. Antes da epidural (que não funcionou) perguntei se ia poder levantar-me, caminhar, ir à casa de banho e disseram que sim mas não me deixaram. Avisaram só depois do parto que iam ter de pôr uma sonda para forçar a urina sair… Surpresa desagrádavel. No quarto, estivemos 4 mulheres (no telefone a maternidade tinha dito que eram 3 mulheres pelo tema da Covid…, outra mentira). Os quartos são da pré-história, nenhuma intimidade, nenhum conforto, almofadas com buracos, as camas não se levantam sozinhas, as enfermeiras falam a voz (muito) alta sobretudo à noite. Recusam dar pensos higiénicos enquanto temos sangue em todos os lados porque "há de pedir ao marido para trazer”. A coisa mais importante para uma mulher que acaba de dar à luz é o descanso. NÃO se pode descansar na MAC. As enfermeiras não o vão permitir. As mulheres grávidas são tratadas como animais. As duas únicas horas que dormi em 48 horas fui acordada brutalmente pelas enfermeiras, a mexer o berço com força e abrir a cortina em grande (a única coisa que dá um mínimo de privacidade...). O mínimo é deixar as mães descansarem. É grátis… é só falar baixinho. Chama-se RESPEITO.
Data de ocorrência: 21 de março 2021
Marion Desvernay