Matrizauto
Matrizauto Marca Recomendada
MATRIZAUTO - Comércio de Automóveis SA
  • A Matrizauto é a maior megastore automóvel de Portugal.
    Com mais de 2.000 viaturas em stock, entre seminovos e usados certificados e 0km, a Matrizauto tem 7 lojas em Portugal: Porto, Braga, Sintra, Aveiro, Viseu, Leiria e Loures.

• R. Santa Luzia 1022,
    4250-415 Porto
  • geral@matrizauto.pt

Matrizauto - Devolução de sinal não efetuada

Filipe Miguel Sequeira Ramos Rodrigues Pedra
Filipe Pedra apresentou a reclamação
17 de junho 2015

No passado dia 31 de Maio de 2015 (domingo) na Matrizauto de Sintra efetuei uma sinalização de 250 euros para a compra de um Megane III confort 1.5 DCI 110 CV (Chassis nº VF1BZ140648690699) através do vosso gestor comercial Sérgio Cortegano. Após uma análise mais profunda, no dia 4 de Junho de 2015, cancelei a respetiva venda por justa causa.

Os motivos do cancelamento foram:

1º Gestor comercial Sérgio Cortegano sempre me informou que o veículo em questão ainda não tinha efetuado a revisão dos 30 000 km e que esta revisão iria ser feita antes de me entregarem o carro. Até ter decidido cancelar a compra do veículo (4 de Junho de 2015) e nas diversas vezes que o confrontei sobre essa situação ele referiu sempre o mesmo: “o carro ainda não fez a revisão dos 30 000 km”. No entanto, no dia 2 de Junho de 2015 (3ª feira) fui a um concessionário da Renault e verifiquei que o veículo em questão tinha feito a revisão dos 30 000 km em Setembro de 2013 (7 meses após o primeiro registo). A partir dessa informação, logicamente que quis saber mais sobre o histórico do carro conforme pode ser evidenciado nos emails dos dias 2 e 3 de Junho de 2015 que enviei ao Gestor comercial Sérgio Cortegano. Para além disso informei ao Gestor comercial Sérgio Cortegano que pretendia que fosse feito um full check-up do veículo na Renault sendo que eu pagaria as respetivas despesas. O vosso gestor comercial sempre rejeitou a hipótese de ser feito o full check-up na Renault e que este não traria nenhuma mais-valia para a minha decisão de adquirir o veículo. Apesar disso, e uma vez que sempre agi de boa-fé, conforme evidenciado no email de 2 de Junho de 2015, enviei ao Gestor comercial Sérgio Cortegano a documentação necessária para que fosse efetuado o pedido de crédito.

2º Antes de efetuar a compra de qualquer veículo, estou no meu direito, tal como vocês publicitam no vosso site e nas vossas instalações, de saber o seu historial e os eventuais danos. Sabendo que o historial do veículo não coincidia com as informações do vosso Gestor comercial ainda mais importante se torna adquirir essa informação. Apesar de ter solicitado vários documentos para decidir corretamente se valeria a pena adquirir o veículo, até ter cancelado a compra do veículo (4 de Junho de 2015) só me foi entregue a Declaração de conformidade do veículo. Posteriormente e após ter ocorrido a quebra de confiança dos vossos serviços e ter cancelado a compra do veículo foi-me entregue o Certificado de Aprovação em Inspeção Técnica para Matricula e a suposta Cópia da inspeção B. Saliento suposta Cópia da inspeção B uma vez que o documento que me foi enviado não consegue comprovar a kilometragem nem a data de entrada em Portugal do veículo em questão.

3º A matrizauto refere que “Cada viatura é avaliada e adquirida por uma equipa profissional de acordo com rigorosos parâmetros de Qualidade. Todas as viaturas da Matrizauto são certificadas por uma entidade externa, pelo que Certificação é sinónimo de Segurança, Garantia e Confiança.”. Nesse sentido e quando fui ver o veículo pela última vez (manhã de 04/06/2015) o vosso Gestor comercial mostrou-me um documento que supostamente foi um check-up efetuado por vocês em 28 de Maio de 2014. Infelizmente esse documento fica aquém do esperado uma vez, e seguindo os parâmetros da qualidade, revela muitas inconformidades. Dentro das muitas inconformidades que verifiquei é de salientar as seguintes:
a) O documento “my_CARCENTER – Controlo de Qualidade 120 pontos VO’s” é um documento não controlado;
b) O documento não refere quem validou o suposto check-up;
c) O documento não indica quais as metodologias utilizadas para cada item;
d) O documento não informa qual a empresa que certifica a my_CARCENTER e não indica qual o documento comprovativo da certificação.

4º Apesar de todas as lacunas detetadas neste processo e no qual vejo motivos para cancelar a compra do veículo em questão, foi possível rastrear um pouco o histórico do veículo. Esse mesmo histórico indica que até Setembro de 2013 (7 meses após o primeiro registo) o veículo andou 30 000 km e até á data (após cerca de 2 anos) o veículo fez unicamente cerca de 3 000 km. A matrizauto deverá ter recebido o veículo em Maio de 2014 (8 meses após a primeira revisão), estando assim em sua posse há mais de um ano. Sendo assim coloco as seguintes questões:
a) Quantos quilómetros efetuou o veículo em questão, entre Setembro de 2013 e Maio de 2014?
b) Porque o veículo em questão está parado na matrizauto/my_CARCENTER à mais de um ano?

Após ter cancelado a compra do veículo (4 de Junho de 2015), e do vosso Gestor Comercial ter tido conhecimento, em email do mesmo dia ele referiu que a devolução do sinal seria entregue até 12 de Junho de 2015. Deste modo fiquei descansado sobre essa situação uma vez que sabia da vossa política de “Satisfação, devolução ou troca”. No entanto é com grande insatisfação que verifico que essa mesma politica só existe em papel uma vez que no dia 12 de Junho de 2015 fui informado telefonicamente que o sinal de 250 euros não iria ser devolvido. Em relação a essa conversa que tive com funcionário da Matrizauto reforço que não é agora, após 1 semana e meia de ter cancelado a compra do veículo, que irei ver todo o histórico do veículo em questão uma vez que não existe confiança nos vossos serviços e veículos. Por outro lado, a desculpa de não terem vendido o veículo por ter ficado sinalizado durante 4 dias é ridícula e insultuosa. O veículo está na matrizauto à mais de 1 ano (porque será?) e agora é que estão preocupados com isso, salientando mais uma vez que o cancelamento foi devido á incompetência dos serviços da matrizauto.

Desta forma venho exigir a devolução dos 250 euros da sinalização que entreguei no dia 31 de Maio de 2015 até ao final de Junho de 2015 uma vez que está mais que provado as causas do motivo do cancelamento da compra do veículo e que a minha insatisfação está relacionada com a qualidade da viatura e dos vossos serviços. Findo esse prazo, informo que comunicarei o sucedido às entidades competentes e recorrerei a todos os meios à minha disposição para defender os meus direitos.
Sem outro assunto de momento,

Data de ocorrência: 17 de junho 2015
19 de junho 2015
Boas noites,
Venho informar que a situação foi resolvida e que me foi restituído os 250 euros. Quero agradecer ao Portal da Queixa por ter publicado a minha reclamação e ao gerente da Matrizauto de Sintra por ter pretendido resolver esta situação o mais rapidamente possível.

Por fim queria só deixar um aviso aos leitores: Lutem pelos vossos direitos e sempre que quiserem adquirir um carro em 2ª mão informem-se bem do histórico do veiculo em questão.

Matrizauto
23 de setembro 2016
Antes de mais, apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Reportando-nos à V/ missiva, devemos desde já referir que a mesma mereceu a nossa melhor atenção.

Desde logo apresentamos as N/ desculpas pelo tempo decorrido desde a V/ interpelação, mas, no respeito absoluto que temos pelos N/ clientes, entendemos ser indiscutivelmente necessário reunir toda a informação para a formulação da N/ resposta.
No que concerne à situação reportada por V.ª Ex.ª, verificamos que, na presenta data, a mesma já se encontra devidamente resolvida. Pedimos desculpa se algo não ocorreu dentro do espectável, pois esta empresa pretende pautar a sua atuação com valores de rigor e profissionalismo.

De modo a ver restabelecida a relação comercial existente, que muito prezamos, com V.ª Ex.ª. e sendo o nosso lema a satisfação do cliente, aproveitamos para endereçar as devidas desculpas pelo transtorno causado a V.ª Ex.ª., esperando minorar o transtorno que toda a situação lhe causou.

Certos da sua melhor compreensão para estes aspetos, estaremos incondicionalmente disponíveis para qualquer assunto que entender como conveniente e especialmente gratos por qualquer contacto que queira estabelecer.

Departamento de Qualidade da Matrizauto

Já comprei duas viaturas, correu tudo muito bem!! Estou super satisfeita e recomendo( azares temos todos é só conversarmos com as pessoas corretas).