Mazda Marca Recomendada Marca do Mês
83.8
Mazda - Motor de Portugal, Lda
  • HERANÇA
    O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO
    A Mazda e Hiroshima são inseparáveis. Estamos fortemente ligados à nossa cidade natal de Hiroshima. Personaliza a história, o espírito de não desistência e a capacidade de fazer mais com menos, que nos caracterizam. Crescemos com esta atitude positiva de sucesso. Não é pois surpreendente que o nosso espírito competitivo remonte ao passado de Hiroshima, onde se desafiavam sempre as probabilidades.

• Avenida dos Combatentes, nº 43-3ºA
    1600-042 Lisboa, Portugal
  • mcliente@mazdaeur.com

Mazda - Defeito de fabrico e solução para o problema

Sérgio Teixeira apresentou a reclamação
1 de março 2024
Exmos. Srs,

9 meses depois de uma reclamação que levei a cabo por causa do assunto que trago hoje, tudo volta a acontecer!
A minha viatura, já mudou 2 vezes o filtro de particulas e injetores, a ultima vez À 9 meses atras, pelo qual a oficina cardan e depois de expor o caso à Mazda Portugal, entre entretenimento no início e a resolução dos problemas lá voltaram a trocar o filtro de Particulas.

Em Janeiro deste ano, voltou a aparecer a luz de avaria de motor com a mensagem "Nivel excessivo de óleo. Solicite a inspeção do veiculo". recorri à Cardan e após verificarem que tinha passado apenas 9 meses e cerca de 8000km tudo voltava *a estaca zero! O oleo voltava a subir e ficar misturado com o combustível podendo decorrer daí avarias que seriam posteriormente mais graves e com danos no próprio motor. Na cardan, segundo informação limparam o erro e retiraram um bocado de óleo em excesso.
Exigi que reportassem o caso à Mazda Portugal a qual não respondeu em mais de 30 dias do tempo ocorrido!
Esta semana apareceu uma nova luz indicadora de avaria no motor! Desta vez com uma mensagem diferente de à um mês e meio atras! Na cardan depois de verem o registo disseram que se trata de cinzas e do mesmo problema que é recorrente.

O meu carro tem 51500 km, está dentro da garantia, isto porque fiz na altura da compra extensão de garantia, caso contrario, estaria já fora da garantia dos 3 anos e certamente e a julgar pelas leituras das diversas queixas nos fóruns e nos livros de reclamações, a mazda Portugal colocaria a sua responsabilidade de lado e faria o cliente suportar o custo da avaria que repito TRATA-SE DE UM DEFEITO DE FABRICO.

Posto isto, peço que a Mazda Portugal que tenha uma atitude honesta e definitiva para a resolução deste problema, sob pena de recorrer ás instancias judiciais, colocar uma providencia cautelar para evitar problemas pós garantia e expor toda esta vergonha à Mazda Japão.
Com os melhores cumprimentos
Armando Teixeira
Data de ocorrência: 1 de março 2024
1 de março 2024
Exmo(a). Sr(a). Sérgio Teixeira,

Acusamos a receção da sua reclamação nº 108723024 em 2024-03-01 que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos desta forma dar início à análise da mesma, pelo que voltaremos ao seu contato logo que oportuno.

4 de março 2024
Exmo(a). Sr(a). Sérgio Teixeira,

Vamos desta forma dar continuidade à análise da mesma, pelo que encerramos a sua reclamação no Portal da Queixa, para dar continuidade à mesma por e-mail, assim como nas aplicações próprias para o efeito.

A Mazda Motor de Portugal está neste momento a analisar a situação apresentada por V. Ex.ª, pelo que entraremos em contacto assim que recolhermos toda a informação necessária.

7 de março 2024
Exmo(a). Sr(a). Sérgio Teixeira,

Vamos desta forma dar como encerrada, pelo que lhe enviamos um e-mail com a resposta final no dia 07/03/2024.

Exmos Srs,

Venho desta forma afirmar não aceitar como resolvida a reclamação, uma vez que a Mazda Portugal, para um problema recorrente e ainda no prazo de garantia comunicou ao seu concessionário que iriam assumir a troca ( novamente do sensor do filtro de partículas, mas que não assumiria a troca do óleo e filtro que tiveram que efetuar), este, apenas se deveu porque o sistema do filtro de partículas e o seu sensor avariaram, permitindo que o combustível se misturasse com o óleo do motor elevando assim o seu nível. Entre uma situação e outra foi efetuada a revisão programada à 4 mil km atrás.

Com uma agravante, para o mesmo caso, a Mazda Portugal teve um comportamento diferente nas duas situações, conforme ficheiros anexos ( que por agora são privados só acessíveis á marca), ou seja, apos luta pelos meus direitos e por uma questão de justiça através de reclamação a Mazda lá acabou por assumir o valor que eu teria pago, agora, além de não assumir, ainda teve a distinta lata de dizer que se eu não trocasse o óleo e filtros a responsabilidade passaria a ser minha por danos futuros. Ainda falta cerca de um ano e meio para terminar a garantia do fabricante, por isso paguei sob coação.
Sérgio Teixeira
Esta resposta tem um anexo privado

Exmo(a). Sr(a). Sérgio Teixeira,

Acusamos a receção da sua reclamação nº 108723024 em 2024-03-26 que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos desta forma dar como encerrada, pelo que lhe enviamos um e-mail com a resposta final no dia 26/03/2024.

26 de março 2024
Lamentavelmente, e por lapso meu fiz uma nova reclamação neste processo.

Avaliarei a vossa atitude em conformidade com todo o processo.

Para mim não ficou resolvido!
Vocês falam que responderam em conformidade, mas simplesmente enviaram um email a responder a uma questão que lhes coloquei e nada falaram do pagamento indevido que tive que fazer...

27 de março 2024
Exmos Srs.

Venho desta forma reclamar uma cobrança indevida do concecionário onde o meu carro esteve para arranjar após ter dado uma indicação de nível excessivo de óleo no motor.

Já tendo a cardan comunicado à Mazda, apos retirar um pouco de (óleo/combustível entretanto misturado) e limpada a mensagem de erro e enviado os relatórios necessários para que a Marca analisasse uma vez que já era a 3ª Vez que acontecia em 50 000km e dentro da garantia, acendeu enquanto esperava pela resposta da Mazda Portugal, acendeu entretanto outra luz de avaria do motor....
Da penúltima vez que isto acontecera, a Mazda e após reclamação acedeu a pagar o custo do óleo e filtros que após substituição de uma peça (sensor) obriga a fazer
Agora, desta ultima vez, além de dizer que o cliente é que tem que pagar o óleo e filtro pois eles só iriam assumir mão de obra, carro de substituição e o sensor do filtro de partículas (o qual eu disse que não pagaria), ainda tiveram o desplante de dizer que se não pagasse não mudariam o óleo e filtro e a responsabilidade seria minha das consequências futuras, sentindo-me coagido a pagar para não perder garantia ou vir a enfrentar problemas de custos ainda maiores.

Relembro que fiz sempre as revisões programadas, tinha feito uma à 4000km atras, e nunca acendera nenhuma luz indicadora de necessidade de mudança de óleo, nem tinha passado 20000km ( apenas cerca de 10K) e nem um ano sequer ( 7 meses apenas)..
Relembro ainda que o carro encontra-se coberto pela garantia de fabricante!!!

A pergunta é simples, a Mazda Portugal vai assumir a minha despesa cobrada indevidamente ou não?

Não quero alimentar mais esta conversa que já parece uma "novela", caso a resposta seja negativa elevarei o nível de reclamação para outros patamares, difundindo pelas redes sociais ou mesmo até judiciais (tenho tudo mais que documentado)
Cumpriemntos
Sérgio Teixeira avaliou a marca
26 de março 2024

Maior desilusão! Já tive e tenho carros alemães, tive Honda com otima experiência, daí querer um carro japonês confiando na publicidade do melhores motores a diesel que se escrevia por ai no lançamento ... . Fogem a uma questão que basta verem foruns sobre os Mazdas da serie C3 ; CX- 30 e mazda 6, e só neste portal da queixa existem às centenas sobre os mesmos temas e queixas. A marca mesmo dentro da Garantia não presta a devida atenção aos seus clientes! Empurram "com a barriga" um problema que todos os carros tem até chegar o fim da garantia, depois meus amigos, preparem as carteiras ou então tem que andar 60 kms 5 a 6 dias por semana ou 2 ciclos de 200km por semana para evitar ter problemas com o filtro de partículas, injetores e sensores ( PARECE INVRÌVEL MAS FOI A RESPOSTA DA MAZDA PORTUGAL ). Sérgio Teixeira

Infelizmente esta reclamação é dada como resolvida pela Marca MAzda, mas o problema está longe de ficar resolvido.
É um comportamento lamentável em qualquer circunstância, mas dentro da Garantia é ridículo.