Medicare Marca Recomendada
2 Saúde Prime 77.9
3 Sorriso Mais 76.9
Medicare71.9
MED&CR – Serviços de Gestão de Cartões de Saúde Unipessoal Lda
  • A Medicare é a marca líder de Planos de Saúde em Portugal.

• 219441113
  • Rua Rodrigues Sampaio n.º 103,
  • info@medicare.pt

Medicare - Anulação do contrato

Luis Pina apresentou a reclamação
29 de junho 2020 (editada a 30 de junho 2020)
Anulação do contrato Medicare

Venho por este meio solicitar o cancelamento do meu contrato com a Medicare.

No final do mês de Janeiro fui contactado via telefone para aderir a Plano Platinum mais Vida.

Apesar de não ter sido informado sobre a obrigatoriedade de permanecer vinculado a esta instituição durante um ano, e após pedir anulação deste contrato, o departamento jurídico da Medicare veio dizer que eu anuí a todas as condições de que fui informado, o que não é verdade. Há gravações desta chamada que provam o contrário, mas não tive acesso a elas, o que demonstra má fé da empresa.

Encontro-me neste momento desempregado, sendo-me muito difícil pagar um serviço de que não estou a usufruir, dado serem muito poucos os acordos da Medicare com clínicas e hospitais.

Julgo que a Medicare deverá querer ter clientes satisfeitos, não se aproveitando da fragilidade alheia de quem vive momentos de dificuldade financeira.

Quero a tudo isto acrescentar um outro dado: houve uma chamada telefónica em que as informações das duas partes (cliente e empresa) se contradizem, mas em momento algum assinei qualquer documento referente às condições deste contrato.

Assim, e por não ter havido qualquer confirmação da minha parte por escrito da adesão e muito menos da renovação, invoco o Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 Fevereiro, Artigo 5º, nº 7 (que transpõe a Diretiva nº 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo aos direitos dos consumidores), especialmente o art.5º/nº7 no qual é referido que “Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços “.

Por não ter assinado nenhum termo onde conste uma fidelização da minha parte com a Medicare, agradeço que procedam ao cancelamento com efeitos imediatos.
Data de ocorrência: 29 de junho 2020
29 de junho 2020
Exmo. (a) Senhor (a)Luis Pina

Registamos a S/ exposição 42546720 a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que a mesma se encontra em fase de análise e subsequente resolução.

Contamos retomar o S/ contacto na maior brevidade possível.

Relembramos que estamos disponíveis para qualquer esclarecimento, através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente :

Telefone 21 944 11 13
Email info@medicare.pt
Online medicare.pt/sugestoes-reclamacoes

Muito obrigado,
A Equipa Medicare
1 de julho 2020
Exmo. Senhor Luis Pina,

Retomamos a S/ comunicação, para informar que após contatos havidos, consideramos a presente reclamação resolvida/concluída, conforme n/ comunicação remetida em 30/06/2020.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento, através do Serviço de Apoio ao Cliente 21 944 11 13 ou através de info@medicare.pt.

4 de julho 2020
Não compreendo a solução e encerramento da questão. Ao contrário do que diz a Medicare - que me deu resposta no dia 30 /06, não recebi qualquer tipo de contacto desta empresa. Não percebo o que uma empresa como a Medicare terá a ganhar com uma actuação desonesta, quero crer por isso que houve um mal entendido. Aguardo uma resposta urgente, dado que não assinei nenhum consentimento perante um contrato feito via telefone.
7 de julho 2020
Exmo. Senhor Luís Pina,

Retomamos a S/ comunicação, para informar que após contatos havidos, consideramos a presente reclamação resolvida/concluída, conforme n/ nova comunicação remetida em 06/07/2020.

7 de julho 2020
Exmos Srs,
Após ver a vossa leitura do DL 24 / 2014 de DL 24/2014 de 14 de Fevereiro, com a transcrição integral do n.º 7 do artigo 5.º do referido diploma, chego à conclusão que não se trata de má interpretação deste DL mas sim de uma omissão do mesmo, a saber, e transcrevendo as vossas palavras:

"“7 - Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor”.Daqui resulta claramente, que a vinculação ao contrato pode ocorrer de 3 formas:
1 – Assinar o contrato;
2 – Dar o seu consentimento;
3 – A chamada de adesão ser efetuada pelo cliente. "

O ponto 1 e o ponto 3 referidos por vocês constam deste nº7 do artigo 5º mas não o ponto 2, estando incompleto. Referem vocês que eu dei o meu consentimento. Mas o  DL esclarece que esse consentimento é ESCRITO.

O que está aqui em questão é que qualquer contrato que vincule o consumidor a  uma empresa por um período definido (neste caso 1 ano) só é válido após a confirmação por escrito do adquirente desse mesmo serviço.

Nunca conheci nenhuma empresa que actuasse nestes moldes e a Medicare não é certamente excepção à lei, pelo que acredito que haja um mal entendido da vossa parte.

Quero crer que este DL foi criado para proteção do consumidor e para assegurar também o bom nome das empresas, pretendendo-se firmar contratos em boa fé, com condições claras para a satisfação de ambas as partes e não de apenas uma delas.

Desta feita, tendo em consideração o  DL 24 / 2014 de DL 24/2014 de 14 de Fevereiro,  n.º 7 do artigo 5.º do referido diploma, volto a lembrar que não assinei nenhum contrato nem tão pouco enviei o meu consentimento por escrito, pelo que solicito a imediata anulação deste contrato que, nestas condições, não é válido.

Agradecendo desde já a vossa compreensão, aguardo confirmação- por escrito- da vossa parte.

Luís Filipe Pina
21 de julho 2020
Exmo. Senhor Luís Pina,

Retomamos a S/ comunicação, para informar que após contatos havidos, consideramos a presente reclamação concluída, conforme n/ nova comunicação remetida em 06/07/2020.