MEO Marca Recomendada

Miguel Ângelo Carromeu
Miguel Carromeu apresentou a reclamação
6 de maio 2014

Exmos. srs.

Possuo um cartão pré-pago da TMN (agora MEO) com o tarifário "Link sem mensalidade" (ex-Moche sem carregamentos). Adicionalmente possuo uma mensalidade de Internet no telemóvel, pela qual pago adicionais 10€ (arredondados) com um plafond de 1GB de tráfego mensal.

Em meses anteriores nunca, mesmo em meses que usei o dispositivo móvel como "hotspot" para me ligar ao portátil, fazendo um uso dito "regular", com visualização de vídeos, inclusive, tinha chegado ao limite de tráfego.

Sendo o consumo reiniciado a cada dia 16 todos os meses, no dia 26 de abril, portanto, 10 dias depois, recebo o aviso que atingi 90% do consumo (o que muito estranhei) e, nem 30 minutos depois, o aviso que esgotei o plafond. Estupefacto, não ignorando o facto que pudesse ter sido algum problema meu ou do dispositivo, contactei a MEO (linha 1696). Pedi que analisassem o caso, dado o meu histórico de consumos. Disseram-me, ainda nessa mesma chamada, que teria, nesse mesmo dia, feito consumos na ordem dos 700 MB. A hora referida (por volta das 12:oo) nem sequer teria o dispositivo em uso, pelo que, o valor apresentado é absurdamente ridículo. Não satisfeito, com o fim-de-semana hipotecado pois fiquei sem plafond de internet, que bastante falta me faz, pedi que analisassem a situação. Disseram-me que receberia a resposta num prazo máximo de 24 horas. Inocentemente ainda liguei no final desse dia, na esperança que já houvesse uma resposta: não; teria de aguardar, sendo que, como era sábado, provavelmente só na segunda (que 24 horas tão longas).

Passou a segunda, a terça, a quarta e a quinta - nada. Decidi ligar na sexta-feira, dia 2 de maio - "não há ainda resposta; vamos reforçar o pedido", foi dito.

Hoje, dia 6 de maio, continuo sem resposta.

Acresce que, ao contrário do que sucedia na anterior Área de Cliente TMN, em que era possível visualizar a quantidade de tráfego consumida por cada ligação feita em dados, na MEO, essa quantidade não está mais disponível - apenas os totais consumidos e remanescente - o que diz bastante sobre a transparência de um processo de controlo de tráfego de dados.

Além de inadmissível a demora na resposta, ainda por dar, a MEO deveria ouvir os clientes que também possuem pacotes de dados: todos os meus clientes têm manifestado o seu desagrado com o facto de o plafond desaparecer num ápice, o que, COINCIDÊNCIA ou não, ocorreu após a transição TMN --> MEO.

Grato pela atenção
Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 6 de maio 2014
Boa tarde Miguel Ângelo Carromeu,

Para podermos analisar a situação que indica será necessário que nos indique os dados que solicitámos por mensagem privada.

Boa tarde

Já o fiz (envio do telemóvel associado à reclamação.

Grato pela atenção.

Melhores cumprimentos
Boa tarde Miguel Ângelo Carromeu,

Estamos a analisar a questão e logo que possível entraremos em contacto.

9 de maio 2014
Resposta da MEO: foi tudo normal!

Trocado por miúdos, o OPERADOR mecanizado sem QUALQUER conhecimento técnico daquilo que dizia, disse-me que os consumos foram NORMAIS.

A NORMALIDADE (ler separado ou em conjunto, como melhor se aplicar) é o facto de no dia 26 de abril eu ter usado 1024MB do meu plafond, ou seja TODO, COMPLETO, TOTAL.

Isto é NORMAL de acordo com os vossos protocolos? Dizer a um cliente que o dispositivo móvel usou 1 GB (ler GIGABYTE) num espaço de 5 horas (sim, porque o "dia" resume-se a um período entre as 10 e as 15 horas, altura em que recebi a mensagem a dizer que tinha usado todo o meu tráfego).

Acham, portanto, NORMAL, instruir um operador sem quaisquer conhecimentos técnicos daquilo que está a dizer, que ligue a um cliente? Acham NORMAL que o operador refira que o cliente pode consultar a quantidade de tráfego usada no site, quando na VERDADE, NÃO PODE?!

Tenham vergonha na cara meus srs. e honrem a carteira de clientes que têm, sobretudo clientes como eu, que têm associados à sua conta todos os serviços possíveis, desde o móvel ao residencial.

Isto não fica por aqui.

Grato pela NÃO reposta
Cumprimentos
14 de maio 2014
Boa tarde Miguel Ângelo Carromeu,

Verificamos que foi contactado pelos nossos serviços no seguimento do exposto. Estamos ao dispor para futuras questões.

11 de junho 2014
Boa tarde

Não sendo propriamente uma resolução, a MEO devolveu 2 dias de cobrança do IT Diário. Apesar de não conseguir explicar a validade do consumo exagerado, a verdade é que, para todos os efeitos, os registos aparecem com valores que perfazem 1GB.

Resta aguardar valores futuros.

Para já, penso que posso considerar o assunto resolvido.

Obrigado e melhores cumprimentos
Miguel Carromeu

Resposta da MEO - "É normal".

É "normal" que num espaço de 5 horas, um dispositivo móvel tenha usado 1GB (UM GIGABYTE) de dados! O que não é normal é o serviço técnico - isso é que não é normal.