MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Nunca pensei. Mau serviço prestado.

Margarida Pinto
Margarida Pinto apresentou a reclamação
20 de setembro 2017

Estou incrédula... Nunca pensei ver-me numa situação destas....
Há cerca de 08 meses uma comercial porta-a-porta da MEO, deslocou-se à minha casa para dar a conhecer que a Meo já tinha cobertura fibra na minha morada! Como tinha período de fidelização a decorrer com outra operadora, recusei a apresentação de ofertas, mas tendo curiosidade com o serviço MEO, deixei o meu contacto com esta comercial, para que voltássemos a falar perto do término desta fidelização!
Durante este período a comercial foi entrando em contacto comigo para apresentar ofertas que a MEO ia lançando, para nos lembrar que ainda se mantinha na MEO quando chegasse a altura.
Perto do fim do período de fidelização, achei que, pela forma como esta comercial se tinha comportado durante este período, merecia que entrasse em contacto com ela para ver quais as possibilidades que a MEO me podia oferecer, tendo em conta os serviços que eu necessitaria! Chegamos finalmente a um acordo referente aos serviços e valor (TV + NET + Telemóvel + TV Cines durante o período de fidelização + 23 MB de NET para partilhar com cartão gémeo para poder usar num Hotspot, com o valor mensal de € 56,99).
No dia 30/08, após uma solicitação talvez um pouco insistente de mais, fiz chegar por e-mail, à comercial, a documentação necessária à portabilidade do serviço móvel, neste caso factura da outra operadora e cópia do meu cartão de cidadão.
Tudo a correr normalmente, marcação da instalação dos serviços, muito embora, por indisponibilidade da comercial em deslocar-se à minha casa, o contrato de serviços não tivesse sido ainda assinado. A instalação foi efectuada no dia 08 de Setembro. Sendo que se deram conta no dia 12 que tinham instalado a box errada. O técnico responsável pela instalação entra em contacto directo comigo para trocar a box, ficando esta troca agendada para Sábado, dia 16 de Setembro.
A assinatura do contrato de serviços e assinatura para débito directo em conta, deram-se na quarta-feira, dia 13 de Setembro, por volta das 21h00, data em que a comercial MEO conseguiu finalmente voltar a minha casa.
Enquanto decorriam estes procedimentos, muito me espantava que a portabilidade do número não ficasse concluída, pelo que entrei em contacto com a linha de apoio a clientes MEO, que após longos períodos de espera e conversa com várias pessoas, entraram finalmente em contacto comigo para informar que o pedido de portabilidade não estava anexado à minha ficha, como tal não tinha sido enviado à minha operadora actual.
Para não atrasar ainda mais o processo, disponibilizei-me para me deslocar à loja MEO Rio Sul, o que aconteceu Sábado, dia 16 de Setembro e qual não foi o meu espanto quando me disseram que o serviço que constava como contratado na minha ficha de cliente (pacote M3O, com o valor de € 56,99), nada tinha a ver com o serviço que eu tinha acordado com a comercial porta-a-porta. A única coisa que coincidia era o valor mensal…. Os serviços acordados… nada!
Nessa altura, pedi em loja que me fosse dada uma cópia do que estava acordado e novo espanto quando verifico que a data do contrato era de dia 31 de Agosto, quando a assinatura apenas ocorreu no dia 13 de Setembro!
No regresso da loja tentei entrar em contacto com a comercial porta-a-porta mas sem sucesso.
A partir daí, entrei em contacto com o 16200.
No contacto de 16 de Setembro, pelas 15h28, com intenção de cancelar os serviços, foi-me informado e garantido que o período de cancelamento dos serviços, contava a partir do momento de instalação dos serviços e não da data de assinatura que constava no contrato. Mas como era fim de semana, não poderiam fazer nada. Teria que entrar em contacto a partir de segunda-feira.
A comercial porta-a-porta devolve-me as chamadas. Para além de lhe explicar a situação, ao que ela me diz que as ofertas seriam activas posteriormente por ela, através de créditos de agente????, peço que me encaminhe cópia do contrato que havia sido assinado na minha casa, a 13 de Setembro. Esta cópia foi-me enviada a dia 16 de Setembro. Na informação enviada continuava sem estar mencionada a oferta dos TV Cines e da NET móvel, ao que eu envio mail a solicitar confirmação por escrito destas ofertas. Até hoje nada.
No dia 18 de Setembro, voltei ao contacto com o apoio ao cliente, pelas 09h54, quando também me deram a mesma informação: o período de cancelamento dos serviços, contava a partir do momento de instalação dos serviços e não da data da assinatura que constava no contrato. No entanto, a colega teria que passar ao departamento dos contratos, a fim de poderem rever a minha situação.
Uma vez que não conseguimos chegar a entendimento, voltei a solicitar o cancelamento do serviço e tal não é o meu espanto quando do atendimento me dizem que a assinatura do meu contrato é de 31 de Agosto e como tal estaria sujeita ao pagamento de indemnizações e tal….
Não queria acreditar no que estava a ouvir….
Tenho duas chamadas gravadas, das quais já pedi a respectiva audição na loja MEO de Entrecampos. Nesta loja também me é dada a garantia que o período de cancelamento está associado à data de instalação. Entretanto, vão abrindo pedidos de reclamação aos quais não dão resposta.
No dia 19 de Setembro, juntamente com a carta registada com aviso de recepção para cancelamento dos serviços, desloquei-me novamente à loja de Entrecampos para apresentar respectiva reclamação no livro de reclamações. E, mais uma vez, ao explicar a situação a uma colaboradora, me confirmam que eu tenho direito à livre resolução do contrato desde o período de instalação. A colega de loja coloca-me em contacto com a colega do apoio ao cliente para tentar mais uma vez resolver. Quando, no meio da conversa, a colaboradora me informa que, ao assinar o contrato, assinei também uma cessação do meu direito à livre resolução do contrato.... O QUÊ?
Isto levantou uma série de questões às quais ainda não tinha dado a devida importância, uma vez que achava estar salvaguardada pela data de instalação do serviço, nomeadamente:
- O contrato a que a MEO tem acesso na base de dados e que data de 31 de Agosto, não foi assinado por mim formalmente. Uma vez que mandei a documentação por e-mail, foi digitalizada e utilizada a minha assinatura a partir da cópia do cartão de cidadão enviada juntamente com a factura da outra operadora para dar inicio ao pedido de portabilidade, pelo que eu nunca fui devidamente informada deste ponto 9 do contrato.
Tenho a decorrer um pedido de analise da minha situação com o nr INBMEO3811793, para o qual estimam um prazo de resposta de 10 dias.
Entrei mais uma vez em contacto com a linha de apoio a pedir que, tendo em conta todas estas questões, me oferecessem, pelo menos uma proposta alternativa e satisfatória, para podermos resolver toda esta confusão. Novo pedido de análise da situação....
Em simultâneo, e ao reunir toda a informação em meu poder, deparo-me com as seguintes situações no mínimo contraditórias e confusas, para não chamar eventualmente ilegais:
1º Tenho um contrato, fornecido pela loja MEO Rio Sul, com assinatura não oficial/formal com base na digitalização da assinatura do meu cartão de cidadão e com data de 31/08, para a qual nunca me pediram a devida autorização. Apenas que foi indicado que seria para efeitos de portabilidade!
2º Tenho um contrato, enviado pela agente porta-a-porta, com a minha assinatura, com a data de 30/08, mas cuja assinatura apenas ocorreu a 13 de Setembro (tenho SMS com a confirmação da deslocação da comercial a minha casa neste dia), sendo que a esta data a instalação do serviço já tinha sido efectuada; Parece-me aqui uma situação de utilização indevida da minha assinatura, uma vez que a data colocada no contrato não corresponde à data real da assinatura;
3º Tenho dois contratos com informações preenchidas diferentes um do outro;
4º Continuo a receber SMS, E-mails e chamadas para entregar os pedidos de portabilidade;
E respostas????? NADA!
Com base em pessoas que têm o devido conhecimento de causa destas situações, tenho indicação que teria os motivos necessários e que deveria avançar com um processo.

Data de ocorrência: 20 de setembro 2017
21 de setembro 2017
Boa tarde Ana Margarida Sanina Coelho Pinto,

A sua questão encontra-se em tratamento no seguimento da sua participação no livro de reclamações e posteriormente entraremos em contacto com mais informações

Até breve,
Luís Oliveira