MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Uso indevido do meu nif para faturação de uma segunda pessoa

Fernanda Barcelos
Fernanda Barcelos apresentou a reclamação
19 de abril 2024
Gostaria de comunicar que recentemente fui contatada pela MEO, sendo informada de uma irregularidade em relação à utilização dos meus dados de faturação por uma segunda pessoa, que deixou em aberto o pagamento das duas últimas faturas. Desejo obter orientações sobre os procedimentos adequados a serem seguidos nesse caso.
É pertinente ressaltar que situações desta natureza não deveriam ocorrer, e causam-me preocupação. Fui informada sobre este incidente durante uma chamada de cobrança realizada ontem pela MEO. Inicialmente, não compreendi o motivo desta falha, uma vez que mantenho um contrato vigente com a empresa e autorizei todos os procedimentos relacionados à faturação, a qual é regularmente paga por débito direto, sem histórico de pagamentos em atraso.
Solicito, portanto, que me sejam fornecidas instruções claras sobre como proceder para resolver esta situação, bem como medidas que possam ser tomadas para prevenir incidentes semelhantes no futuro.
Gostaria de esclarecer que não pretendo efetuar nenhum pagamento adicional, visto que não possuo acesso à conta em questão no portal online da MEO. Fui informada de que a operadora tentou contatar a pessoa responsável pela utilização dos meus dados de faturação em diversas ocasiões, sem sucesso, visando realizar a correção da documentação. É de minha observação que tal ocorrência configura um grave equívoco da parte da operadora, ao permitir que outra pessoa fizesse uso dos meus dados de faturação por um período superior a dois anos, sendo somente agora, e justamente por ausência de pagamento, que essa situação veio à tona e fui notificada.
Por meio do portal do e-faturas, consegui localizar os números das faturas pertinentes a esta questão. Este portal constitui a única fonte de informação acessível para mim sobre o assunto em questão. Ao revisar os detalhes das faturas, observei que meus dados estão registrados como NIF adquirente, enquanto os dados da outra parte estão atribuídos como NIF emitente.
Caso esta situação não seja devidamente resolvida, comunico desde já minha intenção de buscar alternativas mais assertivas para lidar com o problema.
Data de ocorrência: 19 de abril 2024
19 de abril 2024
Olá Fernanda Barcelos,

Registámos o seu pedido com o nº 111250624.

www.meo.pt/
23 de abril 2024
Olá Fernanda Barcelos,

Em resposta ao seu pedido com o nº 111250624, verificamos que o mesmo foi devidamente analisado e respondido pelos serviços Meo.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt.

Fernanda Barcelos
23 de abril 2024
Não percebi a resposta a minha pergunta e quero deixar claro que a queixa na polícia já foi feita! Quero saber quais os procedimentos a seguir quanto ao meu caso, visto que é crime utilizar os meus dados sem minha permissão.
26 de abril 2024
Olá Fernanda Barcelos,

Em resposta ao seu pedido com o nº 111250624, verificamos que o mesmo foi devidamente reanalisado e respondido pelos serviços Meo.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt.