58.1

Mercadona - Mau atendimento

Mário Miguel Eustáquio Correia
Mário Correia apresentou a reclamação
24 de setembro 2022
Bom dia, hoje dia 24/09/2022 pelas 11h10 dirigi-me à vossa loja Mercadona de Canidelo. Enquanto aguardava que uma viatura saisse do lugar de estacionamento para eu ocupar esse mesmo lugar, outra viatura vinda de outra faixa ocupou o meu lugar. Pedi amavelmente ao condutor que retirasse a viatura visto que cheguei em primeiro lugar, o mesmo disse que não iria fazê-lo de uma forma grosseira, mal educada e em tom de voz elevado, por respeito à sua idade e sendo eu uma pessoa pacífica, ignorei a sua atitude, não sem antes apelar à sua consciência pela atitude, voltou a ser mal educado e seguiu o seu caminho, estacionei a minha viatura noutro lugar do parque. Quando me dirigia para o interior da loja para fazer as minhas compras, o vigilante de serviço cujo nome não fixei, perguntou ao vosso colaborador que estava a recolher os carros de compras no parque, qual era o problema, o mesmo disse que e parafraseando o mesmo, "foi um velho que ocupou o lugar de estacionamento de outro senhor e ainda foi mal educado", quando me viu apontou na minha direção dizendo ao vigilante, foi este senhor. Eu disse que estava tudo bem mas que não fui bem tratado, apesar de estar um pouco nervoso fui educado e mantive o controlo o tempo todo, o vigilante disse e parafraseando "tenha calma, você não fala assim comigo e se está nervoso não entra na loja", dito isto, colocou-se na minha frente numa atitude intimidatória e provocadora. Contornei-o, entrei na loja e disse-lhe que iria reclamar da sua atitude, o mesmo ainda de forma intimidatória, veio atrás de mim até ao interior da loja e enquanto aguardava pela coordenadora de loja D. Filipa Silva, o vigilante referido a pequena distância fitou-me com o seu olhar. Enquanto eu aguardava na peixaria, passou 2 vezes à minha frente sempre com uma postura intimidatória. Senti-me ameaçado e mal tratado por este vigilante, pelo que exijo um pedido de desculpas e ser recompensado pela péssima experiência de compra.
Certo da vossa melhor atenção me subscrevo.

Cordialmente
Tlm. 936760697
Mail: marcor1972@gmail.com
Data de ocorrência: 24 de setembro 2022
Mercadona
25 de setembro 2022
Caro Mário Correia,

Agradecemos a sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos relata está, a partir deste momento, a ser acompanhada pela nossa Equipa de Apoio ao Cliente/ equipa responsável.

Sem mais, nos despedimos agradecendo toda a atenção dispensada.

Apoio ao Cliente Mercadona
9 de outubro 2022
É lamentável como volvidos 15 dias da minha reclamação ainda não obtive qualquer resposta da vossa parte.
A imagem do Mercadona é colocada em causa perante este tipo de situações.
Ponderei tudo isto e decidi deixar de ser vosso cliente, para além disso vou recorrer a outros meios para que a minha reclamação não caia no esquecimento, já que fui maltratado e ameaçado por um colaborador ao vosso serviço.

Até breve.
Mário Miguel Eustáquio Correia
Mário Correia avaliou a marca
18 de dezembro 2022

Nunca obtive resposta à minha reclamação por parte da entidade de quem reclamei

Caro Mário, chamo-lhe a atenção para editar esta sua reclamação e apagar os seus dados pessoais, são coisas demasiado sensíveis que não deverão circular abertamente em público!

Existe um campo nas reclamações onde poderá escrever informação que será apenas vista pela Mercadona e não por nós.

Estes comportamentos por parte de seguranças privados são gravosas e não podem acontecer.
A função de segurança privado está legalmente bem enquadrada e estes profissionais são obrigados a lidar com os Cidadãos de forma cívica e respeitosa, e desrespeito (especialmente pela vítima de um conflito!) e intimidação não fazem, decididamente, parte dos comportamentos a que eles estão obrigados.

O Mário deverá voltar à loja, pedir para falar pessoalmente com a gerência, nem que tenham que fazer um agendamento pois o assunto é sério.
Peça ajuda à gerência para identificar estes seguranças. Eles estão identificados por um cartão fornecido pelo Ministério da Administração Interna e são obrigados por lei a identificarem-se, não se podem negar a fazê-lo. Caso se neguem, chame as Autoridades.

Peça acesso às imagens das câmaras de videovigilância com o intuito de as anexar como prova às queixas legais que deverá apresentar. Tem o direito legal de o fazer e a Mercadona não se pode negar.

Com essa identificação, apresente queixa deste segurança à Mercadona, à empresa de segurança que o contratou e ao Ministério da Administração Interna.

Faça tudo por escrito (email ou carta registada com aviso de recepção) e peça sempre respostas por escrito, não vá em "31s de boca" que não têm qualquer valor legal.

Se o Mário fizer tudo bem feito, no mínimo, este segurança será alvo de um processo disciplinar e garanto-lhe que será bem apertadinho e tão cedo não pensará em dirigir-se assim a outro Cidadão.

Chamo-lhe a atenção que aqui o Portal Da Queixa é meramente um site que facilita a comunicação com as instituições com quem temos queixas a apresentar e que elas não são obrigadas a responder por aqui e nem as queixas aqui possuem qualquer valor legal.
Para isso, recomendo-lhe que apresente queixa no Livro de Reclamações, que aí sim a queixa tem valor legal. Prefira o Livro de Reclamações Electrónico pela internet, pois desta forma, ao contrário da versão em papel, vai logo uma cópia à entidade reguladora, geralmente a ASAE.

Tudo de bom, Mário, desejo-lhe boa sorte!