48.6
C. Santos - Veículos e Peças, S.A.

C. Santos VP - Faturação abusiva

Hugo Gaspar apresentou a reclamação
4 de janeiro 2022
Boa tarde. Não obtendo resposta da minha reclamação feita diretamente na oficina, venho apresentar o meu caso para vossa análise.
Ao necessitar de efetuar a revisão à minha viatura, efetuei uma simulação de preço numa das vossas oficinas (Sousa e Santos) e, ao verificar que o valor seria de 281,9€ com IVA incluído, marquei numa outra oficina, igualmente do grupo Mercedes (C. Santos). Os serviços incluídos no valor seriam os seguintes:
-Verificação de acordo com plano de manutenção A;
-Óleo e filtro de óleo do motor;
-Detergente de limpeza dos vidros;
-Anilha de vedação do cárter de óleo.
-Taxas ambientais e materiais consumíveis
Ao receber a fatura, verifico que os serviços incluídos no orçamento somam um valor de 329.8€ ao qual será somado o IVA. Os restantes elementos da fatura dizem respeito a artigos não solicitados e que não seriam indispensáveis à realização do serviço como o AdBlue (que ainda tinha), a desinfeção completa, limpeza do compartimento do motor (não estava sujo), revestimento inferior do motor mais custos ambientais e consumíveis que não se percebe bem do que se trata.
Do meu ponto de vista, o orçamento que recebi até pode ser de uma campanha da própria oficina e o valor que deveria ter pago seriam os 329.8€ (+30€ do serviço de mobilidade) +IVA e não os 462.18€+IVA sendo que este excedente se deve a artigos não aceites ou pedidos por mim. Saliento que a oficina me ligou a pedir autorização para troca de pastilhas e discos que recusei, não me informaram ou solicitaram autorização para qualquer outro serviço. Outra situação que me parece estranha é o facto de considerarem a mudança de óleo e filtro como sendo um adicional quando é especificado esse serviço como fazendo parte da manutenção do tipo A.
O serviço foi efetuado no dia 21-12-2021 na oficina C.Santos do Oriente e a fatura tem o numero 11218037
Obrigado pela atenção
Cumprimentos