Mercedes-Benz
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
Mercedes-Benz18.2
Mercedes-Benz Portugal, S.A

Mercedes-Benz - Fraude com orçamento na marques, lda e problema por resolver

Aguarda resposta
Nuno Correia apresentou a reclamação
28 de janeiro 2024 (editada a 29 de janeiro 2024)
Na sexta-feira dia 22 de Dezembro levei a minha viatura Mercedes C250 cdi á Marques (Santarém) para um check-up para avaliar o estado geral, visto que importei a viatura da Alemanha em Outubro, e para diagnosticar a luz do motor que acendia de vez em quando.

Foi diagnosticada a avaria de uma eletroválvula, e disseram-me que fora isso estava tudo ok. Paguei menos de 100€ pelo serviço e fiquei contente. Factura 11135569.

Quando cheguei a casa, ao travar com o travão de parque, o pedal deu um estalo como se tivesse partido o cabo, ficou preso abaixo só vindo para cima puxando com a mão ou com a "biqueira" e apareceram vários erros no ecrã da viatura.
Como tal, no sábado de manhã, dia 23 de Dezembro liguei para a Marques, a senhora Jaclyn disse-me que eu podia passar, pois tinham alguém para ver essas coisas de "urgência", e se fosse rápido podiam resolver na hora.

Fui, e o mecânico que me estava a ver o carro, quando o levantou chamou-me para eu ver que o carro estava "cheio de ferrugem" por baixo, resultado do sal. Pediu-me para entrar na viatura para auxiliar o diagnóstico, e a viatura foi ao elevador. Ele puxava algo e pedia-me para travar o travão de pé e consoante ele puxava, o pedal ganhava resistência.
De referir que não foram desmontadas nem as rodas, nem a protecção inferior frontal para este julgamento.
Disse-me que devia ser cabos partidos e possivelmente mais coisas pois devia estar tudo podre da ferrugem, que a viatura era das piores que já tinha visto, toda corroída. Naquele dia não se conseguiria fazer nada pois fechavam ás 13h e deveria ser algo que ia demorar.

Quando trouxe a viatura tinha levado o carro a um mecânico para ter opinião, e o que ele me disse (também sem desmontar nada) foi que o carro estava ok e aquela corrosão superficial é feia mas normal nos carros importados, ou perto do mar, e que não influencia o funcionamento, mas que convinha tratar para não alastrar e ficar com bom aspeto.

Fiquei de levar a viatura novamente após o natal, na terça-feira dia 26 de Dezembro para se resolver. Nesse dia a senhora Jaclyn ligou-me a dar o orçamento: 900€, pois o carro estava muito mal e ia precisar de pinças, cabos, maxilas, consumíveis e muita mão de obra. Ao ouvir isto e ao pensar o estado da viatura era muito "grave" e que ia precisar de muitas peças e mão de obra, aceitei.

Quando fui buscar a viatura, dia 2 de Janeiro de 2024, e enquanto pagava a fatura indicaram também que tinham substituído um rolamento. factura de 1005€.

O problema foi que, quando me entregaram o carro o Senhor Bruno notou que o travão de parque ia todo para baixo e o manípulo não fazia recuperar o pedal, disse-me e que o carro não se "aguentava" em declive e que eu tinha que deixar sempre engatado. Disse-me ser normal e que entretanto ajustava, não dava para ajustar mais para não colar aos discos, que eu tinha que destravar o carro e ajudar o pedal a vir para cima, com a mão ou pé .
Perguntei se não ajustasse como seria, se teria que voltar. Disse que sim.
De referir que nunca contactei com uma viatura com travão de parque de pedal, pelo que, aceitei essas informações como verdadeiras e normais.

Entretanto mandei parafinar o carro, e quando estava em conversa com o técnico que estava a fazer o trabalho, disse-lhe que tinha ido à mercedes e que tinha levado maxilas, cabos e pinças. Ele riu-se e mostrou-me que os cabos não tinham sido trocados, pois tinham corrosão. E o resto não sabia (não desmontou).

Liguei para a MB para agendar para ir ajustar o travão, que continuou sem travar, mesmo em terreno direito, e o pedal chegava abaixo e não recuperava, tendo eu que puxar na totalidade para cima.

Fui fazer o ajuste dia 19 de Janeiro ás 14h. Perguntei ao Senhor João as peças que tinham sido trocadas, pois a fatura apenas tinha referencias internas que um leigo não consegue associar ás peças e pedi o relatório da intervenção anterior. O relatório não estava em sistema, houve 1 "erro", só tinha uma linha. Escreveram na fatura o que tinha sido feito. Basicamente levou o jogo de maxilas, o rolamento (que foi um extra fora o orçamento de 900€), consumíveis e 8 h de mão de obra.

Pedi ao senhor João para falar com o responsável.
Falei com o Senhor Pedro depois de questionado do porquê da senhora Jaclyn me ter ligado a dar orçamento para cabos, maxilas e pinças, ao que me disse que se não levou as peças foi porque não precisou.
Disse-lhe que apenas tinha aceitado o orçamento pois imaginei que, devido a tantas peças estarem em tão mau estado, ia realmente precisar de muito trabalho, o que poderia justificar, mas se soubesse que apenas iam mudar os calços e um rolamento, como consumidor teria o direito de não aceitar o orçamento e ir a outro sitio.
Perguntei-lhe porque deram o orçamento por telefone a indicar essas peças, não as avaliaram primeiro? Respondeu que não sabe as peças que estavam incluídas de orçamento, disse-lhe para perguntar á senhora Jaclyn, ao que respondeu: "Ah, ela não se lembra!" e que o orçamento é uma estimativa, e que as horas de mão de obra foram gastas, porque o carro estava todo ferrugento e podre! perguntei-lhe como isso era possivel uma vez que a viatura tinha lá estado a fazer o check-up onde me tinham dito que estava tudo bem, e agora dizerem aquilo, disse-me que o check-up naquele caso, uma vez que me fui a queixar da luz do motor foi direccionado na resolução desse problema, e que os testes que normalmente se fazem para o check-up integral não foram feitos.
E disse-me que a viatura já travava perfeitamente, mesmo em declive, mas que o pedal continuava a ficar preso.
Disse-lhe que o problema tinha que ser resolvido, ao que me respondeu que o máximo que podia fazer era não me levar a mão de obra, "que ia ser um trabalhão desmontar e montar" e eu pagar os cabos, mas que não sabia se eu não ia gastar dinheiro e o problema não ficava resolvido!!!

Fiquei perplexo. Disse-lhe que não pagaria mais nada ainda por cima de um material que já me tinha sido incluído no orçamento por telefone, que ele tinha o meu contacto e que aguardava um telefonema dele até Segunda-feira (dia 22 de Janeiro) para solucionar não só o problema como a questão de me terem dado um orçamento errado por telefone, que erradamente aceitei.
Disse que ia ver o que estava escrito e falar com o mecânico e me ligaria. Não ligou.

De referir que antes de me entregar a viatura, em Outubro, o vendedor alemão (RDM CARS) fez a revisão geral da viatura, onde levou discos e pastilhas novas nas 4 rodas, e revisão a oleos e filtros. A viatura foi adquirida a comerciante auto - stand. Questionei o vendedor (sr. Erdem Duymaz) acerca da possibilidade das maxilas estarem em tão mau estado, ao que me disse que era impossível, pois todas as peças que poderiam estar em estado menos bom foram trocadas antes da viatura ser posta á venda, e se fosse cliente alemão poderia ter dado garantia da viatura.

Ou seja, deram-me um orçamento errado e pessimista de material e mão de obra sem sequer desmontar, diretamente induzindo-me em erro para aceitar. Aplicaram a mão de obra consoante o necessário para fazer o valor do orçamento.
As peças (maxilas) aplicadas pela Marques não resolveram o problema, que persiste, pois o pedal continua a não vir para cima por ele.
Por DUAS vezes não me entregaram a viatura conforme.
Contava pagar (bem) mas ser bem servido. Acabei enganado e com o problema por resolver.

Anexo fotos dos cabos de travão não trocados, da ferrugem da viatura e fotos da zona circundante onde foram trocadas as maxilas.
vídeo do pedal: https://youtube.com/shorts/X5ecJ1rYlQo?si=3fyF8tmAVPGKdJ9W
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2024
13 de fevereiro 2024
Sem qualquer resposta. Uma reparação que supostamente teria garantia, não foi reparada, foi paga, e sem garantia.
12 de março 2024
Após apresentar reclamação no livro de reclamações do estabelecimento, há mais de 2 meses, nada foi feito, nem qualquer resposta dada. Paguei para ter a viatura reparada, enganaram-me ao dar um orçamento sem desmontar nada, não levou as peças que tinha sido informado que ia precisar, e entregaram a viatura duas vezes com o pedal a prender em baixo. Paguei 1005€ pornteocar um rolamento, maxilas e um sensor de 35€. Garantias de reparações: zero. Respeito pelo cliente e honestidade no trato: zero. Não entendo como uma marca como a Mercedes tem uma taxa de resposta ou resolução tão baixa, 16.7% de taxa de resposta, 15% de taxa de solução.
17 de abril 2024
Fiz reclamação no livro de queixas eletrónico, foi dada a resposta que eu teria aceite o orçamento, e pronto. E nada se referiram ao facto de não ter ficado arranjado, com o pedal a não recuperar por ele, ou do pedal ir muito para baixo e se pisar na totalidade dá erros de sensor de ângulo, esp e etc.
Serviço vergonhoso, zero responsabilidade. Vai ser tratado pela ASAE.
Nuno Correia
Nuno Correia está a aguardar resolução da marca